Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Gabarito comentado – Concurso PC MG – Investigador

Publicado em 15 de agosto de 2014 por - 72 Comentários

Olá concurseiros!

Os professores do Aprova Concursos conferiram o gabarito oficial publicado pela Fumarc, organizadora do concurso para Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais, e comentaram as questões que são passíveis de recurso do caderno de provas do tipo A. Confira:

Professora Daniela Tatarin

Língua Portuguesa

Com relação às questões, não há questionamentos a serem feitos. Concordo com o gabarito e com exceção às questões envolvendo orações reduzidas, a prova foi bem tranquila. A subordinação por si só gera desconforto, cobrar reduzidas é desnecessário. Ainda assim, os conteúdos cobrados foram trabalhados e estavam no Edital.

Não me parece haver brechas para recursos. Abaixo seguem comentários acerca das respostas divulgadas, com as quais concordo.

Questão 1
Resposta C
Segundo o texto, ler exige ação, e a postura decodificadora torna o leitor passivo, pois impede a interação, a apropriação de diferentes saberes.

Questão 2
Resposta B
Questão interpretativa e que se relaciona à anterior (dinâmica, multidirecional e flexível = nada passiva).

Questão 3
Resposta D
As diversas linguagens, expressões e formas simbólicas colaboram com o processo e seudinamismo.

Questão 4
Resposta B
O texto, os sentidos e os significados são plural. Logo, assim como estabelece uma relação comparativa.

Questão 5
Resposta D
O termo além de acrescenta informação à oração ‘saber ler é uma dinâmica experiência existencial’. Como a ordem direta foi interrompida para o acréscimo da informação, tem-se informação deslocada.

Questão 6
Resposta A
O sujeito da oração é apreciações, simples e no plural. O verbo concorda com ele.

Questão 7
Resposta B
Metáforas ou qualquer outra figura de linguagem não é recomendado em redação oficial.

Questão 8
Resposta D
O pronome de tratamento leva a concordância à 3a pessoa.

Questão 9
Resposta C
A certificação digital atribui valor documental à comunicação eletrônica.

Questão 10
Resposta C
O Juiz de Direito é autoridade do Poder Judiciário, logo, o pronome de tratamento adequado é Vossa Excelência. O vocativo é Excelentíssimo Senhor.

Questão 11
Resposta D
O texto é uma notícia, logo, segue a estrutura narrativa.

Questão 12
Resposta A
Não há no fragmento orações reduzidas de particípio (as terminadas em ado/ido). São chamadas reduzidas por serem redigidas sem a conjunção.

Questão 13
Resposta A
Ser velado é a causa, não ser percebido, a consequência.

Questão 14
Resposta C
O se é índice de indeterminação de sujeito.

Questão 15
Resposta A
O pronome onde deve ser utilizado para lugar. Na sentença, deveria ter sido empregado em

Questão 16
Resposta D
Segundo o texto, o ético faz o que é certo, sem esperar nada em troca.

Questão 17
Resposta C
Não há no fragmento orações reduzidas de gerúndio ou particípio (ndo/ado/ido).

Questão 18
Resposta B
Além das regras gramaticais, clareza, concisão e formalidade fazem de um texto bem redigido.

Questão 19
Resposta A
Esse retoma uma informação anterior e este, o que está por vir.

Questão 20
Resposta B
O texto utilizado na questão, embora falacioso, apresenta progressão e tem continuidade.

Professor Ahyrton

Direito Civil

A Questão de Noções de Direito Civil (nº. 30) está correta e não vislumbro possibilidade de recurso. Amplamente trabalhada em sala de aula e no material escrito.

Resposta correta, letra “c”.

Abraços.
Ahyrton

Antonio Kozikoski

Direitos Humanos

Questão 32 – A partir dos instrumentos internacionais ratificados pelo Brasil, é possível elencar inúmeros direitos que, embora não previstos expressamente no âmbito nacional, encontram-se enunciados nesses tratados e, assim, são considerados como incorporados no Direito brasileiro, EXCETO:
(A) Direito da criança e do adolescente, de qualquer idade, de não serem recrutados pelas Forças Armadas para participar de conflitos armados.
(B) Proibição de qualquer propaganda em favor da guerra e de qualquer apologia ao ódio nacional, racial ou religioso, que constitua incitamento à discriminação, à hostilidade ou à violência.
(C) Proibição do restabelecimento da pena de morte nos Estados que a hajam abolido.
(D) Vedação da utilização de meios destinados a obstar a comunicação e a circulação de ideias e opiniões.

A questão pretendia que o candidato identificasse um direito não previsto em algum tratado internacional assinados pelo Brasil. Não há dúvidas de que os direitos previstos nas alternativas “B”, “C” e “D” constam em tratados internacionais aprovados pelo Brasil, tanto que a Banca assim reconheceu. Contudo, a alternativa “A”, dada como a correta por representar um direito supostamente não previsto em documentos internacionais ratificados pelo Brasil, está, sim, incorporado ao direito brasileiro.

O Decreto 99710/1990 promulgou a Convenção sobre os Direitos da Criança, e dentre as suas previsões, fez constar em seu artigo 38, parágrafo 3o:

3. Os Estados Partes abster-se-ão de recrutar pessoas que não tenham completado quinze anos de idade para servir em suas forças armadas. Caso recrutem pessoas que tenham completado quinze anos mas que tenham menos de dezoito anos, deverão procurar dar prioridade aos de mais idade.

Logo, não é possível afirmar que o “direito da criança e do adolescente, de qualquer idade, de não serem recrutados pelas Forças Armadas para participar de conflitos armados” não está previsto no Brasil. O texto do Decreto acime mencionado – que promulgou a mencionada Convenção – afirma categoricamente que os Estados não recrutarão crianças menores de 15 anos. Desta feita, não há alternativa verdadeira na questão, razão pela qual a sua anulação se impõe.

Questão 33 Ao lado do sistema global de proteção dos direitos humanos, existem os sistemas regionais. Os principais sistemas regionais de proteção dos direitos humanos, não incipientes, são, EXCETO o
(A) africano.
(B) asiático.
(C) europeu.
(D) interamericano.

Flávia Piovesan – autora referenciada como bibliografia complementar pela Banca 0 afirma que o sistema africano é o mais incipiente (ou seja, mais recente).

“Note-se que, dos três sistemas regionais, o europeu é o mais antigo e o mais avançado. Ele estabeleceu mecanismo judicial compulsório para apreciar as comunicações individuais, por meio da jurisdição da Corte Europeia de Direitos Humanos (…), que tem apresentado grande êxito na implementação de suas decisões. O sistema mais incipiente é o africano, já que a África revela ainda uma história recente de regimes opressivos e de graves violações aos direitos humanos” (PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o direito. constitucional internacional. 9 ed. Saraiva: São Paulo, 2008, p. 341).

A fala da autora se justifica plenamente porque apesar de haver tratativas para fins de implementação de um sistema asiático, até o momento ele não se consolidou, tanto que vários países asiáticos utilizam-se do sistema europeu de proteção. Assim, diante da não implementação do sistema asiático, o mais incipiente até o momento é o africano.

Assim, a questão merece anulação.

Questão 38 – A Constituição Federal de 1988 pode ser considerada, na história do Brasil, o documento mais abrangente e pormenorizado sobre os direitos humanos até então adotado. Sobre a Constituição Federal de 1988, NÃO é correto o que se afirma em:
(A) Alargou o campo dos direitos e das garantias fundamentais.
(B) É a primeira vez que uma Constituição assinala, especificamente, objetivos do Estado brasileiro.
(C) Inclui os direitos sociais, a nacionalidade e os direitos políticos no rol dos direitos e garantias fundamentais.
(D) Não se coloca entre as Constituições mais avançadas do mundo no que diz respeito à matéria.

Ao contrário do que mencionado pela Banca, a Constituição de 1988 foi a primeira, sim, a prever os objetivos do Estado Brasileira. Logo, não pode ser considerado como falsa a afirmativa segundo a qual “É a primeira vez que uma Constituição assinala, especificamente, objetivos do Estado brasileiro”.

Ademais, a Constituição brasileira está, sim, dentre as mais avançadas no mundo no que diz respeito a matéria. A afirmação, inclusive, vem corroborada pela própria Flávia Piovesan, autora indicada na bibliografia complementar indicada pela banca:

Ao alargar consideravelmente o universo dos direitos fundamentais, a Carta de 1988 destaca-se como uma das Constituições mais avançadas do mundo, no que respeita à matéria” (PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o direito constitucional internacional. 9 ed. Saraiva: São Paulo, 2008, p. 2).

Logo, há que se alterar o gabarito para D ou anular a questão.

(conforme retificação do gabarito publicado pela organizadora, a resposta correta é a letra D, como já afirmado acima pelo professor Antonio Kozikoski).

Paulo Coen

Medicina Legal

Analisei a prova de Medicina Legal
Considero a questão 45 passível de anulação pois a resposta (que está correta, sem dúvida) aborda o prontuário médico (letra C) que não é documento médico-legal.
A questão 47 é referente ao tema “Antropologia Forense”. A questão está correta, mas essa matéria não foi exigida no Edital.Quanto às demais, sem maiores considerações quanto a equívocos.

Ricardo Beck

Informática

Questão 53

Gabarito FUMARC letra: B  GABARITO INCORRETO RECURSO NA QUESTÃO

Conforme trabalhado o elaborador poderia cobrar teclas de atalho do BrOffice, vamos eliminar as questões:

Na letra “a” encontramos a tecla para localizar =, que deriva de “find”, portanto não tem a finalidade de inserir funções no calc, portanto essa já serviria como resposta válida.

Na letra “b” encontramos realmente a tecla de atalho para apresentar o assistente de funções do Calc, que permite a inserção de uma função neste software.

Na letra “c” encontramos a combinação de teclas que equivale a função Fechar, ou seja, não tem a finalidade de inserir função, portanto já figura como possível resposta.

E a letra “d” apresenta a tecla de atalho para realizar o recurso itálico, portanto também serviria como resposta válida, uma vez que não consigo inserir funções por esta opção.

Cabe recurso na questão uma vez que existe falha no enunciado causado pela palavra “EXCETO”.

A questão deve ser anulada uma vez que possui mais de uma resposta correta!

 

 

 

Estamos aguardando os comentários dos demais professores, que serão postados tão logo recebermos.

Boa sorte a todos!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

72 comentários

  • luciano venzel pego

    Fiz o curso da aprova, só não fui bem em português e informática, acertei o total de 36, acham que tenho chance?
    sds
    Luciano

  • Daniel TeixeirA

    A nossa Constituição Federal de 1988 é clara quando diz, em seu Art. 5º, inciso XXXIV, alínea, b, em verbis: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (…) XXXIV – são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: (…) b a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    Sendo assim, a obtenção de certidões em repartições públicas, conforme posto na questão, não figura entre as garantias expressas no artigo 5º da Constituição Federal, uma vez que para assegurar tal garantia necessita do completo raciocínio, ou melhor, senão vejamos: Art. 5º, inciso XXXIV, alínea, b, “a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal”

    Tendo em vista a dualidade de questões corretas, ou seja A e D melhor seria pedir anulação.

    Salvo melhor juízo.

  • naciff

    Questões número 48 do caderno de prova B e questão de número 46 da prova A.

    A referida questão relata que a presença de coágulos brancos ( fibrinosos) nos vasos da base do coração, em um exame de autopsia, denota uma morte.

    De acordo como o Gabarito oficial relata que seria uma morte agônica.
    Na referência bibliográfica especificada no edital do autor Genival Veloso de França, nona edição o autor revelana Página 448 que tanto a morte por antecedentes patológicos como a morte violenta podem ser de ocorrência imediata, mediata ou agônica. Isso demonstra claramente que a morte agônica está inserida na morte violenta, sendo uma ocorrência dentro da mesma. Portanto, a morte agônica está intimamente liga primeiramente a morte violenta e sendo está uma evolução ou característica dentro da morte violenta. A questão desta prova teria então duas respostas primeiramente ocorre uma morte violenta e como ocorrência a morte agônica.

  • Fernando Junior

    Ola!!
    Pessoal essas questões aí citada pelos professores que estão erradas serão anuladas? Quando sairá lista de classificação?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Fernando,
      Estas questões cabem recurso, que pode ser ingressado por qualquer candidato.
      A data da lista de classificação não foi definida em edital.
      Abs.

  • Anderson CABRAL Avelino

    Ás questões 2 e 3 nao batem com o gabarito oficial.
    Poderiam contestar fundamentando para fazermos recurso???
    cabral

  • Josilene Rodrigues Lopes

    Bom dia !
    Professora, conforme comentário feito na Questão 10
    Resposta C
    O Juiz de Direito é autoridade do Poder Judiciário, logo, o pronome de tratamento adequado é Vossa Excelência. O vocativo é Excelentíssimo Senhor.”Só umadúvida , segundo o Manual da Presidência o vocativo Excelentíssimo Senhor é utilizado APENAS para os chefes dos três poderes, como a questão especifica juiz de direito o vocativo não deveria ser Senhor Juiz?

  • Blog Aprova Concursos

    Cabral,
    As questões são da prova do tipo A e batem com o gabarito oficial. Talvez você tenha se equivocado. Abs!

  • jhone

    e esta aqui QUESTÃO:Questão:
    Analise a constituição dos períodos a seguir:
    – O varredor de rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de água da
    chuva,
    – o auxiliar de almoxarifado que verifica se não há umidade no local destinado para
    colocar caixas de alimentos,
    – o médico cirurgião que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a
    cirurgia,
    – a atendente do asilo que se preocupa com a limpeza de uma senhora idosa após ir ao
    banheiro,
    Sobre os tipos de orações presentes nos 4 (quatro) períodos destacados, é INCORRETO
    afirmar:
    (A) Há orações reduzidas de gerúndio e de particípio.
    (B) Há orações substantivas objetivas diretas.
    (C) Há orações adjetivas restritivas.
    (D) Há orações adverbiais: temporal e final.
    Recurso:
    A questão possui dois itens incorretos. Não há, nos trechos citados, orações reduzidas de
    particípio e de gerúndio, conforme explicitado no item “C”. Além disso, o item “D” afirma que há
    “orações substantivas objetivas diretas”. Porém, nos trechos mencionados, apenas a
    sequência “se não há umidade no local destinado” cumpre a função de um objeto direto
    oracional, por completar o verbo “verifica”. Ou seja, não há mais de uma oração subordinada
    substantiva objetiva direta, como é sustentado pelo plural da alternativa “D”. Esse tipo de
    oração ocorre apenas uma vez. Sendo assim, solicita-se a anulação da referida questão.

    • Josilene Rodrigues Lopes

      Olá,jhone !
      Sua argumentação é interessante ,mas e quanto ao fragmento da frase” o médico cirurgião que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia,confere neste contexto não seria transitivo direto , exigindo assim o complemento sem preposição.Consigo ver aí duas orações substantivas objetivas diretas, quero entrar com recurso também, não para essa questão , mas fiquei intrigada.Que autor você se baseou?Obrigada .Um abraço.

  • Edenilson

    Quanto a questão referente ao uso do correio eletrônico creio que caiba sim recurso…não consta no edital do concurso o uso de correio eletrônico e a questão contraria o manual de redação oficial de Minas Gerais.

    QUESTÃO 10
    Sobre o uso de Correios Eletrônicos em Redação Oficial, é INCORRETO afirmar:
    (A) Não possui valor documental. ( o manual deixa claro que não tem valor documento se não houver certificação digital, deveria estar claro no enunciado ou na alternativa a presença ou não da certificação)
    (B) Deve-se solicitar confirmação de recebimento.
    (C)Não há formato estrutural rígido, mas deve conter linguagem compatível.
    (D) Trata-se da principal forma para transmissão de documentos. (esta alternativa esta errada, conforme o manual de redação de Minas Gerais, pg 49, trata-se de uma das principais, não da principal. A afirmação de ser a principal foi por conta da banca fumarc)

    e ai pessoal do Aprova será que cabe anulação mesmo?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Edenilson!
      Vamos verificar com a professora =)
      Abs!

    • Blog Aprova Concursos

      Edenilson,
      Veja a resposta da professora:

      Olá Edenilson!
      O edital solicitou os dois manuais e no disponibilizado pela presidência tem no item 8 a questão do correio eletrônico.
      Boa sorte com o resultado!
      Atte,
      Daniela Tatarin

  • Olá, boa tarde. Gostaria de saber se cabe recurso sobre a questão 43 de Medicina Legal. Pois, ouvi dizer que no livro do Franca(ou França) a trajetória seria a de giro. E também gostaria de saber se as questões 32 e 33 serão anuladas mesmo, com os argumentos fortes dos professores aqui listados. Abraço.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Leonardo!
      Para as questões serem anuladas, os alunos precisam entrar com recurso contra elas.
      Enviaremos a sua dúvida sobre a prova de Medicina Legal para o professor!
      Abs!

  • Cristina Sampaio

    o gabarito b da questão 07 diz que,o pronome adequado as comunicaçoes enviadas ao juiz de direito :

    a)vossa excelência
    b)vossa senhoria
    c)Ilustríssimo senhor
    d)meretíssimo Juíz

    A forma de tratamento a seus respectivos referentes CIVIS para vossa excelencia,seria,para Presidente da República,Senadores da República,Ministro do Estado Chefes de casas Civis e Militares e outros ;Enquanto,para referentes a JUDICIÁRIOS, o pronome de tratamento adequado seria Meretíssimo Juíz para Juiz de Direito!

    • Angelo

      Equívoco, pois segundo o Manual de Redação da Presidência da República é Vossa Excelência, ver item 2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento, letra “c”. Abraços.

  • Marcos

    Boa tarde.
    Com relação a questão 33 ( Direitos Humanos). Não vejo possibilidades dela ser anulada, pois segundo o contexto pede-se o que não começou . Não incipiente: Asiático.
    “Note-se que, dos três sistemas regionais, o europeu é o mais antigo e o mais avançado. Ele estabeleceu mecanismo judicial compulsório para apreciar as comunicações individuais, por meio da jurisdição da Corte Europeia de Direitos Humanos (…), que tem apresentado grande êxito na implementação de suas decisões. O sistema mais incipiente é o africano, já que a África revela ainda uma história recente de regimes opressivos e de graves violações aos direitos humanos” (PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o direito. constitucional internacional. 9 ed. Saraiva: São Paulo, 2008, p. 341)

    • Raiany

      Marcos, pelo contrário, a questão disse que todos ali são NÃO incipientes, EXCETO o ….. Assim a questão pede o sistema regional que é incipiente. Como a própria Flávia Piovesan destaca “(…)O sistema mais incipiente é o africano, já que a África revela ainda uma história recente de regimes opressivos e de graves violações aos direitos humanos” (PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o direito. constitucional internacional. 9 ed. Saraiva: São Paulo, 2008, p. 341). Se a questão pedisse o não incipiente, não deveria ter colocado o NÃO antes da palavra incipiente, pois, assim, com o EXCETO, a questão pediria o não incipiente e ai sim seria o sistema Asiático. Logo a questão deve mesmo ser anulada!

  • carlos

    a Questao 37 da prova modelo B foi alterada a resposta para C em vez de D do gabarito Oficial , esta certo ou deve ser anulada?

  • Francisco

    A questão 54 de informática do caderno B e 59 caderno A apresenta erro no gabarito apresentado pela Fumarc. Acabei de conferi no excel aqui. Alguem poderia me ajudar??????

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Francisco,
      Se você considera que a questão está com erro, pode entrar com recurso. O gabarito comentado pode servir de base para você fazer as argumentações.
      Abs!

  • Lucas

    Todas essas questões foram enviadas como recurso?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Lucas,
      Não. Cada candidato é responsável por ingressar com recurso, caso não concorde com a questão formulada. Os professores do Aprova Concursos corrigiram e comentaram a prova para auxiliar os candidatos deste concurso.
      Abs!

  • Lucas

    Mais deve ser certo que entrem contra essas questões comentadas pelo APROVA?
    Sendo que não podem recursos iguais.

    • Blog Aprova Concursos

      Lucas,
      Cada um deve embasar o seu recurso. Esses comentários dos professores podem servir apenas para auxiliar nas argumentações. Não deve ser simplesmente copiado. Não é o recurso em si. Serve também para os candidatos terem uma ideia de como se saíram na prova. O Aprova, infelizmente, não presta consultoria para entrada de recursos de questões de provas.
      Abs!

  • Raquel

    Na questão número 6 caderno A de português, diz que a resposta é a letra A. Alega-se que: O sujeito da oração é apreciações, simples e no plural. O verbo concorda com ele.
    Minha dúvida é que não podemos separar o verbo do sujeito com vírgulas, por favor podem me esclarecer?
    Obrigada!

  • fernando

    Olá,amigos na minha cidade estamos entrando com o recurso para cancelar a prova,no dia da prova foi duas pessoas para a delegacia e estavam com o gabarito da prova no celular,a prova era pra começar as 8:00 horas e teve lugar que começou as 9:00 horas e ainda deixaram entra pra sala de aula. o advogado já tem o boletim do dia da prova se auguem quiser só mandar um e-mail pra min. teve no face o comentário de 15 mil pessoas tirou 51 pontos então só podem ter o gabarito antes da prova.

    Obrigado a todos ………..

    • Ademilson

      Em qual local você fez a prova?

      • fernando

        Olá fiz na una aimores mas foi em outra escola que foram presas as pessoas com o gabarito esta no reds obrigado.

    • Eliane Carvalho

      Boa tarde Fernando!

      É verdade mesmo? Teve pessoas que foram presas com o gabarito? Isso é muito sério, e se for verdade o concurso tem que ser anulado mesmo. Gostaria de saber mais notícias sobre o assunto meu e-mail é elianecbcarvalho@yahoo.com.br. Tirei 35 na prova e estava com esperanças mas se 15000 tirou 51, sem chances pra mim…rsrsrs…já era.

    • Luciana Pereira de Lacerda e Souza

      Pessoal qual o numero do REDS? Gostaria de saber maiores detalhes sobre esse assunto, pois nao tinha ouvido nenhum comentário a esse respeito. Vocês entraram com recurso? Tbm fiz a prova, havia feito 30 pts e agora com a divulgação do segundo gabarito cai pra 29. Abraços.

  • Flavia

    Uma curiosidade, como sabem as questões se não era permitido levar o caderno de provas?

  • Robson de Paula

    Por favor, se souberem de alguma noticia do concurso PC me avise por E-mail.
    Obrigado

  • Ederson

    Estou me preparando.para a prova fisica. Mas nao estou muito animado. Fiz somente 35 questoes. :/
    MAS VAMOS QUE VAMOS!!!

  • Elizeth Cardoso,

    Olá… Por favor, gostaria de saber notícias se realmente houve fraude. wlw

    • Blog Aprova Concursos

      Elizeth,
      Não temos informações sobre possíveis fraudes neste concurso.
      Abs!

      • Diogo

        Galera consegui 42 acertos! será que tenho chance. Foi a primeira vez que fiz curso pelo aprova e apesar do meu tempo ser muito corrido consegui pegar muita coisa.

      • Blog Aprova Concursos

        Olá, Diogo!
        Tem chance sim =) Parabéns, você foi muito bem!!

        Veja quais são os critérios de classificação na prova objetiva:

        4.6. Cada questão da Prova Objetiva valerá 1 (um) ponto. Será considerado aprovado o candidato que obtiver índice igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total das respostas corretas e não zerar qualquer uma das disciplinas descritas no item 4.3. e subitens.

        Abs!

  • fernando junior

    Ola galera!!
    Alguém tem alguma informação do concurso pc-mg 2014,

  • PAzeredo

    Olá, alguém saberia informar a nota de corte???
    já foi divulgado a data de previsão para sair a lista geral com o nome dos classificados??

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Pazeredo,
      A nota de corte depende do desempenho dos candidatos.
      Veja quais são os critérios de classificação na prova objetiva:
      4.6. Cada questão da Prova Objetiva valerá 1 (um) ponto. Será considerado aprovado o candidato que obtiver índice igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total das respostas corretas e não zerar qualquer uma das disciplinas descritas no item 4.3. e subitens.
      Abs!

  • Diogo

    Boa noite!

    Peguei o resultado hoje, fiz 43. O problema e que em torno de 450 candidatos fizeram a mesma nota que eu.
    Até o 1082 colocado fizeram 44pts e do 1082 colocado até o 1520 fizeram 43pts. Estou entre esse 1520, se eliminarem concorrentes no psicotenico e no teste fisico ou chamarem excedente talvez dê certo, caso contrario estudar mais… (os resultados foram contabilizados lançando todas as notas numa planilha excel)

    Valeu Galera do Aprova Aprendi muito com vcs, fazia mais de 3 anos que não prestava concurso, mesmo assim achei o resultado bom para quem estava parado.

    • Blog Aprova Concursos

      Legal, Diogo!
      Estamos torcendo pelo seu sucesso =)
      Abs!

    • Jordan

      Diogo, da mesma forma que você classificou a lista de forma decrescente para avaliar a posição dos candidatos, faça o mesmo e veja qual a nota do candidato na posição 3000, esse colocado terá “praticamente a nota de corte”, pois irão chamar os 3000 melhores classificados para selecionarem os 1000 necessários (edital item 7.4). Pelo que vi a nota de corte vai variar entre 36 e 38, então, vocês está dentro com 100% de certeza em minha opinião. Infelizmente fui classificado com 31 pts, mas não será o necessário para estar dentro do corte. Pode treinar o físico e o psicológico meu parceiro !

    • Alessandro Costa Araujo

      qual o seu contato amigo?
      se puder passe o por favor

  • Daniel

    Bom dia, pessoal do Blog do Aprova! Gostaria de saber se vocês têm alguma sugestão acerca de como DESCREVER A PRETENSÃO: REVISÃO DA TOTALIZAÇÃO DA NOTA OBTIDA
    NA PROVA DE CONHECIMENTOS OBJETIVA, COM A DEVIDA FUNDAMENTAÇÃO?
    Desde já, o meu muito obrigado!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Daniel!
      Você pode começar o recurso justamente com o pedido de solicitação de revisão da nota e abaixo listar os argumentos que justifiquem a necessidade revisão!
      Abs.

  • Sheila

    Queria saber qual foi a nota de corte e quantas questões tinha na prova (eu não fiz). Pra ir pra segunda fase tinha que acertar quantas questões?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Sheila

      Veja mais informações no link abaixo:
      http://www.acadepol.mg.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=102&Itemid=45

      Abs.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *