Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Senado aprova cotas para negros em concursos públicos

Publicado em 21 de maio de 2014 por - 9 Comentários

cotas-negrosOs concursos públicos federais passarão a ter reserva de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos pelos próximos dez anos. Um projeto de lei originário do Poder Executivo e já aprovado na Câmara foi aprovado sem alterações nesta terça-feira(20), pelo Senado, e seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

O texto estabelece que todos os concursos federais deverão prever cotas, inclusive dos órgãos da administração indireta, de autarquias, fundações e das empresas públicas. A matéria teve preferência de votação porque foi enviada em regime de urgência para o plenário, depois de ter sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comemorou a aprovação das cotas e disse que a reserva de vagas para negros em concursos públicos é uma “medida mais que justa”, que vai ajudar a corrigir o histórico de exclusão da população negra no Brasil.

“As cotas, como qualquer medida nesse sentido, é uma busca de nós corrigirmos uma realidade trágica no Brasil, que foi a marginalização e a exclusão dos afrodescendentes por séculos”, avaliou. O ministro acrescentou que “o Senado acaba de dar um grande passo que a Câmara tinha dado também, de reconhecimento da necessidade de tomar as medidas no Brasil que aos poucos vão reduzindo os processos de exclusão”.

Pela proposta aprovada, terão direito a disputar as vagas reservadas os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se for constatada que a declaração foi falsa, o candidato poderá ter a participação no concurso cancelada ou sua admissão em órgão público, anulada.

Fonte: Agência Brasil.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

9 comentários

  • carloz

    JÁ TA VIRANDO PALHACADA ISSO…ESTUDANDO TODOS TEM OS MESMOS DIREITOS!

    • Gleicione

      ABSURDO POQUE VEJA AS CONDIÇÕES DA MAIORIA DOS NEGROS,NÃO TEM UMA FORMAÇÃO EM UMA ESCOLA DE QUALIDADE,NÃO TEM DINHEIRO PARA ESTUDAR EM UM BOM PREPARATÓRIO PARA CONCURSO .A DISPUTA POR UMA VAGA FEDERAL É INJUSTA,

  • Marcello Luiz Costa Barbosa

    Isto é um absurdo.

  • angela leite

    isso e um absurdo! quer dizre que eu posso ter melhor desempenho que os demais candidatos e mesmo assim naoserei aprovada porque alguem que teve n ota inferior a minha se declarou de cor, e a vaga que seria minha vai ser do candidato que teve nota inferior , cada a justica e a iguakdade,?

  • Aline Melo

    Este projeto de Lei é ridículo!
    Onde já se viu?!?!… Não é essa cota absurda que vai reduzir a “exclusão”, isto só melhoraria com mais investimento na educação pública, pois todos somos iguais… Não é a minha cor que vai julgar meu conhecimento ou meu caráter. É uma verdadeira vergonha… A cada dia me decepciono cada vez mais com esse país.
    A realidade trágica no Brasil, só será corrigida, “um dia”, quando nossos governantes deixarem de ser corruptos e houver educação decente nas escolas e dentro dos lares brasileiros.

  • jo

    Somos todos iguais! Essas medidas só aumentam as diferenças em um país miscigenado.

  • Ana

    Tem que melhorar é a educação Publica, e não ficar criando medidas de segregação social.

  • Saulo

    Poxa..isso é o MAIOR ato de racismo escancarado na pra todo mundo ver!!

    quer dizer que negro tem capacidade intelectual inferior???

    SÓ PODE NÉ…PORQUE PRA FAZER ISSO DIZENDO QUE ESTÁ DANDO OPORTUNIDADE!

    eu fico triste com esse tipo de coisa…o problema é que o “governo” acha que com esses medidas vão resolver os problemas do País…

    como diz um colega meu…

    AH QUEM DIGA QUE VAI DEIXAR DE ESTUDAR, PREFERE PAGAR SESSÃO DE BRONZEADO DO QUE INVESTIR EM CURSOS PREPARATÓRIOS! rsrs…

    é uma PIADA!

  • rodrigo

    Boa noite Aprova.

    Vamos supor que 80% dos aprovados (não cotistas) tenha uma média de 80% de acerto
    Os 20% cotista tenham uma média de 78%

    Como ficara a ordem de chamada para o concursos?
    Vai ser chamado na ordem de classificação ou será reservado 20% das chamadas para os cotistas?

    Claro que esse é um exemplo de forma grosseira, mas é só pra ter uma ideia

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *