Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dobradinha do Aprova 02: Atualidades e Redação – O Brasil e as 50 cidades mais violentas do mundo

Publicado em 3 de abril de 2014 por - 7 Comentários


Nesta segunda edição do programa Dobradinha do Aprova, confira os assuntos mais quentes de Atualidades junto com importantes orientações de Redação com os professores do Aprova Concursos: Laércio de Mello, da disciplina de Atualidades, e Marlus Geronasso, da disciplina de Redação e Língua Portuguesa.

Neste encontro, o professor Laércio traz em questão a temática da violência nacional a partir de um assunto atualíssimo divulgado nos principais veículos de comunicação: o Brasil tem l6 cidades entre as 50 mais violentas do mundo.

Eles avaliam que a violência no Brasil é uma questão paradoxal, pois o Brasil vem se tornando mais rico, mas ainda mantém índices de violência altíssimos.

Veja as principais notícias indicadas pelo professor Laércio sobre o assunto:

Na sequência, o professor Marlus dá dicas de como construir uma dissertação argumentativa com tema Violência no Brasil. Ela traz orientação de como fazer o título, os parágrafos, a divisão silábica, orientando o devido cuidado com as margens, para que a estética do texto fique boa. E explica também que neste tipo de texto, o candidato deve fazer uso de argumentos  de prova concreta, que são argumentos estatísticos, como por exemplo, os dados trazidos pelo professor de Atualidades:

  • Entre as 10 cidades mais violentas do ranking citado, três são brasileiras.
  • O México que aparece em segundo lugar no ranking tem apenas uma entre as 10.
  • Os EUA têm quatro cidades entre as mais violentas listadas no ranking. E três são da África do Sul.
  • O Brasil gasta R$ 62 bilhões com segurança pública, o que representa cerca de 70% orçamento de cada estado brasileiro.

O professor orienta a utilização desses dados, mas ressalta que não basta jogá-los no texto, pois é preciso manter o cuidado com coerência do texto, e, além disto, também é muito importante citar a origem do dado.

Assista agora e veja todas as dicas e informações trazidas pelos professores!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

7 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *