Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Petrobras – Produtos Perigosos – Conceitos importantes!

Publicado em 1 de dezembro de 2014 por - Comentar

aulao_petrobrasOlá futuros aprovados!

Restam poucos dias para o tão esperado momento! Tenham tranquilidade, confiança no seu potencial e aproveitem cada minuto para ajustar os últimos detalhes.

Para dar uma força à sua preparação final, seguem abaixo mais alguns conceitos essenciais. Desta vez, são conceitos relacionados ao Transporte de Produtos Perigosos.

Explosivos
São substâncias que reagem liberando grande quantidade de energia e gases quando submetidas a impacto, calor ou outro mecanismo de iniciação.

Explosão em massa
É aquela que afeta toda a carga (ou quase toda carga), de maneira praticamente instantânea.

Gás comprimido
É um gás que, exceto se em solução, quando acondicionado sob pressão para transporte, é completamente gasoso à temperatura de 20°C.

Gás liquefeito
Gás que, quando acondicionado para transporte, é parcialmente líquido à temperatura de 20°C.

Sólidos facilmente combustíveis
São substâncias em forma de pó, granuladas ou em pasta que são perigosas se puderem ser facilmente inflamadas por breve contato com uma fonte de ignição.

Sólidos oxidantes
Substâncias que, embora não sendo necessariamente combustíveis, podem, em geral por liberação de oxigênio, causar a combustão de outros materiais ou contribuir para isso.

Explosivos líquidos insensibilizados
São substâncias explosivas dissolvidas ou suspensas em água ou noutras substâncias líquidas, para formar mistura líquida homogênea que suprima suas propriedades explosivas.

Pirofóricas
Substâncias, incluindo misturas e soluções (líquidas ou sólidas) que, mesmo em pequenas quantidades, inflamam-se dentro de cinco minutos após contato com o ar.

Painel de Segurança
Painel de Segurança é um retângulo de cor laranja em que constam o número de risco e o número ONU do produto transportado, servindo para identificar o veículo como transportador de carga perigosa, bem como o material transportado e seus riscos.

FISPQ
É a Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico. A FISPQ fornece informações detalhadas sobre os produtos e também sobre ações de emergência a serem adotadas em caso de acidente.

Equipamento
Reservatório único ou compartimentado, parte integrante ou não de um veículo automotor ou rebocado, destinado ao transporte de líquidos ou gases, composto de sistemas de transferência, isolamento, revestimento, bomba, vaporizador e outros componentes.

Substâncias Irritantes
São compostos químicos que produzem uma inflamação devido a uma ação química ou física nas áreas anatômicas com as quais entram em contato, principalmente a mucosa do sistema respiratório.

Irritantes primários
Produzem ação local, concentrando seu efeito irritante, ou seja, não exercem ação tóxica sistêmica.

Irritantes secundários
Além de serem irritantes locais, exercem ação sistêmica, ou seja, produzem um efeito geral no organismo decorrente do fato de serem absorvidos.

Corrosivos
Produtos químicos que podem causar destruição visível ou alterações irreversíveis em tecidos vivos e/ou reagir com metais (oxidação) causando deterioração da superfície metálica.

Temperatura de controle
É a temperatura máxima na qual a substância pode ser transportada em segurança.

CIPP
É o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos.
É um documento do Inmetro, preenchido e emitido por Organismo de Inspeção Acreditado na área de produtos perigosos (OIA-PP), para atestar a conformidade do equipamento utilizado no transporte rodoviário de produtos perigosos em conformidade com os RTQs do Inmetro.

CIV
É o Certificado de Inspeção Veicular.
Documento do Inmetro, preenchido e emitido por Organismo de Inspeção Acreditado para Inspeção Veicular (OIA-IV), para atestar que o veículo utilizado no transporte de produtos perigosos atende aos requisitos estabelecidos pelo Inmetro, Ministério dos Transportes, ANP, ANTT, Contran, Denatran, Conama e Ibama.

Tanques Portáteis (multimodais)
São tanques multimodais, facilmente movimentados por equipamentos mecânicos, com capacidade superior a 450 litros, utilizados no transporte de produtos perigosos.

IBC
Contentores intermediários para granéis (Intermediate bulk container – IBC).
São embalagens portáteis, rígidas, semirrígidas ou flexíveis projetados para movimentação mecânica e armazenagem de fluidos substâncias a granel.

Continuem focados, motivados e firmes nos estudos!

Um abraço!

André Sandes

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *