Olá concurseiro!

Recebemos todos os dias no Aprova Concursos centenas de dúvidas sobre concursos públicos. Quem é concurseiro mais experiente já sabe da importância de prestar atenção em algumas informações que são essenciais para não acabar perdendo a tão esperada vaga no cargo público.

A primeira coisa para quem deseja prestar um concurso público é procurar o edital. Ele traz o período e local das inscrições e todas as regras para aquele concurso, como prazo de validade, cargos, requisitos, lotação, entre outros.
Além de publicado no Diário Oficial da União, o edital estará disponível no site da banca organizadora, como a CESPE, CESGRANRIO e FUNRIO.

Por isso, antes de fazer a inscrição no site da banca organizadora é importante ler atentamente todo o edital, pois caso você não atenda a uma das exigências, acabará desclassificado.

Também é fundamental anotar em um local que visualiza com frequência a data do concurso. Isso irá ajudar na organização da sua agenda e a não esquecer o dia da prova!

Mas atenção: o edital pode ser, a qualquer momento, retificado, ou seja, ter informações importantes alteradas.
Por isso é bom, sempre que possível, dar uma olhada no site da organizadora e procurar o link do concurso para ver se houve alguma modificação.

E outra observação: antigamente as bancas organizadoras dos concursos enviavam uma correspondência para a casa dos candidatos com o cartão de inscrição lembrando o dia, o local e o horário da prova. Isso quase não ocorre mais. Agora é o candidato quem deve acompanhar no site da organizadora a divulgação dessas informações. Algumas vezes também é preciso imprimir esse cartão e apresentar juntamente com o documento de identificação no dia da prova.

Então chega o dia da prova, o concurseiro faz a prova objetiva, confere o gabarito e vê que foi aprovado. Nesse caso, o ideal é reler o edital para ver quais as regras para a classificação e nomeação. Pode ser que haja mais uma etapa, como exames médicos e prova de títulos, onde devem ser apresentados os diplomas, certificados ou outros documentos.

E lembre-se: mesmo se você for aprovado em todas as etapas, a nomeação não está garantida. Isso irá depender do número de vagas disponíveis. Mas se forem abertas 50 vagas e você se classificou em 60, por exemplo, não desanime, pois pode haver desistência por parte de outros candidatos ou a abertura de mais vagas para o cargo.

E nada de ficar aguardando uma ligação ou uma correspondência oficializando a sua convocação. É obrigação do candidato acompanhar as publicações nos Diários Oficiais, seja no Diário Oficial da União, dos Estados ou da Justiça, disponíveis na internet e em alguns jornais de grande circulação. Por incrível que pareça, há casos de aprovados que não veem a publicação da sua convocação e acabam perdendo a vaga.
Por isso, tenha o máximo de atenção com todas as etapas e fases do concurso.

O Aprova Informa fica por aqui. E para mais informações, fique ligado na nossa página. Vejo você na próxima semana.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *