Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

O Direito de Errar!

Publicado em 10 de outubro de 2014 por - 7 Comentários

O direito de errar!

Oi oi oi meus queridos concurseiros! Tudo bem com vocês?

Inicio nossa reflexão de hoje com um pensamento do grande Augusto Cury:

“Todos sabem que errar é humano. Mas insistimos em sermos deuses, temos a necessidade neurótica de sermos perfeitos.”

Como é difícil admitirmos que estamos fazendo ou agindo errado, não é mesmo?

Admitir e até mesmo recomeçar, realmente exige muita maturidade. A nossa tendência é sempre de encontrar uma justificativa ou até mesmo culpar terceiros.

Mas se refletirmos um pouco, chega a ser engraçado nosso comportamento. Afinal, qual o problema em assumirmos que erramos?

Erramos quando começamos a dar nossos primeiros passos, erramos quando começamos a andar de bicicleta, erramos quando começamos a dirigir, erramos em amizades, enfim: erramos. A diferença é que nestes casos, normalmente de forma rápida admitimos e voltamos a tentar. Grande diferença, não?

Já imaginou se quando estivéssemos aprendendo a pedalar, na primeira queda já desistíssemos? Provavelmente ainda hoje não saberíamos.

Considere que normalmente aprendemos a pedalar com um bike que não é a ideal para nós e em espaços pequenos (quintal de casa ou cantinho da rua). Ou seja, teríamos vários culpados ou desculpas se assim quiséssemos. Mas optamos por tentar novamente, até conseguirmos.

E por que será, alminhas, que pensamos em desistir quando erramos uma questão ou não passamos em um determinado concurso?

Precisamos aceitar de uma vez por todas, que SIM! Vamos errar muito e que a probabilidade de não sermos aprovados nas primeiras provas que realizarmos é grande.

A diferença, meus queridos, é o que fazemos com este erro. Acredito realmente que esta é uma das grandes virtudes dos aprovados.

Não sei uma determinada questão ou errei? Preciso pesquisar, perguntar ao professor ou rever a matéria/aula para esclarecer aquele ponto.

Não passei naquele concurso tão desejado? Preciso rever a prova, considerar o que errei mais, em que disciplina ou conteúdo e reforçar minha dedicação nisso.

Atrás de um erro, existe sempre um grande aprendizado, alminhas. Cabe a nós escolhermos o que faremos com este erro. Somente assim podemos atingir o nível de preparo que precisamos.

Sucesso, alminhas!

Professor Everson


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

7 comentários

  • Cristina

    Adorei seu ponto de vista! Me ajudou a olhar por um lado positivo e nunca desistir. Grata!

  • Lisa Alves

    Ai profe, que3 lindo!

  • Alizete P. de Abreu

    Não é mesmo simples admitir um erro, mesmo porque ele demonstra a nossa ignorância em determinado assunto. as cobranças, o medo de represarias, as críticas são bastante pesadas, vivemos uma época em aprender sempre se tornou uma obrigação, desenvolver é compromisso. Essa é uma das razões para fazermos sempre cursos em cima de cursos.

  • Carolina Nunes

    Professor, suas palavras vieram como mágica! Hoje mesmo pensava como acabo sempre errando as mesmas coisas nas provas.

    Obrigada!

  • Danúbia

    Verdade não podemos desistir!! quando cair levante e tente novamente,
    obrigado prof.

  • Juliana

    Adorei o que você mencionou professor. Temos que ter fé, dedicação e persistência pois nossa hora chegará. Estou bem confiante, sei que o caminho é longo mas no final tudo vai dar certo. Quando olhamos para trás veremos que valeu a pena cada segundo de estudo. Grande abraço

  • Beatriz Souto

    OI…OI…OI……estava precisando ouvir, ou ler, essa mensagem para me dar uma “sacudida” para manter uma atitude positiva diante das adversidades e não parar. Obrigada professor e um beijo carinhoso!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *