Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

MAPA tenta impedir suspensão de concurso público abrindo concurso de remoção

Publicado em 17 de abril de 2014 por - 70 Comentários

Atenção, o concurso será realizado no dia 4 de maio:
Concurso do MAPA está mantido para o dia 04 de maio

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de seleção de novos servidores ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o ministro da pasta, Neri Geller, autorizou a publicação de edital para concurso de remoção nesta quinta-feira (17), por meio da Portaria nº 353 no Diário Oficial da União (DOU).

A determinação do ministro é uma das principais medidas adotadas pelo Mapa para reverter uma decisão da 3ª Vara da Justiça Federal do Amazonas, que suspendeu o certame da pasta após ação impetrada por fiscais federais agropecuários. A alegação dos servidores é de que o concurso abriu vagas para localidades em que eles têm interesse de remoção.

Segundo o texto publicado no DOU, serão beneficiados os servidores ocupantes de cargos efetivos de Fiscal Federal Agropecuário, Agente de Atividades Agropecuárias, Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, Técnico de Laboratório, Auxiliar de Laboratório, Administrador, Agente Administrativo, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro, Geógrafo, Psicólogo e Técnico de Contabilidade, contemplando igual quantidade e as mesmas localidades referidas no Edital nº 1, de 21 de janeiro de 2014, sem prejuízo dos candidatos já inscritos no certame público que trata esse edital.

“Com essa medida, o Mapa apresenta uma defesa que anula o argumento sobre o concurso de remoção. Esperamos, agora, que a justiça reverta a decisão o quanto antes para que possamos dar continuidade ao certame”, explica o secretário executivo do ministério, Gerardo Fontelles.

De acordo com o coordenador-geral de Administração de Pessoas do Mapa, Vanderlei Lourenço, o remanejamento de servidores não vai prejudicar o quadro de pessoal.

Concurso de remoção

Para definir os procedimentos operacionais e normativos quanto ao processo de remoção e transferência de servidores do Mapa, foi criado um grupo de trabalho por meio da Portaria SE/Mapa nº 29, de 31 de janeiro de 2013, publicada no Boletim de Pessoal nº 3.

Após alterações recomendadas no relatório final do grupo, a minuta do edital do concurso de remoção deve ser publicada ainda nesta quinta no Boletim de Pessoal.

Inscritos

Os inscritos para o concurso público do Mapa, que vai ofertar 796 vagas em diversas áreas, e cidadãos que tenham interesse em mais informações devem buscá-las junto ao Serviço de Informação ao Cidadão: 0800 704 1995 ou http://www.agricultura.gov.br/acessoainformacao.

Fonte: Ministério da Agricultura

 

aprovaconcursos_INSS_728x90 aprovaconcursos_MAPA_728x90


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

70 comentários

  • Fabio Magalhaes

    Boa tarde,

    O realização da prova do MAPA não será realizada dia 04/05 mais???

    Obrigado pela atenção,

    Att

    Fabio Magalhaes

  • CAROLINA

    O concurso sera dia 4???

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Carolina,
      Ainda não temos certeza. Devemos aguardar a decisão da Justiça e pronunciamento da organizadora do concurso.
      Abs.

  • USP

    Eles farão o concurso de remoção antes do dia 4?

  • Luísa

    Ok, mas afinal… Podemos concluir que a prova é no dia 4 ou ainda está em aberto???

  • Vidal

    Olá, obrigado pela atenção e esclarecimentos! tenho uma dúvida, existe a possibilidade de o concurso de remoção ocorrer em paralelo ao de novos servidores, sem prejuízo do cronograma previsto para este que foi suspenso???

  • PAULO

    olá, então o MAPA terá que abrir novamente as inscrições para o concurso, ja que terá que modificaro quadro de vagas, é outro concurso então???

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Paulo!
      Não. O que o MAPA está tentando fazer é justamente não mexer no concurso público em andamento. Até o momento, as inscrições permanecem encerradas e não houve alteração na data da prova. O concurso de remoção é apenas para os atuais servidores do MAPA.
      Abs.

  • patricia

    por favor mantenha sempre as novidades sobre o concurso aqui no site pois e so aqui que conseguimos alguma informação desejar obrigada por vcs nos informar.

  • patricia

    o concurso do MAPA

  • Tiago

    Bom dia!
    A banca organizadora ainda não se pronunciou sobre a suspensão do concurso, isso quer dizer que a prova continuará sendo dia 04/05 ou por enquanto não se tem certeza? Eu e meu irmão iremos prestar o concurso e estamos em dúvidas se vamos ou não viajar, pois a banca não pronunciou nada ainda.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Tiago!
      Por enquanto o concurso está suspenso, mas não cancelado. Por isso não dá para saber com certeza se haverá ou não prova na data de 04/05.
      Abs!

  • Poliane Torreto

    Olá! Gostaria de saber como ficou a situação do MAPA. A realização da prova será no dia 04/05 mesmo? Abraços!

  • Reginaldo Sousa

    Como já é dia 22 e temos menos de 15 dias para o concurso, gostaria de saber se já saiu alguma decisão da justiça e se a prova será ou não dia 04-05?

    agradece,
    Reginaldo Sousa

  • odvan

    Boa tarde,

    Se o concurso está suspenso, como a prova está mantida para o dia 4? Se está suspensa ela não ocorrerá mais dia 4…..a não ser que ocorra uma reviravolta no caso. Acredito que se a situação não for resolvida até sexta o concurso será adiado.

    Correto?

  • moniere

    ola
    então, a prova vai ser msm no dia 04? obg

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Moniere!
      O concurso segue suspenso. Ainda não dá para ter certeza se a prova será realizada ou não.
      Abs.

    • Flavio

      Não vou fazer o concurso, mas aposto que não vai ser na mesma data, infelizmente. Porém, concordo que a não realização do concurso de remoção não foi legal com os servidores do MAPA. Por isso, lembrem-se disso quando se inscreverem para lugares onde a concorrencia teoricamente é menor. Boa sorte a todos.

  • moniere

    e onde posso encontrar o local da prova?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Moniere,
      Ainda não foi divulgado.
      Acompanhe no site da Consulplan.
      http://www.consulplan.net/concursosInterna.aspx?k=/C2P/J/d4s0=
      Abs.

  • Edson roberto

    Quando será o concurso de remoção interna do mapa? Quando será as inscrições para o pessoal que já trabalha lá?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Edson,
      Temos de aguardar a publicação do edital. Por enquanto só foi autorizado.
      Abs.

    • Cecilia

      Bom dia,

      O edital de remoção já foi publicado no DOU de 17/04/2014, página 03, através da portaria nº 353. Os interessados devem acessar ao site http://www.agricultura.gov.br/portal/page/portal/Internet-MAPA/pagina-inicial/remocao-funcional

      Lembrem-se as inscrições vão de 22/04 até 23h59min de 25/04.

      Em relação ao concurso para provimento dos cargos, ainda não há qualquer publicação em relação ao julgamento do recurso impretado pelo MAPA, mas a esperança é de que nada seja alterado, uma vez que todas as solicitações dos requerentes já foram atendidas. Só nos resta aguardar o parecer final!

      • Flavio

        Para quem não tem acesso: o concurso de remoção oferece TODAS AS MESMAS VAGAS DISPONIBILIZADAS NO CONCURSO aberto. Depois do concurso de remoção as vagas disponíveis não serão as mesmas. Imagino o quanto está sendo difícil para quem tem que decidir se compra passagem ou não, hospedagem, etc. O MAPA deveria dar uma resposta logo, pois os inscritos no concurso aberto estão sendo muito prejudicados: ninguém sabe de nada!

  • Flavio

    O concurso de remoção foi aberto com possibilidade para remoção das mesmas vagas que foram disponibilizadas pelo edital do concurso. Ou seja, em primeiro lugar os servidores do MAPA terão direito às vagas do concurso, o que muda completamente o quadro de vagas. Quem está imaginando que o edital vai permanecer igual, está fora da realidade. Para mim, é lógico que o edital terá de ser modificado e, consequentemente, a data das provas. Acordem, crianças!

  • Marcella

    Olá até quando o mapa tem para dizer se a prova será ou não realizada dia 4? Porque tem pessoas que precisam comprar ou que já compraram passagem para viajar e fazer a prova.

  • Daniel da Costa Soares

    Boa noite, adquiri o curso preparatório para Fiscal Federal Agropecuário do MAPA – Engenheiro Agrônomo, e até o momento não foram disponibilizados as aulas de conhecimento específico. Gostaria de saber a previsão de liberação das mesmas.

  • Marcella

    Gente saiu no diário oficial que o mapa tem que manter o mesmo número de vagas e as mesmas localidades para não prejudicar os inscritos.

  • Flavia

    BOM DIA,

    GENTE ALGUEM TEM ALGUMA NOVIDADE SOBRE A PROVA ?
    PODE TER UMA PROVA NO DIA 04 SENDO QUE O CONCURSO ESTA SUSPENSO AINDA? QUE DESORGANIZAÇÃO!!!!!!

  • Ana

    Que bagunça! Problema resolvido dos servidores…legal; e os inscritos???? A bomba agora explode nos inscritos!!!!! Faltam 10 dias para 4/5 e ninguém (Consulplan e MAPA) nos dá nenhuma posição. É claro que agora não tem condições dessa prova ser no dia 4/5. Como fica a questão de hospedagem, viagem, etc.? Quem não comprou/reservou, não vai conseguir comprar mais. Ou seja, não vai fazer a prova; a não ser que pegue o seu carro e reze para ter algum conhecido na capital que possa lhe dar abrigo! Tudo errado!!!

    • karina

      Pessoal, precisamos ter calma, pois apesar da suspensão do concurso, até o momento, nada está fora do que foi previsto pelo edital. A data de 04/05 é DATA PREVISTA, em nenhum momento essa data foi confirmada. No edital consta a seguinte informação: “As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala) e cargo, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis, A PARTIR DO DIA 28 DE ABRIL DE 2014, no site da Consulplan….”. Mesmo que não houvesse suspensão do concurso, ainda não teríamos a confirmação da data e nem os locais de provas. Teremos que ter paciência, continuar os estudos e esperar a confirmação. Eu não acredito que mudem a data das provas.

  • Edson roberto

    As vagas do concurso vão ser todas preenchidas (ou quase todas) pelo pessoal do mapa. Nossas vagas já eram. Vai ter que ser adiado pois terá que ser refeito o edital. Correto?

  • Alessandro

    Moro a mais de 400 km do local da prova, ainda nem reservei hotel, não comprei minha passagem devido a essa bagunça, onde ninguém da uma posição certa, se eu comprar passagem e reservar hotel agora e não tiver prova? Quem vai arcar com os meus prejuízos? E outra faltando menos de 10 dias para prova será que irei conseguir passagem e hotel? Já liguei na Consulplan e no Mapa; Na consulplan falaram que a data do concurso continua dia 04, mais como? Não esta suspenso? No MAPA ja me falaram que o concurso esta suspenso que este pode ou não ocorrer. Quem paga por isso são os candidatos, que vergonha…..

    • Lívia Maria

      Me encontro na mesma situação!!!! Isso é uma falta de respeito conosco!!!

    • ludimila

      Estou concordando plenamente com o Alessandro, muitos que irão fazer a prova moram muito distantes do local de prova, e até hoje nem uma resposta concreta, falta de responsabilidade com todos.

    • Ana

      É! A prova vai ser no dia 4/5; está bem claro no site do MAPA. Está tudo errado; está tudo muito estranho! Isso é um desrespeito com os mais de 400 mil inscritos. Esse concurso vem bagunçado desde o início com a confusão da escolha da banca organizadora favorecendo aquele político. Não sei não se as cartas já estão marcadas…se as vagas já tem dono!!! Nesse país aqui não duvido de nada!!!!! Me chamou atenção na lista de inscrições homologadas um nome “Ana Paula” sem sobrenome; isso é possível??? Por que está sem sobrenome??? Como eu disse acima: o problema dos servidores está resolvido e agora a bomba explode nos inscritos. Acho que devíamos nos unir e nos manifestar a respeito. Essa prova deveria ser marcada para pelo menos 4 de junho, ou seja, um espaço aí de 30 dias após a decisão da liberação do concurso. Palhaçada!!!!

  • Edson roberto

    O pior de tudo….dia 4 e último dia de feriado! Muita gente não comprou passagem de avião, ônibus, etc….e de ultima hora não vão achar!! Isto é uma tremenda falta de respeito com as pessoas! A essa altura do campeonato vai ter que adiar mesmo!!

  • Luciana

    Acabou de sair no site da justiça federal do amazonas decisão sobre o processo determinando o prosseguimento do concurso. Processo 23310220144013200.

    • Joelma

      Fiquei surpresa com a decisão, visto que vários fatos vão contra o está no Edital, e o quadro de vagas não está definido, não sabemos se as vagas continuarão nas mesmas localidades etc.É inconstitucional, inscrevermos para uma localidade e não concorrermos a mesma. Espero que tudo seja muito bem explicado, e o MAPA se pronuncie, coisa que já deveria ter feito desde o início desta confusão toda.

    • Isabelle

      Onde vemos a decisão Luciana, entrei no site, mas não sei onde procurar!!! Vc já sabe o que tem escrito, diz ai!! Para acabar com a nossa ansiedade.
      Obrigada

      • Blog Aprova Concursos

        Olá Isabelle!
        Veja aqui:
        http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/04/25/concurso-mapa-esta-mantido-para-o-dia-4-de-maio/
        Abs.

    • mariana

      O Aprova confirma o resultado? o concurso está liberado?

      • Blog Aprova Concursos

        Olá Mariana!
        Prova mantida:
        http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/04/25/concurso-mapa-esta-mantido-para-o-dia-4-de-maio/
        Abs.

    • Isabelle

      obrigada Luciana!!!! muito feliz com a decisão!!!! quero me livrar logo disso e fazer essa prova! seja o que Deus quiser!!!! Vamos simbora revisar tudo!!!!

  • Thais Morais

    Aprova Concursos, vocês sabem me dizer, se a prova ocorrerá no dia 04.05?
    Ainda está suspenso o concurso?

    Obrigada.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Thais!
      Prova mantida:
      http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/04/25/concurso-mapa-esta-mantido-para-o-dia-4-de-maio/
      Abs.

  • Luísa

    Por favor, alguém que entenda de direito, decifre o que esta escrito no processo a seguir:

    25/04/2014 07:59:03
    153
    DEVOLVIDOS C/ DECISAO TUTELA ANTECIPADA REVOGADA
    REVOGADA EM PARTE – REGISTRADA NO E-CVD SOB O N. 00001.2014.00033200.1.00339/00033

    23/04/2014 10:55:30
    137
    CONCLUSOS PARA DECISÃO

    23/04/2014 09:08:17
    210
    PETICAO / OFICIO / DOCUMENTO: JUNTADO(O)
    MANIFESTACAO ALLAN AUGUSTIN

  • Junior

    Boa tarde!

    Saiu a decisão sobre o andamento do concurso, ontem à noite!
    Como havia informado antes, minha mãe faz parte do quadro de funcionários do Mapa e venho informar a todos, que, o concurso será mantido para a data que consta no edital.
    Estou decepcionado com essa decisão, pois agora, os únicos prejudicados somos nós, os candidatos!

  • Carlos Eduardo

    “Segundo a decisão, o certame deve prosseguir com a ressalva de que as vagas anunciadas no edital do concurso sejam oferecidas no processo nacional de remoção aos atuais servidores. Não havendo interesse desses servidores as vagas devem ser disponibilizadas para provimento pelos novos aprovados”.

    Então, havendo interesse dos atuais servidores, como fica as vagas para os aprovados???? Ou seja, quem passar, vai ter que aguardar até o última da validade do concurso ou então entrar na justiça pra fazer valer o direito à vaga. O concurso já está todo bagunçado e deveria sim ser adiado e reformular um novo edital após a conclusão do concurso de remoção, mas preferiram alongar mais essa situação lamentável.

  • Vidal

    Boa tarde, a liminar foi revogada em PARTE, o texto deixa claro que as vagas anunciadas no edital 01/2014 deverão ser oferecidas no processo nacional de remoção interna, e, só entao, não havendo interesse dos atuais servidores, sejam disponibilizadas para provimento pelos novos aprovados, nesse caso, o edital deverá sofrer modificações quanto às lotações dos Fiscais Federais Agropecuários.. Sendo assim, não seria necessário adiar o concurso para as devidas correções????!!!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Vidal!
      Prova mantida:
      http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/04/25/concurso-mapa-esta-mantido-para-o-dia-4-de-maio/
      Abs.

  • Daiane Pereira Perlin

    alguém sabe me dizer se vai sair o concurso ou não no dia 4 de maio, hoje já é dia 25 e ninguém dá uma certeza, o pessoal da van que alugamos quer saber e agora o que faço?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Daiane!
      Prova mantida:
      http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/04/25/concurso-mapa-esta-mantido-para-o-dia-4-de-maio/
      Abs.

  • Ana

    É! A prova vai ser no dia 4/5; está bem claro no site do MAPA. Está tudo errado; está tudo muito estranho! Isso é um desrespeito com os mais de 400 mil inscritos. Esse concurso vem bagunçado desde o início com a confusão da escolha da banca organizadora favorecendo aquele político. Não sei não se as cartas já estão marcadas…se as vagas já tem dono!!! Nesse país aqui não duvido de nada!!!!! Me chamou atenção na lista de inscrições homologadas um nome “Ana Paula” sem sobrenome; isso é possível??? Por que está sem sobrenome??? Como eu disse acima: o problema dos servidores está resolvido e agora a bomba explode nos inscritos. Acho que devíamos nos unir e nos manifestar a respeito. Essa prova deveria ser marcada para pelo menos 4 de junho, ou seja, um espaço aí de 30 dias após a decisão da liberação do concurso. Palhaçada!!!!

  • eduardo

    Uma pergunta, me inscrevi para um cargo em estado diferente de onde moro, caso eu consiga ser chamado posso pedir transferência apos o termino do estagio probatório ou tenho que me submeter a esse tipo de prova de remoção??

  • Isabelle

    Gente vão estudar para o concurso, se vcs passarem vcs vão exigir seus direitos, deixem de reclamar, adiar esse concurso só será mais prejudicial para todos (MAPA e nós que estamos estudando).

  • eduardo

    OK, obrigado pelo auxilio!!!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *