Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Rubens da Silva: aprovado em 19 concursos da área educacional

Publicado em 12 de agosto de 2014 por - 7 Comentários

rubensO paulistano Rubens Junior da Silva coleciona aprovações em concursos públicos. No total, ele já prestou 21 concursos e passou em 19 deles, todos da área educacional. Ele é formado em Estudos Sociais e é pós-graduado em Geografia, Pedagogia com Administração e Supervisão Escolar.

Rubens atua como Supervisor Escolar da Prefeitura de São Paulo, e além desse cargo, já atuou em outros 7 dos 19 concursos que foi aprovado.

Em entrevista para o Aprova Concursos ele conta qual é o segredo de tantas aprovações. Confira!

Aprova Concursos – Quando começou sua história com concursos públicos?

Rubens Junior da Silva – Meu primeiro concurso foi em 1992. Cumpria aviso prévio em uma empresa e uma amiga me disse que estavam abertas as inscrições para trabalhar para o Governo. Eu era relativamente jovem e nem sabia que existia concurso público. Me inscrevi e fui prestar a prova num domingo, coisa que achei estranha, lembro até que quando saia de casa um vizinho me convidou para um churrasco…quase fui, mas resolvi fazer a prova mesmo.

AC – O que você busca nos concursos públicos?

RJS – Inicialmente o que mais me animava era a estabilidade, e isso até hoje ainda é uma característica do serviço público que me agrada muito, saber que se tem uma garantia de emprego é muito importante para mim, mas outras coisas também são atrativas como os planos de carreira que possibilitam evoluir profissionalmente, além dos direitos e gratificações. Também é muito recompensante servir à população.

AC – Como era a sua rotina de estudos?

RJS – Sempre fui muito disciplinado. Avaliava o cargo que desejava e também como seria a concorrência (que a cada dia é maior), definia o tempo de estudo diário, uma hora ou uma hora e meia por dia, e ia em busca das informações sobre a bibliografia.
Cumpria a minha jornada de estudos diários religiosamente, procurava eliminar os temas mais fáceis ou conhecidos e dedicava maior atenção na reta final aos temas mais pesados. Para este inclusive, buscava outras fontes de informação como vídeos na internet, resumos com visões diferentes, palestras, etc.
Uma vez por semana eu dava aquela descansada. Nos feriados seguia a rotina planejada.

AC – E como é o seu dia na véspera da prova?

RJS – Na véspera não adianta esquentar a cabeça. Se você se dedicou, cumpriu o que planejou sendo verdadeiro consigo mesmo, tenha certeza que seu corpo e sua mente estão prontos e preparados.

AC – O que você acha é mais importante para fazer uma boa prova?

RJS – A prática ou cultura de avaliação possibilita maior tranquilidade, então quanto mais você presta as avaliações, mais você consegue manter-se concentrado.

AC – Qual dica você dá para os demais concurseiros que estão se preparando?

RJS – Disciplina e dedicação nos estudos. Concentração em atingir a sua meta. Cultura de participação em avaliações. Não desanimar. Ter confiança em si mesmo. E contar sempre com um pouquinho de sorte, pois como dizia o poeta sem ela não se chupa nem picolé, porque cai no pé… [risos]


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

7 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *