Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Temas de atualidades que podem estar na prova do Enem

Publicado em 15 de outubro de 2014 por - Um Comentário

enem

O Enem está chegando e, para se sair bem nas provas, você precisa estar atualizado. Para isso o Arrase no Enem separou alguns fatos importantes que podem aparecer nos testes nos dias 08 e 09 de novembro. Esses aspectos podem ser apresentados na forma de questões específicas, contextualizações histórias e até mesmo na redação. Confira!

Getúlio Vargas

O suicídio do presidente Getúlio Vargas foi tema recorrente nas últimas 14 edições do Enem. Em 2014 completam-se 60 anos do ocorrido, então as probabilidades são grandes de o assunto reaparecer esse ano. Ainda mais que um filme e um livro sobre Vargas foram lançados.

Ditadura

Além de se completar 50 anos do golpe militar, a quantidade de documentos sobre a ditadura que foram liberados, foi o estopim para a criação da Comissão da Verdade, instituída em 2012 com o objetivo de apurar os crimes cometidos durante o regime. Esse tema já foi questão do Enem no ano passado.

Neste ano completam-se também o centenário da 1ª Guerra Mundial, que aconteceu em 2014; 20 anos do fim do Apartheid na África do Sul; eleição do líder negro Nelson Mandela; e também os 20 anos do plano real.

Internet

Em 25/03 deste ano foi aprovado, pelo Congresso Nacional, o Marco Civil da internet, que regulamenta o uso da rede nacional dos computadores. Houve, também, o caso de espionagem virtual realizada pelos Estados Unidos sobre diversos países.

Guerra na Síria

Desde 2011 a Síria vive uma guerra civil, advinda das revoltas populares da Primavera Árabe. Este conflito já vitimou mais de 115 mil pessoas e fez com que mais de dois milhões de sírios deixassem o país. As armas químicas utilizadas pela Primavera Árabe podem aparecer na prova, uma vez que já foram utilizadas em outros conflitos, como na Guerra do Vietnã.

Lembre-se que neste ano também tiveram destaque as manifestações públicas contrárias ao governo, os problemas com transporte público, desastres naturais, vacinação em massa contra o HPV e o Programa Mais Médicos.

A prova já está chegando, nessa reta final a dica é manter a calma e a continuidade dos estudos. Boa sorte!

arrasenoenem_online_728x90

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *