Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Gabarito Comentado – TJ PR – Conhecimentos Gerais e Atualidades

Publicado em 21 de maio de 2014 por - 23 Comentários

Confira o gabarito comentado da prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades aplicada neste domingo, dia 18, para os candidatos ao cargo de Técnico Judiciário no concurso do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR). Correção e comentários feitos pelo professor do Aprova Concursos Laércio de Mello.

46 – Da criação da Província do Paraná, em 1853, aos dias atuais, a atividade industrial desenvolvida no estado passou por diversas modificações, com vários setores sendo incorporados à economia. Atualmente, a grande diversidade da produção industrial no estado se reflete na existência de distintos setores, que vão da agroindústria à petroquímica. A respeito do desenvolvimento da indústria no Paraná, assinale a alternativa correta.
a) As primeiras atividades industriais desenvolvidas no Paraná, de representatividade econômica, foram as de beneficiamento da erva-mate e da madeira.
b) O cultivo do café no norte e sudoeste do Paraná foi primordial para o desenvolvimento da agroindústria ligada ao beneficiamento desse produto nessas regiões.
c) A instalação da refinaria Getúlio Vargas em Araucária, na década de 1980, reforçou a tendência de concentração industrial na Região Metropolitana de Curitiba.
d) A instalação das indústrias de produção de automóveis na década de 1990 foi relevante para o desenvolvimento de uma indústria de capital local especializada na fabricação de autopeças.

A questão 46 não é de atualidades, é de história. Nesse caso deveria ficar claro que existiria uma cobrança dessa disciplina.
A questão é muito boa, mas a ementa não deixou claro que seria cobrado o tema de História. História não pode ser confundido com conhecimentos gerais. Entendo que aqui a organização falhou.
De qualquer forma esse tema foi trabalhado quando falamos do conflito do Contestado, que é o maior conflito armado da história do nosso país.
GABARITO DA BANCA – LETRA A. CABE RECURSO.

47 – No Brasil, o período dos últimos vinte anos tem sido caracterizado por transformações representativas em vários âmbitos da sociedade. A respeito dos acontecimentos que marcaram o país nas duas últimas décadas, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A implantação do Plano Real, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi uma medida de controle inflacionário e estabilização econômica.
( ) Em 2007 foi descoberto o Pré-Sal brasileiro, descoberta que foi bastante noticiada, pois essa região se configura como a maior província petrolífera descoberta no mundo, nos últimos anos.
( ) Em razão do fortalecimento da economia brasileira, em 2008, o Brasil exerceu a presidência do G-20, grupo que reúne países economicamente avançados e países emergentes importantes.
( ) O país foi escolhido como sede de dois megaeventos esportivos: a Copa do Mundo, com início em junho de 2014, e os Jogos Olímpicos de Inverno, a serem realizados em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – V.
b) F – V – V – V.
c) V – F – F – F.
d) F – V – V – F.

A questão 47, é um bom exemplo de atualidades e conhecimentos gerais como a ementa propunha.
Os temas da questões 47, foram  trabalhamos exaustivamente nas aulas “Aprova Atualidades 69 – 20 anos de Plano Real”, que foi ao ar no dia 05/03/2014. ” Aprova Atualidades 71 – A divisão dos Royalties do Petróleo” que foi ao ar dia 25/03/2014, também quando traTamos da cota Hilton e a Doença Holandes.
Em relação aos ” Jogos Olímpicos de Inverno”, essa era a mais fácil, pois não existe a mínima possibilidade disso acontecer em nosso país. Em muitas aulas explicamos que é Brasil é um país tropical e isso nos dá outras vantagens…

GABARITO DA BANCA – LETRA D. CORRETO.

48 – As políticas públicas podem ser consideradas como o conjunto de programas, ações, planos e atividades desenvolvidas pelo Estado, com a participação de entes públicos ou privados, que visa assegurar determinado direito de cidadania e alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público. Nesse sentido, em relação ao debate contemporâneo sobre as políticas públicas no Brasil e, em especial, aos programas e planos desenvolvidos em escala nacional, considere as seguintes afirmativas:

1. As políticas voltadas para a educação têm como base o Plano Nacional de Educação (PNE), documento que apresenta uma série de diretrizes para um período de dez anos. Dentre os debates que ocorreram para a aprovação do novo PNE, destacaram-se os relativos à ampliação dos investimentos na educação pública, a qual passará a receber o equivalente a 12% do PIB a partir de 2015.
2. Nos últimos anos, houve a ampliação de ações e programas voltados à população em situação de pobreza ou extrema pobreza. Nessa perspectiva, o Programa Bolsa-Família foi criado com o objetivo de unificar os procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda já existentes até então no âmbito do Governo Federal.
3. Na perspectiva de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado o Programa Mais Médicos. Esse programa visa melhorar a infraestrutura de hospitais e unidades de saúde e levar médicos para as áreas com escassez destes profissionais. O programa prevê apenas a contratação de médicos estrangeiros, dentre os quais têm se destacado os de nacionalidade cubana.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Essa questão foi bem aplicada. Cobrava do aluno uma reflexão e conhecimento geral das questões social em nosso país. Ele foi debatido em diversas aulas, pois é parte do nosso dia-a-dia.

GABARITO DA BANCA – LETRA B. CORRETA.

49 – É preciso fundar a responsabilidade individual numa ética construída e instituída tendo em mira o bem comum, visando à formação do sujeito ético. (…) A responsabilidade individual deverá ser portadora de princípios e não de interesses particulares.
(ROCHA, 2008, p. 26.)
Tendo como referência a citação acima, assinale a alternativa que indica uma postura ética e cidadã no cotidiano.
a) Reduzir o consumo de água e energia em períodos de racionamento.
b) Ceder o lugar a idosos, gestantes e/ou deficientes quando sentado em assento preferencial.
c) Devolver prontamente o troco dado a mais quando o caixa percebe o erro.
d) Pagar todos os tributos e pedir a nota fiscal ao efetuar qualquer compra.

A começar pela indicação do autor do texto que foi usado como enunciado já temos problemas. Quem é ROCHA, ele não tem outro nome? Em que artigo, livro, esse fragmento de texto fui publicado? Falta um indicação completa. O candidato ficou na dúvida, isso é atualidades? Sociologia, Ética do serviço,ou outro tema…

GABARITO DA BANCA – LETRA D – CABE RECURSO.

50 – O Estado pode ser considerado como a forma de a sociedade se organizar politicamente. É o ordenamento jurídico que regulamenta a convivência dos habitantes de um país. Quando um povo ou nação (coletivo humano com características comuns) ocupa um território e se organiza politicamente, denomina-se Estado-nação. No entanto, há vários povos ou nações que não possuem um Estado constituído, mas almejam fazê-lo. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
a) Os russos que habitam a Crimeia buscam criar um novo país através do desmembramento dessa região da Ucrânia.
b) Os curdos compõem um grupo étnico sem um Estado constituído. Estão espalhados entre Turquia, Irã, Iraque, Azerbaijão, Síria e Geórgia.
c) Dentre os povos que conseguiram constituir um Estado, encontram-se os tibetanos. Anteriormente, o território desse Estado pertencia à China.
d) A região habitada pelos bascos abrange territórios da França e da Alemanha. Esse povo possui uma língua própria e busca a criação de seu Estado.

A questão 50, foi amplamente trabalhada em diversas aulas do aprova. Até mesmo no dia da revisão trabalhamos os temas que estão nas alternativas.

Essa questão cobrou sim que o aluno estivesse atualizado com os fatos políticos e relevantes que se desenvolvem no planeta.

GABARITO DA BANCA – LETRA B. CORRETO.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

23 comentários

  • Adriana

    Professor,
    Poderia explicar por que essa alternativa estaria errada, por favor?
    “- A implantação do Plano Real, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi uma medida de controle inflacionário e estabilização econômica.”
    Não concordo e não entendi.
    Muito Obrigada,

    • Blog Aprova Concursos

      Adriana,
      Encaminhamos a sua dúvida ao professor e publicaremos assim que recebermos retorno.
      Mas acreditamos que a implantação do Real ocorreu no governo de Itamar Franco, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era ministro da Fazenda.
      Abs!

    • Paulo

      Porque o Plano Real foi implantando no governo do Itamar Franco, quando o FHC era seu ministro da fazenda.

    • Caio

      Puxa, é verdade. O feito trazido pelo plano Real está correto, mas foi uma pegadinha, ele realmente ocorreu em 1994 no governo do Itamar Franco e não do FHC, apesar de ter sido este último que organizou sua criação como ministro da Fazenda.

    • Blog Aprova Concursos

      Adriana,
      Veja a resposta do professor:

      “O PLANO REAL É DO GOVERNO ITAMAR FRANCO. FHC ERA O MINISTRO, PORTANTO NÃO FOI NO SEU GOVERNO.”
      Abs!

    • anderson renato

      A implantação do real aconteceu no governo de Itamar Franco. Fernando Henrique era o ministro da economia.

    • Ney

      Foi no Governo Itamar Franco, o Fernando Henrrique nesta época era ministro.

  • Luciane

    A segunda afirmativa da questão 47 afirma que o Pré-sal foi descoberto em 2007. No entanto, no próprio site da Petrobrás e em outras matérias, como uma publicada pela Isto É, fala-se que o Pré-sal foi descoberto em 2006.
    Será que não é caso de recurso para anulação da questão??
    Segue os links:
    http://www.istoe.com.br/reportagens/257873_PRE+SAL+EM+DEBATE
    http://sites.petrobras.com.br/minisite/presal/perguntas-respostas/index.asp

    Outro problema da alternativa é que o Pré-sal não é a maior província petrolífera descoberta no mundo e sim uma das maiores.

    Será que esses argumentos são viáveis?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Luciane,
      Encaminhamos a sua dúvida ao professor.
      Abs!

    • Blog Aprova Concursos

      Luciane,
      Veja a resposta do professor:

      Em relação a descoberta do pré sal.
      Os dados oficiais estão no endereço:
      http://www.mme.gov.br/mme/galerias/arquivos/noticias/2009/10_outubro/Cartilha_prx-sal.pdf

      “A descoberta, em 2007, de acumulações de petróleo e gás natural em reservatórios situados na camada do Pré-Sal,
      uma área submersa que se estende do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina, aponta para a existência de uma
      nova e extraordinária província petrolífera no Brasil, com imensos volumes recuperáveis”.

      Entendo que não é possível ganhar um recurso nesta questão.
      Abs!

      • Luciane

        Ainda assim, vou recorrer! Pois a afirmação de que foi descoberto em 2007 vai de encontro com dados existentes no próprio site da Petrobras, como no link a seguir: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/09/20/volume-recuperavel-do-pre-sal-supera-producao-acumulada-nos-58-anos-da-petrobras/ onde consta:

        “Carlos Tadeu Fraga apresentou um breve histórico das atividades de E&P desenvolvidas pela Petrobras no pré-sal, desde a aquisição dos primeiros blocos na Bacia de Santos, em 2000, passando pela primeira descoberta de petróleo naquela camada, em 2006, e pelo primeiro óleo em setembro de 2008, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, até chegar aos dias de hoje”.

        Muito obrigada!!

    • Paulo

      Não resta dúvidas que o Pré-Sal foi descoberto em 2006. Há Reportagens na internet publicadas em 2006 sobre o assunto e muito material da Petrobrás também dizendo que foi em 2006. Há grandes chances de a questão ser anulada. Aí vão alguns links:

      PARANÁ ON LINE (Agência Estado). Matéria publicada em 04.10.2006: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/202694/

      http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/02/petrobras-anuncia-descoberta-do-pre-sal

      USININOS: A notícia foi repassada ao presidente da República em 2006, mas mesmo assim o governo federal manteve o leilão de petróleo, o qual posteriormente foi anulado na Justiça.(…) Em 2006, descobriu-se o primeiro poço de petróleo, em seguida, o segundo, que confirmou e permitiu delimitar a extensão do Campo de Tupi, algo em torno de cinco a oito bilhões de barris. http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/524257-pre-sal-a-acao-brasileira-e-ingenua-e-destituida-de-conhecimento-do-embate-geopolitico-estrategico-entrevista-especial-com-ildo-sauer

      noticia de 2006 http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2006/10/04/ult1913u58338.jhtm

      outra de 2006: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1207200609.htm

      uma de 2006 mais completa: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2006/10/04/ult82u6175.jhtm

      este site é governamental: http://www.ibp.org.br/main.asp?View=%7BD2280A36-305F-4F84-ACBF-A9497ED25EBE%7D&Team=%7BCFA331ED-C047-4441-8EEC-9467D2F58BE4%7D

      site da PETROBRÁS, notícia de 2006: A confirmação veio com a conclusão do teste do poço 1-RJS-628A que encontrou reservatório de alta produtividade, situado abaixo de uma camada de sal de 2 mil metros de espessura (“pré-sal”). http://www.agenciapetrobras.com.br/Materia/ExibirMateria?p_materia=2110

      outra de 2006: “A descoberta desta nova jazida representa um marco histórico para a exploração brasileira, por ser este poço o primeiro a ultrapassar uma sequência de sais evaporíticos de mais de 2 mil metros de espessura”. http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=5076&id_secao=2

      universidade do ceará: http://www.ufc.br/ensino/guia-de-profissoes/549-engenharia-de-petroleo

      esta é uma das mais importantes, pois também é da Petrobrás http://exposicao60anos.agenciapetrobras.com.br/decada-2000-momento-44.php

      também da petrobrás: No pré-sal, desde 2006, foram perfurados mais de 70 poços exploratórios na Bacia de Santos e Bacia de Campos, com índice de sucesso exploratório de mais de 80%, elevadíssimo em comparação à média mundial. http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/09/20/volume-recuperavel-do-pre-sal-supera-producao-acumulada-nos-58-anos-da-petrobras/

      mais um da petrobrás: “Desde a descoberta, em 2006, até dezembro de 2012, já foram perfurados 37 poços exploratórios no pré-sal da Bacia de Santos, com índice de sucesso superior a 90%. Considerando toda a província do pré-sal, o índice de sucesso supera 80% e o número de poços até o ano passado chegou a 80.” http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/10/30/

      notícia do estadão, de 2006: “é o primeiro a ultrapassar uma camada de sal de mais de dois mil metros de espessura, no subsolo marinho, e encontrar petróleo”, diz o comunicado.” (…) “É uma ótima notícia. Não é de hoje que se vem alertando para a necessidade de perfuração abaixo da camada de sal.” http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2006/not20060711p36821.htm

      site oficial do município de santos: (…) mas a exploração de extensa camada pré-sal de petróleo e gás na Bacia de Santos, descoberta anunciada em 2006 pela Petrobras, já causa impactos positivos e deverá ser um dos motores na década atual.” http://www.santos.sp.gov.br/

      PETROBRÁS: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/12/26/a-era-do-pre-sal-e-o-foco-do-quarto-episodio-do-documentario/

      Vejam este vídeo produzido e divulgado no youtube pela petrobrás: A era do pré-sal. 1mim41seg: “Em 2006 a Petrobrás anunciou a chegada ao pré-sal, a maior jazida de petróleo descoberta nos últimos anos, a trezentos quilômetros do litoral e até sete mil metos de profundidade, marcou o início de uma nova era para a companhia e para o país. As reservas brasileiras de petróleo dobraram e os desafios também.” http://youtu.be/FgieKvVzGC4

      “desde 2006, com a descoberta e implantação dos projetos no Pré-sal, que hoje atingem produção total superior a 330 mil barris…” http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/10/21/resultado-do-leilao-do-bloco-de-libra/
      “Ela frisou que o desenvolvimento de tecnologia permitiu a redução do tempo de perfuração de poços no pré-sal de 134 dias, em 2006, para 70 dias em 2012.” http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/06/12/parcerias-para-o-sucesso-sao-destaque-em-palestra-da-presidente-graca-foster/

      “O campo de Lula tem volume recuperável total estimado em 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás) e começou a produzir em 2010 com o navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis, quatro anos e meio após a sua descoberta, ocorrida em 2006.” http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/06/06/comeca-a-producao-na-area-de-lula-nordeste-no-pre-sal-da-bacia-de-santos/

      “A descoberta do pré-sal ocorreu em 2006, com o atual campo de Lula (antigo Tupi), na Bacia de Santos, no litoral do Rio de Janeiro.” http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/05/08/producao-acumulada-no-pre-sal-ja-supera-192-milhoes-de-barris-de-oleo-equivalente/

      “A produção de 300 mil barris por dia foi alcançada sete anos, apenas, depois da primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal, ocorrida em 2006.” http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/02/28/producao-no-pre-sal-bate-novo-recorde-e-alcanca-300-mil-barris-de-petroleo-por-dia/

      site português: “que resultou na descoberta anunciada em 11 de julho de 2006, e cujo Plano de Avaliação aprovado pela ANP encontra-se em execução.” http://mundolusiada.com.br/economia/descoberta-nova-acumulacao-de-petroleo-no-pre-sal-da-bacia-de-santos/

      Associação Brasileira de Engenharia Industrial – ABEMI: “Os campos do pré-sal das Bacias de Campos e Santos já produzem mais de 410 mil barris e óleo diariamente. É um recorde. A Petrobras informou que essa marca foi o resultado da produção de 21 poços em dez plataformas. A produção recorde foi alcançada oito anos após a primeira descoberta, ocorrida em 2006.” http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fabemi.org.br%2Findex.php%2Fpre-sal-ja-produz-mais-de-410-mil-barris-diariamente-um-novo-recorde%2F&h=UAQGAPjfV

      site oficial de angola: “A produção de petróleo no pré-sal, nas bacias de Santos e Campos (…), Essa produção foi alcançada oito anos após a primeira descoberta, ocorrida em 2006, tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo”, afirmou a Petrobras em nota. http://www.governo.gov.ao/VerNoticia.aspx?id=21535

      universidade do ceará: http://www.ufc.br/ensino/guia-de-profissoes/549-engenharia-de-petroleo

      este site é governamental: http://www.ibp.org.br/main.asp?View=%7BD2280A36-305F-4F84-ACBF-A9497ED25EBE%7D&Team=%7BCFA331ED-C047-4441-8EEC-9467D2F58BE4%7D
      USININOS: A notícia foi repassada ao presidente da República em 2006, mas mesmo assim o governo federal manteve o leilão de petróleo, o qual posteriormente foi anulado na Justiça.(…) Em 2006, descobriu-se o primeiro poço de petróleo, em seguida, o segundo, que confirmou e permitiu delimitar a extensão do Campo de Tupi, algo em torno de cinco a oito bilhões de barris. http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/524257-pre-sal-a-acao-brasileira-e-ingenua-e-destituida-de-conhecimento-do-embate-geopolitico-estrategico-entrevista-especial-com-ildo-sauer

      crea de rondônia: http://www.crearo.org.br/noticia.php?q=camada-pre-sal%3A-reservatorios-formados-ha-pelo-menos-100-milhoes-de-anos

      A chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Dilma Rousseff, afirmou que a exploração do petróleo nas áreas já concedidas da camada pré-sal permitirá que o Brasil dobre suas reservas nacionais do produto. “Todo o esforço que fizemos nos últimos 100 anos resultou em 14 bilhões de barris de reservas prováveis, o que não é pouco. Mas apenas nas áreas já concedidas do pré-sal, [os campos de] Tupi, Iara e Parque das Baleias, a partir da descoberta do pré-sal em 2006, atingimos quantidades entre 9,5 bilhões e 14 bilhões de barris de petróleo. Só esses três blocos já nos permitem dobrar as reservas nacionais de petróleo”, disse. http://www.conjur.com.br/2009-set-01/entenda-pre-sal-esforco-transforma-lo-riqueza

      SITE DO SENADO!!!!! “: Petrobras confirma nova reserva no Rio
      Autor: Schüffner, Cláudia
      Fonte: Valor Econômico, 05/10/2006, Empresas, p. B10
      A Petrobras confirmou ontem a descoberta de petróleo leve e gás (…) Uma é a profundidade da água, outra foi a profundidade final, de aproximadamente 6 mil metros, e outra foi atravessar uma camada espessa de sal.” http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww2.senado.leg.br%2Fbdsf%2Fbitstream%2Fhandle%2Fid%2F473351%2Fnoticia.htm%3Fsequence%3D1&h=rAQFiS85d

  • Caio

    Na questão 47 achei que fosse verdadeiro o fato de que a criação do Plano Real em 1994 pelo FHC tivesse como objetivo diminuir a inflação e estabilização econômica. Com a criação da moeda que utilizamos até hoje foi isso o que aconteceu na prática. Será que não cabe recurso?

  • Caíque

    Professor, na questão 46 a resposta fala que as primeiras atividades INDUSTRIAS do Paraná foram o beneficiamento da erva-mate e da madeira. No entanto, essas atividades não foram atividades EXTRATIVISTAS no Paraná? Cabe recurso sobre isso?
    Obrigado

    • Pablo

      Tive essa mesma interpretação Caíque… fui induzido ao erro pelo fato da palavra INDUSTRIAIS…

    • JOAO CARLOS

      É o mesmo aconteceu comigo, que além de ser material de História, fui igualmente induzido pela indicação da palavra “INDUSTRIAIS”.

    • João Schier

      Uma vez que não houve beneficiamento da matéria-prima, também concordo que seja extrativismo como em muitos livros de história descreve que a retirada da madeira se esgotou em alguns anos. Onde não houve a industrialização da matéria-prima.

  • Alessandra

    Ouvi dizer que esta prova será anulada. Será possível?
    E a nota de corte, alguém sabe qual será?

  • João Schier

    Em 1859 o Rio de Janeiro respondia por 78,4% da produção brasileira, São Paulo por 12,9%
    e Minas Gerais por 7,8%. A partir de 1880 São Paulo tornou-se o maior produtor brasileiro, tendo atingido
    maior participação na produção nacional na década de 30. De São Paulo, entre 1904 e 1929, a cultura
    atingiu o norte do Paraná, que se tornou o maior produtor brasileiro até a metade da década de 80,
    chegando a responder por 50,0% da produção brasileira e cerca de um terço da produção mundial de café.
    Em 1960 a cafeicultura atingiu a fronteira com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul (ANUÁRIO, 2001;
    GRIEG, 2000; MELLO, 2001).

  • Matheus

    Olá! Já que a correção aponta que “CABE RECURSO” para as questões 46 e 49, vocês do site poderiam ajudar a formular recursos bem embasados para estes itens? Muito obrigado!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Matheus,
      Infelizmente o Aprova não presta consultoria para recursos. Os comentários dos professores poderão ajudá-lo a redigir esse embasamento.
      Abs!

  • Jose Roberto

    ola, em relação a questão 47 a afirmação “Em razão do fortalecimento da economia brasileira, em 2008, o Brasil exerceu a presidência do G-20, grupo que reúne países economicamente avançados e países emergentes importantes.”, faz parecer que o Brasil assumiu a presidência do G20 pelo fortalecimento da economia, mas a presidência segue o critério da rotatividade de ano a ano, por esta a firmação da banca a presidência ficaria sempre com a China ou EUA. cabe recurso.

  • Adriana Ferreira

    Também pensei que a 47 fosse V

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *