Confira no Dobradinha do Aprova 04, com os professores Laércio de Mello, de Atualidades, e Marlus Geronasso, de Redação e Língua Portuguesa,  dicas e informações precisas para você fazer uma excelente dissertação argumentativa sobre os 25 anos da Constituição Federal. Tome nota: dissertação argumentativa é aquela que defende uma tese, um ponto de vista sustentado.

O que você precisa saber:

A Constituição Federal completou 25 anos em 5 de outubro de 2013 e ficou conhecida como a Constituição Cidadã, pois com ela veio uma forte promessa de igualdade social e justiça!

Entre os pontos positivos, é importante saber que a partir de sua promulgação, o gasto social foi ampliando e por consequência a desigualdade social vem reduzindo desde então. O desenho econômico mudou, e a parcela pobre não é mais a maior do país e sim a classe média, formando uma Classe C dominante. E a constituição também implicou no fim no coronelismo presente no nordeste brasileiro.

Assim, a promessa vem sendo cumprida, mas com muita dificuldade, pois, a Constituição é precoce comparando com Cartas Magnas de outros países. E um fato negativo vinculado a essa questão é que hoje vivemos com emendas constitucionais, porque muitos artigos da constituição não foram devidamente regulamentados.

Assista agora e entenda melhor o que significou para o Brasil a promulgação da Constituição em 1988, o que mudou no país de lá para cá e quais foram as principais personalidades (contra e a favor) envolvidas!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *