Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 88 – Como estudar Matemática para concursos públicos

Publicado em 29 de abril de 2014 por - Um Comentário

 

Olá concurseiro!

Ao resolverem se preparar para um concurso público, muitas pessoas se deparam com dificuldades em estudar para as disciplinas de Matemática e Raciocínio Lógico e, por conta disso, acabam perdendo valiosos pontos na prova.

Esse problema está relacionado principalmente às deficiências do ensino escolar, uma vez que os conteúdos do ensino fundamental e médio são fundamentais para a compreensão de questões mais elaboradas.

No entanto, é importante lembrar que todos têm capacidade de aprender — mesmo aqueles que estão “enferrujados”. E a prática é um dos principais caminhos para se dominar esses conteúdos.

Para ajudar você com seus estudos nós conversamos com o professor Fabiano Vieira, professor do Aprova Concursos que nos passou algumas dicas.

Matemática e Raciocínio Lógico

Segundo o professor, os focos dessas duas disciplinas são distintos, embora muitas questões de concursos misturem conceitos das duas em suas questões.
O raciocínio lógico utiliza uma matemática mais prática e engloba situações problema que requerem cálculos para sua solução. Estas questões exigem do concurseiro uma maior percepção quanto à interpretação de uma questão, indo além do simples uso da fórmula.
Já a matemática clássica engloba dos conhecimentos mais básicos até tópicos específicos como geometria, álgebra linear, logaritmos, exponenciais, entre outros. Elas não exigem que o concurseiro imagine uma determinada situação, mas demandam conhecimentos de teorias próprias para a sua resolução, como o domínio de fórmulas e conceitos.

Mas como o concurseiro deve estudar para essas matérias?

Caso você estude por meio de videoaulas você tem o privilégio de poder rever as aulas. E segundo o professor Fabiano, essa repetição é muito útil para se assimilar determinado tópico.
Após aprender a teoria, você deve se dedicar aos exercícios e resolver inúmeras questões, pois só assim você irá fixar os conteúdos e conhecer as diversas formas como os assuntos são cobrados nas provas.
Uma dica dada pelo professor é que você, antes de prestar um concurso, procure outras provas realizadas pela mesma banca organizadora — desde que tragam a mesma forma de questão, como certo ou errado ou múltipla escolha. Conhecer o estilo da banca ajudará você a se preparar para o concurso escolhido.
E não se esqueça – o seu desempenho irá depender, principalmente da sua dedicação. Por isso treine bastante.
O Aprova Informa fica por aqui. Até a próxima semana!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *