Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concurso do Mapa está mantido para o dia 4 de maio

Publicado em 25 de abril de 2014 por - 15 Comentários

mapaApós decisão favorável ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – divulgada pela Justiça Federal do Amazonas na noite desta quinta-feira (24), o certame do órgão terá continuidade e será realizado no dia 4 de maio.

O concurso estava temporariamente suspenso devido a uma ação movida por fiscais federais agropecuários na 3ª Vara da Justiça Federal do Amazonas. A alegação dos servidores é de que o concurso abriu vagas para localidades em que eles têm interesse de remoção.

Para resolver a pendência, entre outras ações, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, autorizou a publicação de edital para concurso de remoção no dia 17 de abril, por meio da Portaria nº 353, no Diário Oficial da União (DOU). Na mesma data, o Mapa havia divulgado a suspensão temporária do concurso.

“Agora, com a decisão pelo prosseguimento do certame, a suspensão será revogada e daremos prosseguimento ao processo de seleção de novos servidores”, explicou o secretário executivo da pasta, Gerardo Fontelles.

Concurso de remoção

Serão beneficiados os servidores ocupantes de cargos efetivos de Fiscal Federal Agropecuário, Agente de Atividades Agropecuárias, Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, Técnico de Laboratório, Auxiliar de Laboratório, Administrador, Agente Administrativo, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro, Geógrafo, Psicólogo e Técnico de Contabilidade, contemplando igual quantidade e as mesmas localidades referidas no Edital nº 1, de 21 de janeiro de 2014, sem prejuízo dos candidatos já inscritos no certame público que trata esse edital.

Para definir os procedimentos operacionais e normativos quanto ao processo de remoção e transferência de servidores do Mapa, foi criado um grupo de trabalho por meio da Portaria SE/Mapa nº 29, de 31 de janeiro de 2013, publicada no Boletim de Pessoal nº 3.

Após alterações recomendadas no relatório final do grupo, a minuta do edital do concurso de remoção foi publicada no DOU e no Boletim de Pessoal do órgão.

De acordo com o coordenador-geral de Administração de Pessoas do Mapa, Vanderlei Lourenço, o remanejamento de servidores não vai prejudicar o quadro de pessoal.

Inscritos

Os inscritos para o concurso público do Mapa, que vai ofertar 796 vagas em diversas áreas, e cidadãos que tenham interesse em mais informações devem buscá-las junto ao Serviço de Informação ao Cidadão: 0800 704 1995 ou http://www.agricultura.gov.br/acessoainformacao.

Fonte: Ministério da Agricultura

aprovaconcursos_MAPA_728x90


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

15 comentários

  • Esse é um país de calhordas mesmo. Me inscrevi no concurso MAPA para um local e agora terei que escolher outro local? Veja o que afirma a decisão da Exma. Magistrada:Assim decidiu a Justiça Federal: “Pelo exposto REVOGO EM PARTE a decisão de fls. 198/207 e determino o prosseguimento do certame para provimento de vagas do cargo de Fiscal Federal Agropecuário, divulgado através do Edital no 1, de 21/01/2014, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com a ressalva de que as vagas anunciadas no edital em questão devem ser oferecidas no processo nacional de remoção, autorizado pela portaria supramencionada (Portaria MAPA no 353, de 16 de abril de 2014), e só então, não havendo interesse dos atuais servidores, sejam disponibilizadas para provimento pelos novos aprovados, sob pena de multa em caso de descumprimento desta ordem judicial, como anteriormente estabelecido.”
    Desta forma o MAPA e a empresa contratada poderá cumprir seu cronograma, divulgando os locais da prova no dia 28 de abril e as provas em si no dia 04 de maio.
    Entretanto órgão deve correr contra o tempo, pois a decisão determina que as vagas que forem ocupadas pelos atuais ocupantes efetivos não poderão ser ofertadas aos novos postulantes. Neste caso, como a ação motivadora da suspensão referia-se ao cargo de Fiscal Federal Agropecuário, o MAPA está desobrigado de adotar o mesmo critério quanto aos demais cargos ofertados.
    Neste entendimento o edital deverá sofrer modificações quanto às lotações dos Fiscais Federais Agropecuários, devendo ser excluídas as vagas aonde estas vierem a ser ocupadas pelos atuais Fiscais no concurso de remoção interna e, sendo disponibilizadas novas vagas para os locais onde estes Fiscais que serão removidos estavam lotados.
    O concurso de remoção interna tem suas inscrições abertas até as 23:59 h, do dia 25/04 (amanhã) e devido a simplicidade dos critérios de seleção (apenas tempo de serviço) já na segunda feira a relação das vagas ocupadas já deverá estar disponível. Vale lembrar que a relação seria provisória, pois ainda seriam possíveis contestações, mas estas afetariam apenas a ordem de classificação e não as vagas.
    Mais informações: http://saudeinspecaoanimal.comunidades.net/index.php?pagina=1421635107_02

  • Pietro Furlan

    Me inscrevi para o concurso do Mapa mas não consigo saber aonde é o local de prova em Porto Alegre?

  • Sidinei de Souza Torrente

    Excelente notícia!!!

  • Anelise

    Quais os locais da prova?

  • Anderson Santos

    Neste caso, como haverá remoções de servidores do MAPA, não deveria ser emitido um Edital com novo quadro de vagas por unidade de lotação??

  • Marcos Vinícius

    Olá, agradeço pela reportagem.

    Apenas confirmando, os candidatos então já pode se programar (comprar passagens e etc) para realizar as provas no dia 04/05 ?

    Obrigado

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Marcos!
      A prova está confirmada, pois o concurso não está mais suspenso. Os candidatos inscritos deverão fazer a prova no dia 4 de maio.
      Abs!

  • maria divina

    Ola ! eu não to conseguindo acessar aonde vou fazer a prova do concurso mapa como faco

  • Josenilson

    Olá me inscrevi no concurso do MAPA pleiteando uma vaga para Porto Alegre,pelo que entendi o local agora pleiteado pode sofrer mudança??caso conquiste a vaga vou ter escolher outro local?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Josenilson!
      Foi dado continuidade no concurso e nenhuma retificação foi publicada até o momento. Desta forma, as condição continuam sendo as mesmas já estabelecidas no edital do concurso, e você continua concorrendo à vaga de Porto Alegre.
      Abs!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *