Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como é difícil começar!!!

Publicado em 10 de setembro de 2014 por - 10 Comentários

Olá concurseiros! Tudo bem com vocês?

Com é difícil às vezes começar algo, não é mesmo?

Um projeto novo, uma atividade nova, uma nova dieta (esta falo por experiência própria…rs).

Algumas pessoas são tão cuidadosas que não começam nada novo sem ter certeza absoluta do que e como irá acontecer…o que pode demandar um importante tempo.
Outros, por receio preferem não iniciar. Um certo medo do desconhecido,talvez.

Enquanto alguns, digamos, não começam apenas porque falta “algo”.

Independente de seu estilo, começar é inegavelmente difícil na maioria das vezes.

Mas por que será que é tão difícil?

Penso que a dificuldade existe dada a importância que a maioria destes novos projetos tem em nossas vidas. Convenhamos concurseiros, nós todos somos muito corajosos!

Já parou para pensar quantos desejam ou pensam em ter os benefícios da carreira pública mas não fazem nada por isso?

E os aventureiros que sequer sabem quais disciplinas caem no concurso e esperam ser aprovados, quase que por um milagre. Nada contra, mas sabemos das dificuldades.

Nós não, muitas vezes optamos em abdicar de sonhos e compromissos atuais, em prol de um sonho maior…um sonho para vida toda!

Certamente para cada um de vocês também não foi fácil começar, decidir dedicar-se aos estudos até passar, algo que só depende de nós mesmos.

Imagino que alguns postergaram, outros tiveram medo, outros analisaram item a item. Cada um com seu perfil, mas todos de alguma forma se planejando….

A reflexão sobre o COMEÇAR e sua dificuldade nos leva a importância do PLANEJAR.

Lendo a coluna mensal do mestre Eugenio Mussak da Revista Vida Simples (Editora Abril) pude relembrar do livro MAR SEM FIM – de Amyr Klink que tive o prazer de ler um tempo atrás e que o professor Mussak relata tão sabiamente em sua coluna deste mês.

Para quem não sabe, Amyr Klink fez o contorno dos Polos (Polo Sul e Polo Norte) sozinho em um veleiro.

Pode imaginar? O frio, a angustia, não poder dormir direito, as tempestades, o gelo, e tantos outros desafios. Tudo sozinho.

Mas antes de iniciar a expedição, Amyr realmente se planejou. Estabeleceu uma meta desafiadora mas plausível, se preparou com os melhores, adquiriu um equipamento adequado, horas de treinamento, exercícios para aguentar a rotina, dieta adequada, entre tantas outras ações.

E mesmo com tamanho preparo, em seu livro ele relata diversas dificuldades que só apareceram no decorrer da viagem e ele teve que superar.

Mas no final, ele conseguiu! E segundo ele mesmo, cada esforço valeu a pena!

Fazendo uma analogia simples concurseiros, você se planejou de forma adequada? Está exercitando da melhor forma?

Busque cercar-se dos melhores, estabeleça metas, busque ferramentas adequadas, treine….treine muito..com exercícios e provas.

Muito provavelmente mesmo assim você encontrará temas que desconhece em provas ou vai errar exercícios por desatenção…Desafios que só quem teve a CORAGEM de começar e está no caminho certo encontram…

E quando você ancorar seu “barco”, após concluir com louvor o seu desafio e pensar: Valeu a pena, eu consegui! Quero estar lá, de coração, sorrindo feliz deste seu momento impar!

Sucesso!

Professor Everson


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

10 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *