Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Inscrições para o Enem 2014 serão abertas na segunda-feira

Publicado em 9 de maio de 2014 por - 4 Comentários

enem-logoAs inscrições da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira (12), afirmou nesta quinta-feira (8) a assessoria de imprensa do Ministério da Educação. As regras das provas deste ano foram publicadas em um edital na edição desta sexta-feira (9) do “Diário Oficial da União”. Entre as novidades anunciadas pelo ministério está a tradução do edital para aumentar a acessibilidade dos estudantes surdos e cegos, e o uso de detectores de metal nas salas de aplicação das provas, para coibir tentativas de fraude.

Assim como nos anos anteriores, o Enem será realizado em dois dias. Em 2014, ele acontece em 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30 (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (também no horário de Brasília).

ESTUDE PARA O ENEM COM O APROVA CONCURSOS

Números da edição 2014
O ministério prevê receber 8,2 milhões de inscrições no Enem, cerca de um milhão a mais do que no ano passado. O número de alunos que participaram dos dois dias de provas em 2013 foi de pouco mais de 5 milhões. “O aumento nas inscrições se deve à adesão ao Sisu [Sistema de Seleção Unificada], o Ciências Sem Fronteiras, que exige o Enem para participação, todos os  programas, como o Prouni [Programa Universidade para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], que abrem caminho de oportunidades e cada vez mais jovens e adultos que não tiveram oportunidades antes fazem o Enem para ter mais acesso”, disse Paim.

De acordo com o MEC, serão, ao total, 18,3 milhões de provas impressas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile) em 1.699 municípios. Neste ano, serão 785 mil coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. No total, serão 16,6 mil locais de prova.

Inscrições e acessibilidade
Para participar do Enem 2014, os candidatos deverão fazer sua inscrição pelo site oficial do exame http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem entre a próxima segunda-feira e o dia 23 de maio. Segundo a assessoria de imprensa, as inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 23.

A inscrição deverá ser confirmada por meio do pagamento do boleto até o dia 28 de maio. A taxa de inscrição será de R$ 35. A isenção da taxa vale para todos os estudantes de escola pública e estudantes que comprovarem ter renda familiar inferior a R$ 1.086.

Segundo o ministério, neste ano o edital foi traduzido em libras, a língua brasileira de surdos, e o site do Enem terá uma versão do edital incorporado a um sistema de computação acessível para cegos, chamado Dosvox.

Nos dias 8 e 9 de novembro, “o atendimento especializado, como prevê o edital, será oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira deficiência física, surdos, com deficiência mental, intelectual, déficit de atenção, entre outros”, explicou Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Para cada uma dessas situações, a pessoa vai ter que colocar na inscrição que necessita de uma dessas condições e, naturalmente, o atendimento refletirá a necessidade.”

Correção da redação

Segundo o ministro Henrique Paim, os atuais filtros de correção da redação serão mantidos e ampliados. Segundo ele, o MEC tem investido no aprimoramento dos itens de correção e na capacitação dos corretores. O presidente do Inep, Francisco Soares, disse a jornalistas nesta quinta que cada prova será avaliada por dois corretores.

“Se as notas dadas por cada corretor tiverem diferença de 100 pontos, um terceiro corretor irá avaliar a redação. Cada um avalia cinco quesitos. No caso de diferença de 80 pontos em cada quesito, também um terceiro avaliador será chamado”, disse ele.

“Nós estamos com um grande processo de monitoramento e capacitação constante. Quando a redação é enviada ao corretor, assim como todo o sistema de acompanhamento, a redação é acompanhada de várias maneiras. A cada ano acrescentamos detalhes, dada a experiência. Existirão novos filtros e sinalizações e isso é um processo contínuo”, afirmou Francisco Soares, do Inep.

Fonte: G1

ASSISTA ÀS AULAS DEMONSTRATIVAS DO ENEM


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

4 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *