Olá concurseiros!

No próximo domingo, dia 30 de março ocorrerá a prova objetiva e a prova discursiva para o concurso de 2014 da Caixa Econômica Federal. Foram cerca de 1 milhão de inscritos e, por isso, o Aprova Informa desta semana vai trazer dicas para você, que vai prestar este concurso.

Além do cargo de técnico bancário novo que exige nível médio, o concurso também traz oportunidades para Engenheiros e Médicos.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o candidato não receberá nenhum comprovante de ensalamento via Correios. Para saber, portanto, onde será o local da sua prova, é preciso fazer sua própria verificação, a partir do dia 24 de março, no site da Cespe.

O endereço é www.cespe.unb.br. Ao entrar na página, clique em “concursos e seleções” e escolha entre as opções caixa NM — para nível médio e Caixa NS para nível superior e procure o campo destinado ao acompanhamento e insira os dados solicitados.

As provas de nível médio terão duração de 4 horas e 30 minutos. Elas serão aplicadas no dia 30 de março de 2014, às 15 horas, lembrando que o horário deve seguir o de Brasília. Para os cargos de nível superior as provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 5 a 8 horas .

O candidato deverá comparecer no dia da prova com antecedência mínima de uma hora e deverá levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identidade original.

Outras dicas para os candidatos são relacionadas às provas em si. Acompanhe!

A prova discursiva é uma das que traz mais preocupações aos candidatos. A professora de Redação do Aprova Concursos, Daniela Tatarin, sugeriu alguns temas que podem ser tratados na prova da Caixa Econômica Federal. Segundo Daniela, a questão discursiva da Caixa poderá relacionar algum tema de envolvimento social, como Bolsa família ou FGTS, por exemplo. Minha Casa Minha Vida ou as obras do PAC também podem aparecer, com especial foco na questão do desenvolvimento do país e da diminuição da pobreza.
A professora também acredita que dentre as 4 quatro possibilidades de construção de texto apresentadas no edital – descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo e instrucional — será escolhido o expositivo-argumentativo.

No entanto, o mais importante é ficar atento ao comando da questão. Leia com atenção o enunciado e procure separar um bom tempo para desenvolver a prova, revisar o texto e passá-lo para a folha com a versão definitiva.

Já para a prova objetiva a dica é começar pela disciplina em que você tem mais conhecimento — isso irá aumentar a sua autoconfiança para o resto da prova. Muitas vezes, quando o candidato começa a prova por uma matéria muito difícil, ele pode ter a falsa sensação de que não vai conseguir um bom resultado e isso pode comprometer o seu desempenho.

E se em algum momento, você perceber que está muito nervoso, algumas respirações lentas e profundas ajudam a recuperar o equilíbrio. Se preciso, vá ao banheiro e lave o rosto. Isso ajuda a afastar o estresse.

E como a banca organizadora é a CESPE, não deixe de assistir ao Aprova Informa, edição 81, já no ar pelo nosso canal do Youtube. O vídeo traz dicas sobre as provas realizadas por essa banca.

Uma boa prova e até a próxima semana!

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *