Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Estudo de caso

Publicado em 25 de junho de 2014 por - 43 Comentários

Quando a prova discursiva apresenta um estudo de caso, há uma situação hipotética que deverá ser analisada pelo candidato. O estudo de caso é a descrição de um caso em que são aplicadas técnicas ou normas; pode-se, além de descrever, analisar o caso para extrair conclusões quanto ao aspecto prático de como lidar com a situação apresentada. O título não deve ser colocado, a não ser que seja solicitado. Geralmente consta no enunciado os tópicos/aspectos que deverão ser, necessariamente, abordados pelo candidato. Supondo que sejam três tópicos, o texto deverá ser divido da seguinte maneira:

  • 1º parágrafo – Introdução;
  • 2º parágrafo – Desenvolvimento do primeiro tópico;
  • 3º parágrafo – Desenvolvimento do segundo tópico;
  • 4º parágrafo – Desenvolvimento do terceiro tópico;
  • 5º parágrafo – Conclusão.

 

DICAS:

  1. INTRODUÇÃO: inicia-se com o estabelecimento dos fatos, o autor deve fazer um breve resumo dos fatos a serem descritos e analisados, antes da resposta do primeiro tópico. Deve-se escrever apenas um parágrafo que sintetize o fato;
  2. Os parágrafos de DESENVOLVIMENTO devem abordar os tópicos propostos, ligando-os, de maneira coesiva, às partes do caso fictício, os fatos devem ser descritos detalhadamente e pode-se fazer a aplicação de alguma lei, norma ou conhecimento que couber para analisar o caso. Nos parágrafos de desenvolvimento o candidato irá aplicar os conhecimentos específicos, evidenciando que conhece a lei, norma ou teoria que escolheu aplicar;
  3. CONCLUSÃO: síntese dos pontos centrais da análise ou a solução geral proposta para o caso fictício, sempre com base no conhecimento cujo domínio o candidato deve mostrar ao examinador;
  4. O estudo de caso apresenta elementos de dissertação argumentativa no que diz respeito a interpretar os dados e aplicar a eles algum conhecimento teórico mais amplo;
  5. No padrão dissertativo, o estudo de caso pode ser escrito com base no seguinte esquema:
  • INTRODUÇÃO – primeiro parágrafo : resumo dos fatos
  • DESENVOLVIMENTO – um parágrafo para cada tópico: argumentos
  • CONCLUSÃO – último parágrafo: observação final e solução do problema.

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

43 comentários

  • Janaina Olivia da silva

    como posso fazer o concurso pra policia se eu nao terminei o 2 grau em você pode me ajudar

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Janaina,
      Você até pode fazer o concurso, mas só poderá assumir a vaga se apresentar o certificado de conclusão de ensino médio, quando assim que for convocada.
      Abs!

  • Flavia

    Olá..Bom dia!
    Vocês poderiam dar dicas da prova discursiva de Serviço Social, TJ GOIÁS, comprei as aulas do concurso SES -DF, estou gostando muito…
    OBRIGADA

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Flavia!
      Agradecemos e ficamos muito contentes com seu feedback.

      Conforme o edital, a prova discursiva, tem caráter eliminatório e classificatório, valerá 10 (dez) pontos e será constituída por uma redação sobre tema alusivo ao cargo, em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas.
      Veja mais informações sobre a prova discursiva no item 9 do edital:
      http://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/concursos/edital_tjgo_14_08_04.pdf

      Indicamos para você assistir ao programa Dobradinha do Aprova: Atualidades e Redação.
      Apesar da sua prova de redação não cobrar conhecimentos de Atualidades, você poderá aproveita as dicas que o professor de redação dá para a construção de uma dissertação-argumentativa!

      Abs!

  • Douglas Moraes

    Gostaria que pudesse me ajudar, irei fazer um prova de concurso para professor onde a banca em seu edital disse que haverá uma prova discursiva onde o tema será sobre casos de conhecimentos específicos. Dessa maneira o tipo de redação seria essa explicada aqui uma redação de estudo de caso?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Douglas,
      Poderá ser sim um estudo de caso e também uma questão discursiva sobre os conteúdos de conhecimentos específicos. Você teria essa parte do edital para nos passar e tentarmos ajudar?
      Abs!

  • Rafael Quirino

    Olá,

    Em um estudo de caso posso transcrever o texto da situação hipotética apresentada para a minha introdução (com os devidos ajustes)? Ou isso pode ser avaliado de forma negativa pela banca (CESPE)?

    Minha pergunta tem como base a elaboração de peças de natureza técnica (relatórios de auditoria), gênero textual geralmente cobrado em concursos de tribunais de contas, em que essa transcrição é até mesmo desejável.

    Obrigado.

  • Lili Fernandes

    Boa tarde,
    Como devem saber, a FCC cobrará estudo de caso no concurso do TRT-MG. Gostaria de saber da possibilidade de vocês ofertarem um módulo desse formato de questões.

    Grata pela atenção!

  • Jonathan

    Olá, como poderei fazer um estudo de caso na forma dissertativa com o mínimo de 12 e o máximo de 20 linhas, como pede o edital? O interessante é diminuir o número de linhas na Introdução e na Conclusão para dar espaço para o Desenvolvimento ou diminuo o número de parágrafos no Desenvolvimento?
    Obrigado

  • Portela

    No edital está: a prova discursiva, tem caráter eliminatório e classificatório, valerá 10 (dez) pontos e será constituída por uma redação sobre tema alusivo ao cargo, em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 20 (vinte) e máximo de 30 (trinta) linhas. Concurso DPE RO Banca FGV)
    Devo fazer um texto com Introdução, desenvolvimento e conclusão? divididos em parágrafos?

  • Maria

    Bom dia

    vou fazer um processo celetivo para o Sebrae de Mato Grosso, no edital pede uma discursiva/do caso,com tema específicos
    alguém poderiam me dar umas dicas?

    No Aguardo

  • Arlete Cardoso

    Fantástico as dicas, mas é possível colocar um caso para ser elucidado.
    Desde já agradeço a colaboração.

    Parabéns a todos pela contribuição.

    Atenciosamente

  • Rosa Maria Berno

    Vou participar do concurso para eleição do Conselho Tutelar de minha cidade – Piracicaba/SP – e gostaria de receber uma orientação/exemplo de como redigir um estudo de caso, sendo que a sugestão talvez seja: uma criança de 10 anos, pais separados, começa a não querer ir a escola e comportamento rebelde. A mãe cuida, mas mostra-se constantemente em depressão. O pai deseja a guarda da filha e pede para a direção da escola informar as faltas da criança ao Conselho Tutelar. Quanta a criança, esta não deseja viver com o pai, pois não gosta da nova namorado dele Como este caso poderia ser direcionado/cuidado? Como este documento poderia ser redigido , argumentado por qual das leis do ECA? Aguardo contato por email. Desde já agradeço.

  • Rita

    Bom dia!
    Irei fazer um prova de concurso para professor onde a banca FCC (Fundação Carlos Chagas ),em seu edital haverá uma prova discursiva com dois estudos de caso ,uma questão versará sobre conteúdo de Conhecimentos Pedagógicos e uma questão versará sobre conteúdo de Conhecimentos
    Dessa maneira o tipo de redação seria essa explicada aqui uma redação de estudo de caso?

    Responder

  • Luiz Carlos

    Boa noite, eu irei fazer o concurso para professor do estado do es, e estou encontrando muito pouco material sobre a prova discursiva de estudo de caso, que será aplicada nesse concurso. Eu gostaria de perguntar se vcs tem informações sobre concursos anteriores nesse assunto. Como por exemplo exemplos de temas anteriores em concursos dessa mesma área. Informações que me ajudassem. Agradeço desde já.

  • Fabiana

    Olá estou preocupada, pois pra mim este é um gênero novo e não tenho muito conhecimento.No estudo de caso posso escrever em 1 pessoa, por exemplo colocar ( proporia…..) ou não tenho que ser impessoal igual a dissertação.Por favor me indique alguns sites sobre o assunto…obrigada!

  • Ivan Carlos Cruz Bezerra

    Olá

    Gostaria de saber se tem videoaulas sobre redações (dissertações) no modelo estudo de caso, e exemplos também, cairá no concurso da Funpresp e gostaria de ver exemplos.

  • Ridalianunes

    Olá boa tarde!
    Vou participar de um concurso para Assistente Social com questões objetivas e uma questão discursiva que é um Estudo de Caso, e a responta não pode passa de 30 linhas. Enfim gostaria de sabe se vc tem alguns exemplos de estudo de caso, pois achei bem pequeno o espaço de 30 linhas para a responta. vc teria alguma dica que possa mim dar?

  • Sam Farias

    Olá, bom dia! Eu irei fazer concurso para assistente administrativo no qual terá uma prova discursiva de estudo de caso sobre o conteúdo específico do cargo, gostaria que me ajudasse com exemplos de estudo de caso para o cargo e dicas. Grata!

  • Lucas

    Bom dia alguém teria um exemplo de Estudo de Caso Para a Educação da Fundação Carlos Chagas?

  • Elbert jonas

    Bom dia alguém teria um exemplo de Estudo de Caso Para a Educação da Fundação Carlos Chagas? Especificamente a prova do tribunal regional federal , para o cargo de técnico judiciário na especialidade de informática .

    Desde já agradeco

  • tatiane

    Bom dia… Gostaria muito que se possível me envia-se um modelo de um estudo de caso.. pois vou fazer uma prova domingo e tenho que fazer um estudo de caso.. tenho muita dificuldade em entender a diferença entre o estudo de caso e a dissertação argumentativa..

    podem me disser a diferença entre os dois e como começo um estudo de caso..

    Grata

  • Elton Albano

    Fiz um concurso onde a banca era a FCC, e pediram dois estudos de caso, percebi que ela queria respostas bem diretas, nada de ficar enrolando, eles privilegiaram e deram boa nota nas dissertativas que eram bem objetivas, ou seja, eles aceitaram tranquilamente uma resposta direta, sem formato de redação.
    Tudo que vi sobre estudo de caso pedia sempre para procurar fazer uma boa introdução e depois ir a solução dos problemas.
    A banca fez certo dando valor a resposta simples e direta?

  • Geovane Chacon

    A prova da Cespe para Perito da Policia Civil do Estado de Pernambuco exigira em sua prova discursiva um estudo de caso e uma redação de texto dissertativo pertinentes ao conteúdo especifico. Qual a diferença entre estudo de caso e a redação de texto dissertativo? Neste dois casos, conforme dito no edital sera cobrado somente assuntos relacionados área de formação e não sera cobrado assuntos de direito?

  • Lucas

    Oi
    é preciso reescrever ou resumir a situação hipotética?

  • Julio

    O desenvolvimento de uma questão discursiva técnica é diferente de um estudo de caso?

    • pedro henrique

      Redação FCC…
      Minha dúvida é quanto a quantidade de linha, no caso a mínima é 20, porém ao redigir não atentei pra quantidade de linhas redigidas, se não tiver escrito as 20 linhas, a minha redação será zerada?
      O edital diz o seguinte “Na Prova Discursiva – Redação, deverão ser rigorosamente observados
      os limites mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob
      pena de perda dos pontos a serem atribuídos à Redação. “, então não zerarei é isso?

      Grato

  • NEIDE MOURA

    Boa tarde , estou me preparando para o concurso do TRE – SP 2016, E estou meio que apreensiva, nunca prestei um concurso que exigem prova discursiva, REDAÇÃO, SERÁ A PRIMEIRA VEZ , como podem me ajudar dando exemplos de redações, independentes de temas ?

    obrigada ,

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Neide, tudo bem?
      Talvez o vídeo abaixo possa te ajudar nesta primeira experiência.
      Dá uma olhadinha: http://goo.gl/R5vdH8
      Abraços e bons estudos!

  • Eliane

    Qual é o número ideal de linhas em cada parágrafo para um estudo de caso de aproximadamento 50 linhas?

  • Marcelo de Oliveira

    Boa tarde!! Só uma dúvida, quando estou fazendo meu estudo de caso preciso colocar parágrafos ou posso fazer tudo somente respeitando as pontuações(períodos) tipo: grade??

  • Maria Jose Novaes Rocha de Oliveira

    por favor,gostaria muito de ter sua ajuda pra fazer dissertativa,pois estou ate desanimada em estudar pelo fato de todos os concursos que prestei fiquei reprovada na dissertativa,percebo que estou com bloqueio por conta dessas situaçoes que ando passando nos concursos.

  • Amanda

    Olá, boa noite! Irei fazer o TRE Bahia pra analista de sistemas e gostaria de ver algum exemplo de estudo de caso, pra saber mais ou menos como coloco a introdução, meio que eu tenho dúvida. E também se você tem alguma dica.

    Agradecida desde já.

  • marcondes

    Para o concurso da CGM JP o cespe tá pedindo isso na parte da redação, seria um estudo de caso?

    9 DA PROVA DISCURSIVA
    9.1 A prova discursiva valerá 40,00 pontos e consistirá de redação de texto dissertativo, de até 20 linhas,
    acerca dos conhecimentos específicos para cada cargo/área/campo de atuação constantes do item 14 deste
    edital.

  • Patricia Faria

    Bom dia!
    Alguma dica de como fazer um estudo de caso da banca Esaf para o concurso do MAPA dia 21/01/2017?
    Precisa fazer uma introdução?
    Aguardo.
    Obrigada

  • Ana Cleide De Freitas

    BOM DIA… Vou fazer o concurso do itep aqui no RN e uma coisa que está me pertubando é a prova discursiva e eu queria saber se tem com vc me dá uma dica,agradeço.

  • Alexsandro

    Boa tarde! Quero entender. Por gentileza me explique se estou certo. – Uma prova de concurso que tenha questões discursivas, como estudo de caso. Para discorrer, sera feito a introdução, o desenvolvimento e a conclusão? Mesmo sendo um estudo de caso,tenho que fazer estes três? INTROD… DESEN… E CONCLUSÃO? Me ajude por favor. Obrigado pela atenção.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *