Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 104 – Dicas para não errar nos estudos

Publicado em 9 de dezembro de 2014 por - Comentar

Olá Concurseiro!

Para ser aprovado em um concurso público, além de vencer a concorrência, é preciso planejar bem os estudos e evitar alguns erros em sua preparação.  Saiba o que você não deve fazer.

Olhar só para os benefícios
O primeiro grande erro é se envolver pelos motivos errados. Não basta de apaixonar apenas pelos benefícios, mas também gostar do que irá fazer. Os aprovados geralmente possuem talento ou paixão pela área escolhida. O ideal é escolher o concurso de acordo com suas afinidades.

Não atirar para todos os lados
Após escolher seu concurso, coloque o empenho e foco nele. Não adianta ficar trocando de área a todo o momento só porque a outra seleção possui mais vagas ou oferece maior remuneração. Cada vez que mudar o foco do concurso, irá retornar à estaca zero. A tentativa para outros órgãos é válida quando envolve conteúdo semelhante ao que você vem estudando.

Criar desculpas pelo mau desempenho
Alguns concurseiros se prendem em desculpas para justificar o seu desempenho. Uma das maneiras de conseguir melhorar o foco e a concentração é passar a medir o tempo que você estuda e como estão seus resultados. Fazer provas e questões de concursos anteriores é uma boa maneira de você testar os seus conhecimentos e saber em que nível está para chegar onde planejou.

Fatores de aprendizagem
A aprendizagem depende de vários fatores como o seu planejamento, estado emocional, maneira de estudos, memorização e teste de conhecimentos. Dificuldade em aprender é sinal de que um desses fatores precisa ser melhorado. Cada um pode criar o seu próprio mecanismo para conseguir aprender mais e melhor.

Não tenha medo
O estado emocional influencia em sua preparação. E o domínio de nossas emoções é essencial para obter sucesso. Um dos sentimentos que mais atrapalha é o medo. O medo paralisa e impede você de entrar em ação e acaba atrapalhando seus estudos ou no momento da prova. Na sua preparação para o concurso o medo aparece em pensamentos de incapacidade e rejeição.

Receio do fracassar
Com receio em fracassar, muitos concurseiros acabam abandonando a sua preparação. Os nossos hábitos nos impedem de enfrentar nossos medos. Estamos acostumados a nos comportar, inconscientemente, sempre da mesma maneira. Todos possuem potencial, mas o resultado depende de nossa ação. Dependendo da interpretação que damos ao nosso resultado, podemos fortalecer ou enfraquecer o nosso potencial.

Como você viu, manter o foco, transformar as ações e encontrar os melhores significados para os resultados serão decisões que irão influenciar em sua preparação.

E o Aprova Informa fica por aqui. Mande pra gente as suas sugestões. Até a próxima!

Inscreva-se no canal do Aprova no Youtube: http://goo.gl/XvJwYc


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *