Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 89 – Como se concentrar nos estudos

Publicado em 7 de maio de 2014 por - Um Comentário

Olá concurseiro!

Muitas pessoas, ao começarem estudar, reclamam que têm dificuldades de concentração. Algumas acabam até desistindo de se candidatar a uma determinada vaga por acreditarem que serão incapazes de contornar o problema.

Mas na maioria dos casos, no entanto, as soluções para isso são simples, pois raramente a dificuldade de concentração está ligada à problemas fisiológicos que necessitam de tratamento com medicação.

Para saber mais, acompanhe as nossas dicas sobre esse assunto

RESPEITE SUAS NECESSIDADES

Primeiramente, é bom saber que alguns fatores atrapalham bastante a capacidade de manter o foco nos estudos.

As sensações de fome, sede, sono, calor, frio, entre outras, são algumas delas. De nada adianta começar a assistir a uma aula ou ler uma apostila, se o seu corpo possui outras demandas mais urgentes.

Por exemplo, você vai até a biblioteca, toma uma chuva no caminho e fica com a roupa toda molhada. Provavelmente seu rendimento não será o mesmo, pois o tempo todo você estará incomodado. O mesmo acontece se você está passando mal. Nesse caso, é melhor descansar e perder o dia para se recuperar do que tentar se forçar a estudar.
AFASTE AS PREOCUPAÇÕES DO DIA A DIA
Desocupar a mente das preocupações diárias talvez seja a parte mais difícil. Muitas vezes, pode parecer impossível convencer o cérebro de que o estudo é prioridade quando se tem muitas outras coisas a serem feitas no seu dia.

Isso costuma ser solucionado a partir do estabelecimento de metas e de uma rotina.

Em uma agenda, defina previamente todas as atividades que irá realizar ao longo do mês ou dos próximos meses.

Relacione todas as suas atividades cotidianas — e não apenas as obrigatórias, como o trabalho, mas também os tempos livres e as horas de lazer. Com relação aos estudos, determine todos os horários – início, fim e intervalo – e distribua as matérias que serão estudadas a cada dia.
E deixe de lado o celular, a televisão e a internet, pois eles costumam roubar a nossa atenção.

Ao seguir à risca esse cronograma, sua ansiedade irá diminuir, pois você verá que é possível sim dar conta de tudo. Mantendo o foco em cada atividade, seu cérebro acabará sendo disciplinado, melhorando o rendimento.

E outra dica: no momento em que começar seus estudos, faça respirações curtas, inspire e solte o ar, isso ajuda a relaxar e esvaziar a mente.
DINAMIZE O ESTUDO

O estudo torna-se mais interessante e produtivo quando se adota uma postura ativa diante da tarefa. Por isso ao ler um material ou assistir a uma vídeoaulas, escreva, faça anotações, fale em voz alta, mude as formas de estudar. Isso ajudará a evitar o tédio.
Ao finalizar cada tópico de estudos, é importante resolver os exercícios didáticos relacionados ao assunto. Isso facilita a compreensão e a fixação gradativa dos conteúdos.
É importante ressaltar também que a memorização ocorre a partir da repetição; por isso, procure retornar ao início de cada matéria diversas vezes, sempre que chegar ao fim dos conteúdos.
O Aprova Informa fica por aqui. Bons estudos e até a próxima.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *