https://www.youtube.com/watch?v=x01xhrr_FQU

No Dobradinha do Aprova 03, os professores Laércio de Mello e Marlus Geronasso atendem à solicitação de uma internauta que pediu um Dobradinha de Atualidades e Redação sobre manifestações juvenis!

Eles trazem informações sobre as manifestações dos estudantes no Brasil desde o Golpe Militar, em 1964, até os últimos movimentos ocorridos, abordando inclusive acontecimentos passados na França que influenciaram ações no Brasil. Um fato curioso é que o Rolezinho também foi caracterizado como um movimento!

Os jovens fazem a mudança

Tome nota de que os estudantes são peças fundamentais nesses movimentos, pois sempre estiveram envolvidos na busca da democracia no País. Nas revoluções pelo mundo afora, é possível verificar uma representativa presença de jovens. E não é à toa, pois o desejo de mudança é mais forte nos jovens, é mais voluntarioso.

Conheça quem foram os principais envolvidos nesses eventos e também quais são os principais grupos juvenis do país, o que eles já fizeram e como está a representatividade desses grupos no dia a dia. Neste sentido, aproveite também para enriquecer o seu texto com opiniões críticas sobre uma contradição vivida pela juventude, pois os jovens não têm apresentado uma expressão forte na defesa de seus interesses.

Contradição 

Ao mesmo tempo em que o movimento juvenil tem um histórico de luta, ele parece atualmente adormecido, fraco na defesa de seus interesses, como o professor Marlus explica ao contar da aprovação da Lei que restringe o direito de estudantes em pagar meia-entrada em apresentações públicas.

Essa contradição foi assumida pelos próprios jovens quando usaram no final do ano passado a bandeira: “O Gigante Acordou” na sequência de manifestações desencadeadas pelo aumento da passagem dos ônibus.

Os professores verificam que nestes tipos de movimentos há a presença da “gota d’água”, ou seja, de acontecimento pequeno, mas disparador do movimento, como uma gota d’água que cai em um copo cheio e o faz transbordar.

E no ano passado, os 20 centavos de aumento na passagem implicaram na gota d’água que acordou o gigante. Tanto que os professores lembram que a principal bandeira do movimento foi: “Não é só por 20 centavos”, tanto que defendiam também um sistema de saúde e educação mais digno e eficiente e a luta contra a corrupção.

Conquistas

As manifestações além de impedirem o aumento da tarifa de transporte, também impediram a aprovação da PEC 37, que retiraria o poder do Ministério Público de realizar investigações criminais, deixando esse poder exclusivo à polícia.

Redação

Essas informações são importantes para você usar como argumentos de autoridade e argumentos concretos e dar corpo a sua redação. O professor Marlus explica que os argumentos devem ser usados principalmente na parte de desenvolvimento da redação, após a introdução.

Assista ao programa e confira mais informações para você fazer uma excelente redação!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *