Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Sobre coragem e preparação…

Publicado em 25 de agosto de 2014 por - 12 Comentários

Oi oi oi oi oi concurseiros!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

A maioria dos textos sobre concursos fala sobre dicas de estudo, preparação e vagas ou editais abertos. Claro que isso é muito importante! Orientações sobre preparo e para o que se preparar, são sempre boas.

Mas hoje gostaria de comentar um pouco sobre CORAGEM. Sabe, é preciso muita coragem para enfrentar uma prova com milhares de concorrentes. É preciso muita coragem também para abdicar de outras realizações, para buscar de forma incansável tudo o que uma carreira pública pode oferecer.

Já tive a oportunidade de conhecer diversas histórias de vida de concurseiros. Gente que deixou família e trabalho em outra cidade para se dedicar exclusivamente aos estudos, concurseiros que sofreram por meses em trabalhos que não lhe agregavam nada, com o intuito de guardar economias para poder se dedicar aos estudos num futuro próximo.

Conversei também com alunos que começaram a estudar por “pressão”dos pais ou namorada(o) e que depois se deram conta das oportunidades. E também tive o prazer de saber da história de gente que continua com seu dia a dia de tarefas, pais e assalariados da iniciativa privada, e que incluíram em sua rotina horas diárias de estudo.

Puxa, parabéns a todos! Pois de alguma forma, buscaram força para abdicar ou incluir uma rotina cansativa, desgastante e solitária. Tudo para realizar o SONHO DA CARREIRA PÚBLICA. Esta já é sua primeira vitória, meu querido.

Vale a pena?

Se é algo que te fará bem, que proporcionará boas coisas a você e seus familiares, como não vale a pena? Claro que vale, e muito!

Mas certamente não é e nem será nada fácil…

Sabe, dois dias antes de escrever para vocês, acompanhei a vitória da Seleção Brasileira de Vôlei feminino, que conquistou seu 10 título mundial. Pessoal, eu não errei, eu disse que elas conseguiram ser campeãs 10 vezes!!!

Logo em seguida acessei algumas redes sociais e vi manchetes como: FICOU FÁCIL! ou NÃO TEM MAIS GRAÇA! e também JOGO-TREINO!

Fiquei pensando por um instante o quanto aquilo era injusto. Claro que não foi proposital, mas me soava como desmerecedor tais manchetes jornalísticas.

Pessoal, já pararam para pensar em quanto treino, dedicação, abdicação e suor tem por trás daquela medalha?

São mulheres, muitas casadas e com filhos e que mesmo assim correm incansavelmente atrás de seu sonho.

Infelizmente, teimamos em focar e valorizar apenas a medalha, mas acredite, ela não veio por sorte. Tem muito trabalho por trás dela…

Meus queridos alunos, se você realmente quer a sua “medalha de ouro”, seja ela em uma instituição bancária, municipal, estadual ou federal, você pode!

O primeiro e corajoso passo você já deu, iniciar sua preparação.

Mantenha-se firme em seu propósito, busque algo que realmente o motive e, quando o desânimo bater ( ele vem as vezes), lembre-se do real motivo que faz a busca por sua “medalha de ouro” valer a pena.

Quero estar lá para aplaudi-lo, quando você estiver no pódio!

Sucesso, alminhas!

Professor Everson


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

12 comentários

  • Fernando Mehl

    Showwwwwwww

  • Dulc

    Bom Dia.. Professor Everson..
    Foi muito bom ter recebido esse e-mail… já estava desanimando.. mas preciso ter forças.. sim.. pra levantar e realizar meu grande sonho, que é passar no concurso.. apesar da idade.. mas preciso dessa realização..
    obrigadaa.a
    Dulce

  • Rosi costa

    Professor,
    Obrigada pela leitura sensível e bem colocada que fez sobre os esforços dispendidos pelas nossas campeãs. Elas deveriam servir como exemplo para cada um de nós.
    Sabemos que ao buscarmos nossos ideais teremos que superar muitos desafios.
    Sempre é bom sermos lembrados disso.
    Muito obrigada.

  • Luane

    Nossa!
    Que injeção de ânimo ler um texto desse!
    Palavras tão bem colocadas nos fazer renovar as atitudes e estudar com mais perseverança ainda!
    Já sou funcionária pública municipal. E confesso que esse concurso obtive graças à livre e espontânea pressão dos meus pais!
    Mas sabe que depois que consegui este, a vontade de conseguir um melhor aumentou, junto com meu amadurecimento. Obrigada pelas palavras!!!

  • Adhemir T

    Obrigado professor! Veio na hora certa!!!
    Olho para os meus filhos e todo cansaço vai embora! Vou conseguir minha medalha!

    uhuuuuuullllllllllllll

  • Patrícia

    Boa Tarde!

    Querido professor!

    Suas palavras vieram na hora certa. Estou na reta final, meu concurso será neste final de semana, dia 31/08, confesso que com a proximidade também vem a insegurança e são mensagens motivadoras que nos fazem deixar de lado o pessimismo e seguir confiante.

    Caso consiga minha aprovação, boa parte dela será devida às dicas valiosas de toda equipe do Aprova.

    Att.,

    Patrícia

    • Paula

      Professor Everson,

      realmente as vezes bate um desânimo, mas penso comigo capacidade todos nós temos e o primeiro passo já foi dado. Devemos persistir sempre e desistir jamais.
      Esse é o meu lema para alcançar o que almejo.

      Att
      Paula

  • Wilma Campos

    Muito agradeco a sua preocupacão com a nossa busca. O seu texto é realmente uma injecão de ânimo e coragem. Ainda bem que nos escreveu, pois, não consigo imaginar o tamanho do arrependimento, se parássemos no final do caminho. A aprovacão está muito perto.
    Bjs

  • Karla Llosa

    Bom dia Everson querido tudo bem?
    Adorei o texto e quero lhe contar que me contagiei com o incentivo… Bjs…

  • juliana

    Obrigada pela força e incentivo!

    bjos

  • Guilherme

    Parabéns Professor Everson.

    Lendo esse texto agora pela manhã deu me mais motivação para estudar.

    Obrigado pela a dica do mestre.

    Abraço,

    Guilherme

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *