Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 90 – 5 atitudes para estudar mais em menos tempo

Publicado em 21 de maio de 2014 por - 2 Comentários


Olá concurseiro!
A falta de foco é um dos maiores inimigos dos candidatos. Com tantas coisas se passando na sua cabeça, parece impossível conseguir pensar unicamente nos assunto dos materiais.
No último Aprova Informa nós já falamos sobre como se concentrar nos estudos. Hoje, traremos mais dicas que irão ajudar você a melhorar a sua capacidade de manter o foco e otimizar seu tempo.
Acompanhe!
A 1ª dica é focar na sua respiração. Use dois minutos para acalmar sua respiração e abaixar a adrenalina.
A dica seguinte é esvaziar a sua mente. Esse é um dos pressupostos da meditação que tem por objetivo conectar o praticante ao momento presente. Seus benefícios para ativar a capacidade de foco são propagados há milhares de anos. Para começar, imagine, por alguns minutos, a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. Não pense que vai ser fácil, é muito difícil esvaziar a mente e não pensar em nada.
Com mais tranquilidade, é hora de partir para a 3ª dica que se refere ao estudo dos livros e apostilas.
Não comece pelo caminho mais fácil, ou seja, aquela matéria que você já domina. Ao contrário, comece por aquilo que tem mais dificuldade. Assuntos complexos forçam a mente a trabalhar mais. Além disso, nesse momento você está mais descansado, com maior capacidade de aprender assuntos novos ou mais difíceis.
A 4ª dica é fazer do estudo um jogo. Para isso, crie um esquema de metas e autopremiação. Venceu um tópico daquela doutrina complicada? Gabaritou a lista de exercícios? Ponto para você.
Estabeleça uma lista metas, e à medida que elas forem cumpridas, dê a si mesmo pequenos “presentes”, como pausas e momentos para estudar sua matéria preferida, por exemplo.
A 5ª dica é buscar o autoconhecimento. Saber quais os próprios defeitos é fundamental. Ao identificar onde você tem falhado, você poderá superar a si mesmo.

Faça uma análise e verifique o que tira o seu foco e crie suas próprias estratégias para não se deixar vencer pela distração. Liste aquilo que atrapalha você e busque evitar essas atitudes.
Por exemplo: as redes sociais são grandes inimigas dos concurseiros. Por isso, ao começar seus estudos, desligue ou deixe seu celular no silencioso para não ser interrompido.

Ao seguir essas 5 dicas, você notará em poço tempo uma melhora significativa no seu rendimento, por isso, vale a pena tentar! O Aprova informa fica por aqui. Bons estudos e até o nosso próximo encontro!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *