Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Vou iniciar meus estudos. E agora?

Publicado em 17 de agosto de 2014 por - 3 Comentários

Salve, salve, nobres concurseiros e concurseiras!
Muita alegria poder compartilhar com você um pouquinho de minha experiência com a preparação para concursos públicos em geral, civis ou militares.
Permita uma pequena apresentação, meu/minha nobre, antes de, efetivamente, falar um pouquinho sobre Língua Portuguesa para concursos públicos.
AM Ben Noach (esse cara sou eu!) é professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira, formado em Português-Literaturas e pós-graduado em História da Literatura. Há quinze anos leciono, dez dos quais quase que exclusivamente trabalhando com preparatórios para os mais diversos concursos públicos, civis e militares. Além disso, você já viu em minha pequena biografia que lancei um livro em fins de 2012, um romance de aventura-ficção e que trabalho agora na produção do segundo volume da série. Assim que for acontecer lançamentos e eventos, eu aviso por aqui também!!
Bem, vamos lá!
Meu amigo/ minha amiga, uma das mais preciosas dicas que posso oferecer nesse primeiro encontro é quanto ao seu material de estudo. É claaaaaroooo que você sabe que quanto mais exercícios fizer, mais preparado estará. É claaaaroooo que você também já deve estar “careca de saber” que a Língua Portuguesa (provas objetivas e discursivas!!) tem sido “O” diferencial nas provas das mais diversas bancas. Vejo, nos últimos anos, as mais diversas bancas – CESGRANRIO, CESPE/UnB, ESAF, NCE/UFRJ, COPS/UEL, FCC, FGV, FUJB/UFRJ, VUNESP, NC/UFPR, FUNCAB, entre tantas outras (tem aparecido um monte!) – ter um apreço todo especial e cada vez maior (e questões com cada vez mais pegadinhas!) pela Língua Portuguesa.
Assim, minha primeira dica é esta: tenha em suas mãos uma boa gramática da Língua Portuguesa como ferramenta de apoio.
Ao longo de nossos posts vou sempre citar uma ou outra – tenho para mais de quarenta segundo meu último censo pessoal feito recentemente em minha modesta biblioteca – que considero como importante para o seu estudo. Vale dizer que alguns gramáticos são “queridinhos” de certas bancas, outros nem tanto e que há questões polêmicas que envolvem o entendimento deste ou daquele. Porém, para não “perder a viagem”, vou-lhe dizer que, para começar a fundamentar seu estudo, vale você procurar uma dessas: Gramática Escolar (Evanildo Bechara), Nova Gramática do Português Contemporâneo (Celso Cunha e Lindley Cintra), Gramática Normativa da Língua Portuguesa (Rocha Lima) e A Gramática para Concursos Públicos (Fernando Pestana). Por que citou as obras acima, professor Ben Noach? Simples, meu querido candidato/candidata: as três primeiras eu uso, frequentemente (além de algumas outras obras de grandes nomes como Cegalla, Celso Luft, Napoleão Mendes de Almeida e Ulisses Infante), para interpor recursos contra questões de bancas como as que mencionei no início deste artigo; a última, porque é uma obra revisional de todas as gramáticas já publicadas no Brasil – sensacional! – e tem muuuuiiiiiiitas questões comentadas dos mais diversos concursos públicos do país – que é EXATAMENTE o que você precisa para conseguir atingir o seu objetivo.
“Tá, Ben Noach, e como eu começo? Por onde?”
Tenha calma e tenha fé, concurseiro…rs… é a minha segunda dica de hoje. Tenho dito em diversos comentários de questões aqui no Aprova que três capítulos (sobre morfologia) são importantes: Verbo, Conjunção e Pronome. É preciso ter tais conhecimentos “na veia”, uma vez que há questões sobre isso apenas… em TODAS as provas.
Já me estendi bastante por hoje, amigo/amiga. Tentarei, porém, postar pelo menos uma vez por semana assuntos relevantes para o seu concurso, combinado?
Cenas dos próximos capítulos: no próximo artigo falarei sobre a compreensão e interpretação de textos nos concursos públicos.
Desde já, quero dizer que estou às ordens para quaisquer dúvidas: é só enviar um e-mail. Quando criar uma página no facebook (acreditem, não tenho!!!) eu aviso também. Como tenho sido “pressionado” a criá-la em função de minhas atividades literárias, tive de contratar uma “facebook desingner” – é sério, essa profissão existe! –, logo minha página em breve vai sair.
Um grande abraço! Deixo uma famosa frase, na qual acredito plenamente: “A vitória é de quem mais acredita nela” (Cel. James Doolittle).

AM Ben Noach


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

  • Ana Patrícia

    Adorei as dicas e a maneira bem humorada de colocá-las! Gostaria de saber, professor, se é o bastante estudar por sua indicação “A Gramática para Concursos Públicos”. Agradeço sua atenção.

    • Prof. AM Ben Noach - Língua Portuguesa/Redação

      Olá, Patrícia!

      Obrigado pelos elogios! rsrs…

      Vamos lá: a Gramática a qual me referi no meu artigo é “quase” autoexplicativa. Porém… quase. É sempre bom uma orientação (e isso vale para TODAS as matérias do seu certame!) de um(a) professor (a), principalmente se o (a) mesmo (a) tem experiência em concursos públicos. Muitas questões são formatadas não para medir o conhecimento do candidato, mas sim para medir seu nível de atenção no momento da realização da prova (são as famosas “pegadinhas”…). Assim, fica a minha dica: caso você “se garanta” em Língua Portuguesa, isto é, se você consegue resolver uma prova de um concurso anterior da sua banca e acertar, pelo menos, 90% das questões, em primeiro lugar, meus parabéns 😉 . Em segundo, minha resposta: sim, dá para estudar por uma gramática tão autoexplicativa como a do Fernando Pestana. Caso você fique abaixo da margem que estabeleci (ainda que seja 89%! rsrsrs), é melhor você contar com a ajuda de um profissional, ok?

      Sempre às ordens!

      AM Ben Noach.

      P.S.: Dê uma olhadinha: http://www.infoescola.com/livros/os-ultimos-pores-do-sol/

      e ainda: https://www.youtube.com/watch?v=ALueAeThbOk

  • sueli

    Gostaria de saber onde posso fazer um curso de gramatica completo com vc,pois é um excelente professor.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *