Confira o gabarito comentado da prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades aplicada neste domingo, dia 18, para os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário no concurso do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR). Correção e comentários feitos pelo professor do Aprova Concursos Laércio de Mello.

46 – Da criação da Província do Paraná, em 1853, aos dias atuais, a atividade industrial desenvolvida no estado passou por diversas modificações, com vários setores sendo incorporados à economia. Atualmente, a grande diversidade da produção industrial no estado se reflete na existência de distintos setores, que vão da agroindústria à petroquímica. A respeito do desenvolvimento da indústria no Paraná, assinale a alternativa correta.
a) As primeiras atividades industriais desenvolvidas no Paraná, de representatividade econômica, foram as de beneficiamento da erva-mate e da madeira.
b) O cultivo do café no norte e sudoeste do Paraná foi primordial para o desenvolvimento da agroindústria ligada ao beneficiamento desse produto nessas regiões.
c) A instalação da refinaria Getúlio Vargas em Araucária, na década de 1980, reforçou a tendência de concentração industrial na Região Metropolitana de Curitiba.
d) A instalação das indústrias de produção de automóveis na década de 1990 foi relevante para o desenvolvimento de uma indústria de capital local especializada na fabricação de autopeças.

A questão 46 não é de atualidades, é de história. Nesse caso deveria ficar claro que existiria uma cobrança dessa disciplina.
A questão é muito boa, mas a ementa não deixou claro que seria cobrado o tema de História. História não pode ser confundido com conhecimentos gerais. Entendo que aqui a organização falhou.
De qualquer forma esse tema foi trabalhado quando falamos do conflito do Contestado, que é o maior conflito armado da história do nosso país.
GABARITO DA BANCA – LETRA A. CABE RECURSO.

47 – No Brasil, o período dos últimos vinte anos tem sido caracterizado por transformações representativas em vários âmbitos da sociedade. A respeito dos acontecimentos que marcaram o país nas duas últimas décadas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A implantação do Plano Real, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi uma medida de controle inflacionário e estabilização econômica.
( ) Em 2007 foi descoberto o Pré-Sal brasileiro, descoberta que foi bastante noticiada, pois essa região se configura como a maior província petrolífera descoberta no mundo, nos últimos anos.
( ) Em razão do fortalecimento da economia brasileira, em 2008, o Brasil exerceu a presidência do G-20, grupo que reúne países economicamente avançados e países emergentes importantes.
( ) O país foi escolhido como sede de dois megaeventos esportivos: a Copa do Mundo, com início em junho de 2014, e os Jogos Olímpicos de Inverno, a serem realizados em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – V.
b) F – V – V – V.
c) V – F – F – F.
d) F – V – V – F.

A questão 47, é um bom exemplo de atualidades e conhecimentos gerais como a ementa propunha.
Os temas da questões 47, foram  trabalhamos exaustivamente nas aulas “Aprova Atualidades 69 – 20 anos de Plano Real”, que foi ao ar no dia 05/03/2014. ” Aprova Atualidades 71 – A divisão dos Royalties do Petróleo” que foi ao ar dia 25/03/2014, também quando traTamos da cota Hilton e a Doença Holandes.
Em relação aos ” Jogos Olímpicos de Inverno”, essa era a mais fácil, pois não existe a mínima possibilidade disso acontecer em nosso país. Em muitas aulas explicamos que é Brasil é um país tropical e isso nos dá outras vantagens…

GABARITO DA BANCA – LETRA D. CORRETO.

48 – As políticas públicas podem ser consideradas como o conjunto de programas, ações, planos e atividades desenvolvidas pelo Estado, com a participação de entes públicos ou privados, que visa assegurar determinado direito de cidadania e alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. Nesse sentido, em relação ao debate contemporâneo sobre as políticas públicas no Brasil e, em especial, aos programas e planos desenvolvidos em escala nacional, considere as seguintes afirmativas:

1. As políticas voltadas para a educação têm como base o Plano Nacional de Educação (PNE), documento que apresenta uma série de diretrizes para um período de dez anos. Dentre os debates que ocorreram para a aprovação do novo PNE, destacaram-se os relativos à ampliação dos investimentos na educação pública, a qual passará a receber o equivalente a 12% do PIB a partir de 2015.
2. Nos últimos anos, houve a ampliação de ações e programas voltados à população em situação de pobreza ou extrema pobreza. Nessa perspectiva, o Programa Bolsa-Família foi criado com o objetivo de unificar os procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda já existentes até então no âmbito do Governo Federal.
3. Na perspectiva de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado o Programa Mais Médicos. Esse programa visa melhorar a infraestrutura de hospitais e unidades de saúde e levar médicos para as áreas com escassez destes profissionais. O programa prevê apenas a contratação de médicos estrangeiros, dentre os quais têm se destacado os de nacionalidade cubana.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Essa questão foi bem aplicada. Cobrava do aluno uma reflexão e conhecimento geral das questões social em nosso país. Ele foi debatido em diversas aulas, pois é parte do nosso dia-a-dia.

GABARITO DA BANCA – LETRA B. CORRETA.

49 – É preciso fundar a responsabilidade individual numa ética construída e instituída tendo em mira o bem comum, visando à formação do sujeito ético. (…) A responsabilidade individual deverá ser portadora de princípios e não de interesses particulares.
(ROCHA, 2008, p. 26.)
Tendo como referência a citação acima, assinale a alternativa que indica uma postura ética e cidadã no cotidiano.
a) Reduzir o consumo de água e energia em períodos de racionamento.
b) Ceder o lugar a idosos, gestantes e/ou deficientes quando sentado em assento preferencial.
c) Devolver prontamente o troco dado a mais quando o caixa percebe o erro.
d) Pagar todos os tributos e pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra.

A começar pela indicação do autor do texto que foi usado como enunciado já temos problemas. Quem é ROCHA, ele não tem outro nome? Em que artigo, livro, esse fragmento de texto fui publicado? Falta um indicação completa. O candidato ficou na dúvida, isso é atualidades? Sociologia, Ética do serviço,ou outro tema…

GABARITO DA BANCA – LETRA D – CABE RECURSO.

50 – O Estado pode ser considerado como a forma de a sociedade se organizar politicamente. É o ordenamento jurídico que regulamenta a convivência dos habitantes de um país. Quando um povo ou nação (coletivo humano com características comuns) ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. No entanto, há vários povos ou nações que não possuem um Estado constituído, mas almejam fazê-lo. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
a) Os russos que habitam a Crimeia buscam criar um novo país através do desmembramento dessa região da Ucrânia.
b) Os curdos compõem um grupo étnico sem um Estado constituído. Estão espalhados entre Turquia, Irã, Iraque, Azerbaijão, Síria e Geórgia.
c) Dentre os povos que conseguiram constituir um Estado, encontram-se os tibetanos. Anteriormente, o território desse Estado pertencia à China.
d) A região habitada pelos bascos abrange territórios da França e da Alemanha. Esse povo possui uma língua própria e busca a criação de seu Estado.

A questão 50, foi amplamente trabalhada em diversas aulas do aprova. Até mesmo no dia da revisão trabalhamos os temas que estão nas alternativas.

Essa questão cobrou sim que o aluno estivesse atualizado com os fatos políticos e relevantes que se desenvolvem no planeta.

GABARITO DA BANCA – LETRA B. CORRETO.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *