Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Defensor Público do Paraná conta sobre o concurso e a carreira

Publicado em 14 de abril de 2014 por - 2 Comentários

Professor WisleyO professor Wisley, do Aprova Concursos, foi aprovado no primeiro e, até o momento, único concurso promovido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná para o cargo de Defensor. O concurso foi realizado em 2012 e oferecia 197 vagas, mas foram aprovados apenas 80 candidatos, devido aos requisitos mínimos exigidos para a ocupação do cargo.

O segundo concurso para a carreira de Defensor Público do Estado do Paraná deve ser realizado em breve. A previsão é que a publicação do edital aconteça até o início do segundo semestre de 2014 (Veja aqui a notícia).

Leia abaixo a entrevista com o professor Wisley, que com apenas 25 anos já conseguiu a vaga almejada

Aprova Concursos – Quando e como foi o primeiro concurso da Defensoria Pública do Estado do Paraná?

Professor Wisley – O concurso foi lançado no início de 2012, mas finalizou em 2013. Foram 11 meses desde a publicação do edital até a homologação do resultado.

 

Aprova Concursos – O concurso para o cargo de Defensor tinha quantas etapas?

Professor Wisley – Foram quatro etapas.  Na primeira fase foram cobradas questões objetivas e cada matéria tinha um mínimo de acertos. A segunda fase também era de questões, mas dividida em dois momentos: o primeiro foi composto por uma peça cível e questões discursivas, com 2 sessões para cada área; o  segundo momento foi uma peça Penal, mais questões discursivas. Houve um intervalo de 15 dias de um momento para outro.

A terceira fase foi uma prova oral, com examinadores de todas as matérias do edital e a quarta etapa a entrega de títulos de estágio e de pós-graduação.

 

Aprova Concursos – Você se formou quando?

Professor Wisley – Em 2010, mas colei grau em 2011, fiz faculdade da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Aprova Concursos – Quantos concursos já fez?

Professor Wisley – Foi o primeiro e único concurso que fiz. Eu havia passado na OAB em 2010.

 

Aprova Concursos – Quais as atribuições do seu cargo de Defensor Público?

Professor Wisley – O Defensor presta assistência jurídica à população carente, não é estritamente processual, também faz palestras, atende a delegacia, tem um contato muito grande com a população carente. Das três atividades jurídicas considerando Magistratura, Ministério Público e Defensoria, quem trabalha na Defensoria é que tem maior contato com a população.

 

Aprova Concursos – Quando assumiu sua vaga?

Professor Wisley – Em outubro de 2013 assumi o cargo na cidade de Paranaguá. O concurso é estadual, e a cidade de lotação é escolhida de acordo com a classificação do aprovado.

 

Aprova Concursos – Quais as características do concurso?

Wisley Santos – O concurso é diferenciado, pois cobra todas as matérias, por exemplo, Penal e Processo Penal, Civil e Processo Civil, Constitucional e Administrativa, Consumidor, Criminologia, Princípios Institucionais da Defensoria, Filosofia e Sociologia e Direitos Humanos. E exige um mínimo de acertos em cada matéria. No concurso que fiz, a banca foi a Fundação Carlos Chagas.

 

Aprova Concursos – Você pretende fazer outros concursos?

Professor Wisley – Não. Estou muito feliz. Fiz a faculdade pensando em ser defensor, mas estava advogando e atuando como professor, no entanto quando foi publicado o edital me dediquei aos estudos. Gosto do cargo pela atuação direta com a efetivação dos direitos fundamentais e o respeito incondicional ao Direito de Defesa.

 

Aprova Concursos – Quais dicas você daria para quem deseja estudar para o próximo concurso da Defensoria Pública do Estado do Paraná?

Professor Wisley – Das três carreiras jurídicas acredito que este é o século da Defensoria Pública, como já falou o jurista Celso de Mello. É uma carreira que logo terá o mesmo respeito concedido pela sociedade no estado do Paraná ao MP e à Magistratura, e é a única que está do lado dos hipossuficientes.

 

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *