Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

PÍLULA PARA REGÊNCIA VERBAL! ;-)

Publicado em 29 de setembro de 2014 por - Um Comentário

Salve, salve, meu nobre/minha nobre, concurseiros de plantão em geral!

Como todos vocês sabem, ando sempre à cata de uma boa dica para meus alunos estudiosos da Língua Portuguesa, pois, como sabemos, a cada concurso que aparece, ela tem sido diferencial absolutamente importante – tanto em questões objetivas como (cada vez mais!) nas questões subjetivas.
Vamos lá: REGÊNCIA VERBAL. O assunto em si é vastíssimo – no atual estágio evolutivo de nossa língua há hoje quase 12000 verbos. Eu poderia começar falando sobre o trabalho de vários mestres que, ao longo dos anos, dedicaram um esforço considerável para normatizar a sintaxe dos verbos da Língua Portuguesa: Laudelino Freire, Artur Torres, José Stringari, Francisco Fernandes (O CARA!!!) e, claro, Celso Pedro Luft. Todavia, ao analisar as provas dos concursos diversos, organizados pelas bancas mais comuns (CESPE, ESAF, CESGRANRIO, FUNCAB, CONESUL, FCC, CONSULPLAN, ETC), pude perceber que há algo em torno de quarenta ou cinquenta verbos recorrentes – aparecem com uma certa frequência e mais alguns (talvez uns quinze) que aparecem muito de vez em quando. Neste cenário, obviamente, seria um exercício de adivinhação – quiçá de certa inutilidade – tentar usar o excelente trabalho dos mestres citados; afinal, o que um concurseiro precisa é de algo mais pragmático, todos sabemos disso.
Parceiros, acho que foi pensando nisso que um grande amigo meu – gramático que começa a ficar renomado por aliar a profundidade do estudo da língua à praticidade exigida pelo nosso mundo dinâmico do concurso público – Prof. Fernando Pestana (autor de “A Gramática para Concursos Públicos), lançou um aplicativo para celular – sim, é isso mesmo! – sobre regência verbal. Pude analisar ao longo dos últimos oito dias e vi que funciona – bem! – e nele estão os tais verbos que citei como recorrentes, os que aparecem de vez em quando e, de lambuja, mais alguns. São oitenta verbos. Vale a pena instalar e, importante também para um concurseiro, é baratíssimo, menos de um dólar.
Fica a dica e, a quem interessar possa, posto aqui o link como uma boa dica. Assino embaixo!

Um grande abraço e até a próxima!!

AM Ben Noach
Não deixe de me adicionar no face e comentar o que achou desta dica: https://www.facebook.com/profile.php?id=100007081185254

Confira lá o aplicativo! https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.agiumsoft.dicionario


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *