Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dos dados aos SGDB

Publicado em 1 de dezembro de 2014 por - Comentar

Caro concurseiro (a)

Vamos falar um pouco dos principais profissionais que atuam com banco de dados e dos usuários.

Nesta sequência de post, vamos nos situar nos conceitos de Banco de Dados, as diversas visões conforme as necessidades e os profissionais envolvidos.

Conceitos

Uma Base de Dados é o armazenamento de dados de forma padronizada. O objetivo de se manter uma base de dados é facilitar a recuperação (consultar) dos dados armazenados.

Dentro das diversas formas, meios e recursos disponíveis para manter uma base de dados, os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados são os preferidos por causa das suas características de funcionalidades, praticidades e etc.

Os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados – SGDB são softwares que proporcionam armazenamento e recuperação de dados com segurança. É um conjunto de ferramentas que facilitam as operações e os resultados com segurança.

São diversos os fornecedores de SGDB. Entre os mais conhecidos estão o Oracle, o SQL Server, o MySQL, o PostGress e muitos outros.

O temo “Banco de Dados” – DB é comumente encontra referindo-se tanto para indicar uma base de dados quanto um SGDB e até mesmo para indicar ambos, como sendo um todo.

Pessoas

São vários os usuários e os mantenedores dos SGDB. Os usuários e os mantenedores têm visões distintas quanto ao “Banco de Dados”. Conforme a necessidade de cada usuário ou de cada mantenedor a abstração (modo de ver o DB) é diferente.

Os usuários de um DB são pessoas que o utilizam para atender suas necessidades e objetivos, conforme as atividades que desempenham dentro da organização (empresa).

Os mantenedores são os profissionais que atuam para que o DB atenda as necessidades da organização. O comum é se referir aos mantenedores como profissionais.

Conclusão

Nos próximos post, vamos tratar dos usuários e dos profissionais, seus papeis e visões em relação a um DB.

 

Sucesso pessoal e até o próximo.

Bons estudos.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *