Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 85 – É possível montar um cronograma de estudos à noite e aos finais de semana

Publicado em 9 de abril de 2014 por - Comentar

 

Olá concurseiro!

Quem decide se preparar para concurso público nem sempre ficará estudando em tempo integral. É muito comum concurseiros que precisam continuar com a rotina de trabalho, ou mesmo, de estudos extras, por exemplo, quem faz faculdade, ou se dedica durante o dia às atividades domésticas e à família. Recebemos em nossas Redes Sociais o pedido de ajuda para montar um cronograma de estudos com horários à noite e finais de semana. Muitos nos questionam se é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Nosso objetivo é ajudá-lo a passar no concurso desejado, por isso, afirmamos que é possível sim. Vamos te mostrar como criar um cronograma de estudos para quem tem outras atividades.

É normal os concurseiros se assustarem com a quantidade de matérias exigidas nos editais e acharem que não vão conseguir dar conta de todo o conteúdo a tempo. Mas com organização, disciplina e força de vontade é possível.

A primeira coisa a fazer é calcular quanto tempo você tem para se dedicar aos estudos. Para uma pessoa que trabalha de segunda a sexta das 8 horas às 18 horas, uma sugestão é que comece a estudar às 19h30 e vá até às 23h30. Nos cinco dias da semana, sendo 4 horas de estudo por dia além do trabalho, totalizando 20 horas. Nos finais de semana, se conseguir estudar 6 horas por dia, ou no sábado ou no domingo, tendo um dia de descanso, totalizaria 26 horas por semana.

Este é só um exemplo. Também é importante separar quais matérias serão estudadas por dia e quantas horas você vai se dedicar para cada matéria.

É importante ressaltar que mais do que a quantidade de horas de estudo a qualidade e o aproveitamento do tempo são fundamentais.

Não deixe de ler o edital e verificar quais matérias tem mais peso e se dedique mais a elas. Também é importante estudar mais as matérias que você tem mais dificuldade e deixar um período próximo a data da prova para fazer a revisão.

Enfim, com organização é possível trabalhar e estudar para concurso público, mas é fundamental ter um cronograma de estudos de acordo com sua necessidade e disponibilidade que você mesmo irá montar. Estudando assim é muito mais fácil dar conta do conteúdo cobrado no edital e ser aprovado.

Outra dica para quem pretende estudar nas horas de folga do trabalho nos fins de semana é conversar com sua família e pedir apoio, vale lembrar que estudar para ser aprovado é algo temporário, mas a conquista do cargo público é permanente e depois de aprovado você terá mais tempo para a família e mais estabilidade financeira para desfrutar os momentos de lazer.

Horários de estudo e de lazer precisam estar bem definidos na rotina de quem pretende seguir a carreira pública. Não adianta estudar uma mesma matéria por 10 horas seguidas, sem planejamento e método.

Da mesma forma que acontece com o corpo que deve ser treinado para adquirir resistência física, a mente também precisa se acostumar à rotina de estudos. Geralmente as primeiras semanas são mais difíceis, até que o estudo se torne um hábito.

Recomendamos que para quem não está acostumado a estudar que escolha duas matérias por dia e que o tempo de estudo seja aumentado gradativamente.

E mais do que qualquer dica de estudo, acredite no seu potencial e dedique-se ao máximo.

Bons estudos e até o próximo Aprova Informa!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *