Olá concurseiros!

Os professores do Aprova Concursos conferiram o gabarito oficial publicado pela Fumarc, organizadora do concurso para Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais, e comentaram as questões que são passíveis de recurso do caderno de provas do tipo A. Confira:

Professora Daniela Tatarin

Língua Portuguesa

Com relação às questões, não há questionamentos a serem feitos. Concordo com o gabarito e com exceção às questões envolvendo orações reduzidas, a prova foi bem tranquila. A subordinação por si só gera desconforto, cobrar reduzidas é desnecessário. Ainda assim, os conteúdos cobrados foram trabalhados e estavam no Edital.

Não me parece haver brechas para recursos. Abaixo seguem comentários acerca das respostas divulgadas, com as quais concordo.

Questão 1
Resposta C
Segundo o texto, ler exige ação, e a postura decodificadora torna o leitor passivo, pois impede a interação, a apropriação de diferentes saberes.

Questão 2
Resposta B
Questão interpretativa e que se relaciona à anterior (dinâmica, multidirecional e flexível = nada passiva).

Questão 3
Resposta D
As diversas linguagens, expressões e formas simbólicas colaboram com o processo e seudinamismo.

Questão 4
Resposta B
O texto, os sentidos e os significados são plural. Logo, assim como estabelece uma relação comparativa.

Questão 5
Resposta D
O termo além de acrescenta informação à oração ‘saber ler é uma dinâmica experiência existencial’. Como a ordem direta foi interrompida para o acréscimo da informação, tem-se informação deslocada.

Questão 6
Resposta A
O sujeito da oração é apreciações, simples e no plural. O verbo concorda com ele.

Questão 7
Resposta B
Metáforas ou qualquer outra figura de linguagem não é recomendado em redação oficial.

Questão 8
Resposta D
O pronome de tratamento leva a concordância à 3a pessoa.

Questão 9
Resposta C
A certificação digital atribui valor documental à comunicação eletrônica.

Questão 10
Resposta C
O Juiz de Direito é autoridade do Poder Judiciário, logo, o pronome de tratamento adequado é Vossa Excelência. O vocativo é Excelentíssimo Senhor.

Questão 11
Resposta D
O texto é uma notícia, logo, segue a estrutura narrativa.

Questão 12
Resposta A
Não há no fragmento orações reduzidas de particípio (as terminadas em ado/ido). São chamadas reduzidas por serem redigidas sem a conjunção.

Questão 13
Resposta A
Ser velado é a causa, não ser percebido, a consequência.

Questão 14
Resposta C
O se é índice de indeterminação de sujeito.

Questão 15
Resposta A
O pronome onde deve ser utilizado para lugar. Na sentença, deveria ter sido empregado em

Questão 16
Resposta D
Segundo o texto, o ético faz o que é certo, sem esperar nada em troca.

Questão 17
Resposta C
Não há no fragmento orações reduzidas de gerúndio ou particípio (ndo/ado/ido).

Questão 18
Resposta B
Além das regras gramaticais, clareza, concisão e formalidade fazem de um texto bem redigido.

Questão 19
Resposta A
Esse retoma uma informação anterior e este, o que está por vir.

Questão 20
Resposta B
O texto utilizado na questão, embora falacioso, apresenta progressão e tem continuidade.

Professor Ahyrton

Direito Civil

A Questão de Noções de Direito Civil (nº. 30) está correta e não vislumbro possibilidade de recurso. Amplamente trabalhada em sala de aula e no material escrito.

Resposta correta, letra “c”.

Abraços.
Ahyrton

Antonio Kozikoski

Direitos Humanos

Questão 32 – A partir dos instrumentos internacionais ratificados pelo Brasil, é possível elencar inúmeros direitos que, embora não previstos expressamente no âmbito nacional, encontram-se enunciados nesses tratados e, assim, são considerados como incorporados no Direito brasileiro, EXCETO:
(A) Direito da criança e do adolescente, de qualquer idade, de não serem recrutados pelas Forças Armadas para participar de conflitos armados.
(B) Proibição de qualquer propaganda em favor da guerra e de qualquer apologia ao ódio nacional, racial ou religioso, que constitua incitamento à discriminação, à hostilidade ou à violência.
(C) Proibição do restabelecimento da pena de morte nos Estados que a hajam abolido.
(D) Vedação da utilização de meios destinados a obstar a comunicação e a circulação de ideias e opiniões.

A questão pretendia que o candidato identificasse um direito não previsto em algum tratado internacional assinados pelo Brasil. Não há dúvidas de que os direitos previstos nas alternativas “B”, “C” e “D” constam em tratados internacionais aprovados pelo Brasil, tanto que a Banca assim reconheceu. Contudo, a alternativa “A”, dada como a correta por representar um direito supostamente não previsto em documentos internacionais ratificados pelo Brasil, está, sim, incorporado ao direito brasileiro.

O Decreto 99710/1990 promulgou a Convenção sobre os Direitos da Criança, e dentre as suas previsões, fez constar em seu artigo 38, parágrafo 3o:

3. Os Estados Partes abster-se-ão de recrutar pessoas que não tenham completado quinze anos de idade para servir em suas forças armadas. Caso recrutem pessoas que tenham completado quinze anos mas que tenham menos de dezoito anos, deverão procurar dar prioridade aos de mais idade.

Logo, não é possível afirmar que o “direito da criança e do adolescente, de qualquer idade, de não serem recrutados pelas Forças Armadas para participar de conflitos armados” não está previsto no Brasil. O texto do Decreto acime mencionado – que promulgou a mencionada Convenção – afirma categoricamente que os Estados não recrutarão crianças menores de 15 anos. Desta feita, não há alternativa verdadeira na questão, razão pela qual a sua anulação se impõe.

Questão 33 Ao lado do sistema global de proteção dos direitos humanos, existem os sistemas regionais. Os principais sistemas regionais de proteção dos direitos humanos, não incipientes, são, EXCETO o
(A) africano.
(B) asiático.
(C) europeu.
(D) interamericano.

Flávia Piovesan – autora referenciada como bibliografia complementar pela Banca 0 afirma que o sistema africano é o mais incipiente (ou seja, mais recente).

“Note-se que, dos três sistemas regionais, o europeu é o mais antigo e o mais avançado. Ele estabeleceu mecanismo judicial compulsório para apreciar as comunicações individuais, por meio da jurisdição da Corte Europeia de Direitos Humanos (…), que tem apresentado grande êxito na implementação de suas decisões. O sistema mais incipiente é o africano, já que a África revela ainda uma história recente de regimes opressivos e de graves violações aos direitos humanos” (PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o direito. constitucional internacional. 9 ed. Saraiva: São Paulo, 2008, p. 341).

A fala da autora se justifica plenamente porque apesar de haver tratativas para fins de implementação de um sistema asiático, até o momento ele não se consolidou, tanto que vários países asiáticos utilizam-se do sistema europeu de proteção. Assim, diante da não implementação do sistema asiático, o mais incipiente até o momento é o africano.

Assim, a questão merece anulação.

Questão 38 – A Constituição Federal de 1988 pode ser considerada, na história do Brasil, o documento mais abrangente e pormenorizado sobre os direitos humanos até então adotado. Sobre a Constituição Federal de 1988, NÃO é correto o que se afirma em:
(A) Alargou o campo dos direitos e das garantias fundamentais.
(B) É a primeira vez que uma Constituição assinala, especificamente, objetivos do Estado brasileiro.
(C) Inclui os direitos sociais, a nacionalidade e os direitos políticos no rol dos direitos e garantias fundamentais.
(D) Não se coloca entre as Constituições mais avançadas do mundo no que diz respeito à matéria.

Ao contrário do que mencionado pela Banca, a Constituição de 1988 foi a primeira, sim, a prever os objetivos do Estado Brasileira. Logo, não pode ser considerado como falsa a afirmativa segundo a qual “É a primeira vez que uma Constituição assinala, especificamente, objetivos do Estado brasileiro”.

Ademais, a Constituição brasileira está, sim, dentre as mais avançadas no mundo no que diz respeito a matéria. A afirmação, inclusive, vem corroborada pela própria Flávia Piovesan, autora indicada na bibliografia complementar indicada pela banca:

Ao alargar consideravelmente o universo dos direitos fundamentais, a Carta de 1988 destaca-se como uma das Constituições mais avançadas do mundo, no que respeita à matéria” (PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o direito constitucional internacional. 9 ed. Saraiva: São Paulo, 2008, p. 2).

Logo, há que se alterar o gabarito para D ou anular a questão.

(conforme retificação do gabarito publicado pela organizadora, a resposta correta é a letra D, como já afirmado acima pelo professor Antonio Kozikoski).

Paulo Coen

Medicina Legal

Analisei a prova de Medicina Legal
Considero a questão 45 passível de anulação pois a resposta (que está correta, sem dúvida) aborda o prontuário médico (letra C) que não é documento médico-legal.
A questão 47 é referente ao tema “Antropologia Forense”. A questão está correta, mas essa matéria não foi exigida no Edital.Quanto às demais, sem maiores considerações quanto a equívocos.

Ricardo Beck

Informática

Questão 53

Gabarito FUMARC letra: B  GABARITO INCORRETO RECURSO NA QUESTÃO

Conforme trabalhado o elaborador poderia cobrar teclas de atalho do BrOffice, vamos eliminar as questões:

Na letra “a” encontramos a tecla para localizar =, que deriva de “find”, portanto não tem a finalidade de inserir funções no calc, portanto essa já serviria como resposta válida.

Na letra “b” encontramos realmente a tecla de atalho para apresentar o assistente de funções do Calc, que permite a inserção de uma função neste software.

Na letra “c” encontramos a combinação de teclas que equivale a função Fechar, ou seja, não tem a finalidade de inserir função, portanto já figura como possível resposta.

E a letra “d” apresenta a tecla de atalho para realizar o recurso itálico, portanto também serviria como resposta válida, uma vez que não consigo inserir funções por esta opção.

Cabe recurso na questão uma vez que existe falha no enunciado causado pela palavra “EXCETO”.

A questão deve ser anulada uma vez que possui mais de uma resposta correta!

 

 

 

Estamos aguardando os comentários dos demais professores, que serão postados tão logo recebermos.

Boa sorte a todos!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *