Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dobradinha do Aprova 09 – Atualidades e Redação – Plano Nacional de Educação

Publicado em 10 de julho de 2014 por - Comentar

No Dobradinha do Aprova 09, os professores Laércio de Mello, de Atualidades, e Marlus Geronasso, de Redação e Língua Portuguesa, trazem um tema importantíssimo para todos os brasileiros: o Plano Nacional de Educação e quebram o mito de que há pouco investimento em educação.

O valor destinado à Educação é alto, sendo 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Mas esse valor, além de se perder na trajetória entre os governos federal, estadual e municipal, é mal aplicado e não alcança um nível de qualidade coerente em relação ao tamanho do investimento.

O professor Malus traz um caso ocorrido no Paraná, onde que por erro na quantidade de livros solicitados pela Secretaria de Educação, 40 mil alunos da rede pública de ensino ficaram sem livros por metade do ano letivo.

O professor Laércio também chama atenção para a seguinte notícia publicada no Estadão “Investimento na pré-escola garante adultos mais prósperos”. Essa notícia revela dados de pesquisa realizada.

Porém, os professores verificam que de todos os níveis educacionais, o nível pré-escolar é o que menos recebe investimento, não alcançando o percentual de 1% do PIB. Veja abaixo quanto foi distribuído do valor destinado a educação para cada nível de ensino:
• Ensino superior (3 a 5 anos de ensino) – 1,35%  (cerca de 49,6 bilhões).
• Ensino médio (3 anos de ensino- 0,7% (cerca de 25,6 bilhões).
• Ensino fundamental (9 anos de ensino) – 1,96% (cerca de 72,1 bilhões).
• Pré-escola – de 4 a 5 anos de idade, recebem 0,37% (cerca de 13,5 bilhões).
• Creches – de 0 a 3 anos de idade, recebem 0,39% (cerca de 14,7 bilhões).

Em relação ao investimento no ensino médio, o professor Marlus lembra que até o ano passado (2013) já era pequeno, mas que diminuiu ainda mais neste ano. E a maior evasão que ocorre na educação brasileira acontece justamente nos anos do ensino médio.

Assista ao programa e veja também os órgãos e programas que fazem parte do plano educacional, a responsabilidade de cada esfera do governo em relação às instituições educacionais, e como utilizar essas informações na hora de fazer a redação!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *