Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Gabarito Comentado – INSS – Administração

Publicado em 11 de março de 2014 por - 20 Comentários

Confira aqui o Gabarito Comentado pelo time de professores do Aprova Concursos da prova reaplicada neste domingo, dia 9/03, para os candidatos ao cargo de Administração do concurso do INSS.

Abaixo, já estão comentadas as questões de:

  • Ética no Serviço Público, pelo professor Tiago Cargnin.
  • Direito Previdenciário, do professor Milvio Braga.
  • Direito Constitucional, do professor Akihito Allan Hirata.
  • Matemática Financeira, pelo professor Fabiano Vieira; 
  • Gestão de Materias, pelo professor Agamenon Franco;  
  • e Noções de Direito Administrativo , pelo professor André Barbiere; 


Atenção, entre as questões já corrigidas, duas delas são passíveis de recurso.

 

Questões 1 a 10 aguardando comentários dos professores

Questões de Língua Portuguesa

As questões 01 a 05 tomarão por base o seguinte texto:

TECNOLOGIA EDUCACIONAL E DIGITAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Elaine Turk Faria

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as possibilidades e necessidade de utilização da tecnologia digital nas instituições de ensino, bem como da introdução da cultura tecnológica entre alunos e professores, onde se inclui a educação à distância e as disciplinas semipresenciais no ambiente acadêmico.

Com frequência, lemos nos jornais, revistas e na literatura científica atual o quanto nossos jovens estão familiarizados com a tecnologia e têm facilidade no seu manuseio. Veem e Vrakking (2009) denominam os jovens desta época de “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. Para estes autores, a geração homo zappiens é digital, e a escola é analógica. Reforçando essa posição, Marc Prensky, educador americano, escreveu um artigo em 2001 sobre os imigrantes digitais e os nativos digitais, em que faz uma divisão entre os que veem o computador como uma novidade e os que não imaginam a vida antes dele, pois têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.

Esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos. Consequentemente, os cursos de licenciatura, onde se inclui também o curso de Pedagogia, têm de preparar os futuros professores para atuarem neste contexto.

[Texto adaptado]

Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.

Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).

Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 13.

Questão 01

Ao mencionar os “imigrantes digitais” e os “nativos digitais”, o texto os identifica, respectivamente, como

A) quem vê o computador como uma invenção recente e quem vê o computador como um recurso bastante conhecido.

B) quem vê o computador como uma inovação e quem vê o computador como algo que sempre fez parte de sua vida.

C) quem vê no computador um aliado assustador e quem vê no computador uma ferramenta de auxílio.

D) quem vê no computador uma novidade intimidativa e quem vê no computador um companheiro inseparável.

E) quem vê um computador pela primeira vez e quem vê um computador todos os dias.

 

Questão 02

Uma fonte citada no texto denomina os jovens de nossos tempos como “geração homo zappiens, que cresceu usando múltiplos recursos tecnológicos desde a infância”. O neologismo “homo zappiens” combina as formas “homo sapiens” e “zap”, com o intuito de

A) fazer uma associação entre o hábito de se usar frequentemente o controle remoto e estar em contato com variados recursos eletrônicos.

B) ironizar o excesso de utilização dos recursos tecnológicos por parte da juventude, que por isso mesmo pode deixar os estudos em segundo plano.

C) mostrar que o homem, desde os tempos mais remotos, sempre avançou em busca de conhecimento, o que justifica a metáfora com a palavra inglesa.

D) conectar criativamente a língua latina e a língua inglesa na formação de uma palavra que teria vida breve na língua portuguesa.

E) expressar uma crítica velada aos jovens que passam mais tempo diante dos computadores do que envolvidos nas tarefas propostas pela escola.

 

Questão 03

Os autores citados no texto dizem que a geração homo zappiens é digital e que a escola é analógica. Isso contrasta, respectivamente, as atitudes de

A) sentir inquietação & sentir quietude.

B) ter voluntarismo & ter sedentarismo.

C) adquirir universalidade e produzir resistência.

D) mostrar modernidade e estar superado.

E) preferir acomodação e semear precariedade.

 

Questão 04

A autora do texto defende que todas as escolas dos dias de hoje precisam

I. fomentar a cultura tecnológica no corpo discente;

II. fomentar a cultura tecnológica no corpo docente;

III. incluir a educação à distância;

IV. oferecer disciplinas semipresenciais;

V. preparar professores para lidar com a tecnologia.

VI. utilizar tecnologia digital;

Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?

A) Todas as seis.

B) Apenas as quatro primeiras.

C) Apenas as quatro últimas.

D) Cinco delas.

E) Nenhuma delas.

Questão 05

No último parágrafo, a autora diz que “esta situação, vivenciada na sociedade contemporânea, tem implicações tanto nas escolas de educação básica quanto nas universidades, já que este é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos”.

Assinale a alternativa que reescreve o trecho acima sem comprometer o significado original.

A) Como o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos é este, o que se vivencia na sociedade atual é uma situação que tem implicações sobretudo nas escolas de educação básica e nas universidades.

B) Esta situação, que a sociedade contemporânea vivencia, tem implicações não só nas escolas de educação básica como nas universidades, tendo em vista que este é o novo perfil tanto dos estudantes quanto dos acadêmicos.

C) A sociedade contemporânea tem vivenciado esta situação, cujas implicações se dão não apenas nas escolas de educação básica, mas inclusive nas universidades, porquanto este perfil é muito novo entre estudantes e acadêmicos.

D) A vivência da sociedade contemporânea em relação a este novo perfil de estudantes e acadêmicos é uma situação que implica escolas de educação básica e universidades.

E) Já que a sociedade contemporânea vivencia uma situação que implica tanto as universidades quanto as escolas de educação básica, esse é o novo perfil dos estudantes e dos acadêmicos.

 

As questões 06 a 10 tomarão por base o seguinte texto:

ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA

Elis Regina Fogaça Silveira

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.

Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.

De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.

Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]

Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.

Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).

Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.

 

Questão 06

A Organização Mundial de Saúde diz que o número de superdotados em nosso planeta fica entre 1% e 3% da população.

Pelas informações contidas no texto, sabe-se que a OMS considera superdotadas as crianças que se destacam nas seguintes áreas ou competências:

A) criatividade e psicomotricidade.

B) liderança e estatística.

C) intelectual e acadêmica.

D) sensibilidade artística e musical.

E) talento e memória.

 

Questão 07

Que razão o texto apresenta para que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar?

A) A falta de estímulo intelectual.

B) A inexistência de equipamentos eletrônicos.

C) A violência no ambiente familiar.

D) O despreparo dos professores.

E) A pouca atratividade dos assuntos.

 

Questão 08

Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos:

I. aplicação de testes de QI;

II. levantamento do histórico familiar;

III. avaliação do histórico escolar;

IV. confronto entre interesses e preferências;

V. prescrição do comportamento social.

Quantas dessas indicações estão coerentes com o que o texto diz explicitamente?

A) Todas as cinco.

B) Apenas as três primeiras.

C) Apenas as três últimas.

D) Quatro delas.

E) Nenhuma delas.

 

Questão 09

Diz o texto que “o processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.”

Entende-se um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar como aquele que

A) envolve mais de uma disciplina.

B) ultrapassa o conteúdo da grade curricular.

C) ajuda a controlar a disciplina na escola

D) ressalta um compromisso socioeducacional amplo.

E) é realizado antes dos conteúdos de cada disciplina.

 

Questão 10

O texto defende o seguinte ponto de vista:

A) Os pássaros dependem das duas asas para levantar voo porque não mostram capacidade de integração.

B) O meio cultural é fator decisivo para permitir a integração familiar como um ambiente social acolhedor.

C) A inteligência apresenta predisposição propulsora para o aperfeiçoamento das habilidades.

D) A predisposição genética não é o único fator que causa o desenvolvimento da inteligência.

E) As crianças superdotadas são acolhedoras e aperfeiçoam suas habilidades em ambientes culturais.

 

Questões de Ética no Serviço Público (11 a 15) corrigidas e comentadas pelo professor do Aprova Concursos Tiago Cargnin

Questão 11

Quanto à Comissão de Ética Pública, nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, é correto afirmar que

A) É composta 9 (nove) por brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.

Errado – São 7 membros

B) É assegurada remuneração a todos os membros, a qual será variável em razão do número de reuniões de que participarem.

ERRADO – Não há remuneração.

C) Seu Presidente não terá direito de manifestar-se nas deliberações da Comissão, nem mesmo com voto de qualidade.

ERRADO – O presidente possui o voto de qualidade.

D) Seus membros possuem mandatos de 5 (cinco) anos, permitidas até duas reconduções.

ERRADO – O mandato é de 3 anos, permitida uma única recondução.

E) A atuação no âmbito da Comissão de Ética Pública não enseja qualquer remuneração para seus membros.

CORRETO – Art. 3º, parágrafo 1º, do Decreto 6029/2007.
Letra E. 

 

Questão 12

Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da

A) Secretaria Executiva de Ética Pública.

B) Comissão de Avaliação Institucional.

C) Coordenadoria de Ética Profissional.

D) Comissão Permanente de Avaliação Ética.

E) Comissão de Ética Pública.

 Letra E. CORRETO – Art. 4º, inciso I, do Decreto 6029/2007.

 

Questão 13

De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da

A) independência e parcialidade de seus membros na apuração dos fatos.

ERRADO – Imparcialidade, e não parcialidade dos membros.

B) exposição indiscriminada da pessoa investigada.

ERRADO – Proteção à honra e imagem da pessoa investigada.

C) conclusão abreviada da investigação, independentemente do contraditório e da ampla defesa.

ERRADO – Não existe tal princípio.

D) divulgação imediata da identidade do denunciante.

ERRADO – Proteção à identidade do denunciante, que deverá ser mantida sob reserva, se este assim o desejar.

E) proteção à honra e à imagem da pessoa investigada.

CORRETO – Art. 10, inciso I, do Decreto 6029/2007.
Letra E. 

 

Questão 14

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, constitui vedação ao servidor público

A) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.

ERRADO – Trata-se de um dever do servidor.

B) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

ERRADO – Trata-se de um dever do servidor.

C) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração ao Código de Ética de sua profissão.

CORRETO – Seção III, inciso XV, alínea “c”, do Decreto 1171/1994.

D) conservar limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição.

ERRADO – Trata-se de um dever do servidor.

E) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

ERRADO – Trata-se de um dever do servidor.
Letra C.

 

Questão 15

O Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal foi instituído com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal, possuindo, dentre outras, a competência de

A) implementar políticas públicas onde a transparência e o acesso à informação são instrumentos dispensáveis ao exercício de gestão da ética pública.

ERRADO – São instrumentos indispensáveis, e não dispensáveis.

B) articular ações com vistas a estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública do Estado brasileiro.

CORRETO – Art. 1º, inciso IV, do Decreto 6029/2007.

C) permitir a utilização de artifícios destinados a procrastinar o exercício de direito por qualquer cidadão.

ERRADO – Procrastinar, prolongar o exercício de direitos viola a ética no serviço público.

D) utilizar meios que impeçam a compatibilização e a interação de normas e procedimentos relativos à ética pública.

ERRADO – É o contrário. Deve promover a integração, e não impedi-la.

E) discriminar e segregar os órgãos, programas e ações relacionados com a ética pública.

ERRADO – Na realidade, trata-se da integração, e não da segregação dos órgão e programas.
Letra B.

 

Questões de Informártica

Questão 16

Todos os recursos presentes na Internet são localizados por meio de um endereço único conhecido como

A) DNS.

B) FTP.

C) HTML.

D) HTTP.

E) URL.

 

Questão 17

Num aplicativo de navegação da Internet, como o Microsoft Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, a listagem que registra todos os acessos realizados a páginas em um determinado intervalo de tempo é chamada de

A) Cache.

B) Extensões.

C) Favoritos.

D) Histórico.

E) Navegação.

 

Questão 18

Google é uma empresa multinacional de serviços online e software dosj Estados Unidos, que hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na Internet. Muito conhecido pela sua ferramenta de pesquisa na Web, o Google possui um navegador de Internet denominado

A) Android.

B) Browser.

C) Chrome.

D) Google+.

E) Safari.

 

Questão 19

Analise as seguintes afirmações sobre os campos de destinatários de mensagens de um aplicativo de correio eletrônico:

I. Para: é um campo obrigatório com um único endereço de e-mail do destinatário principal da mensagem.

II. Cc: é um campo opcional com uma lista de endereços de e-mail de destinatários para quem a mensagem será enviada como uma cópia.

III. Cco: é um campo opcional com uma lista de endereços de e-mail de destinatários que ficarão ocultos para os demais destinatários.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

A) Nenhuma delas está correta.

B) Somente as duas primeiras estão corretas.

C) Somente a primeira e a terceira estão corretas.

D) Somente as duas últimas estão corretas.

E) Todas estão corretas.

 

Questão 20

Num aplicativo de edição de textos como o Microsoft Word ou o LibreOffice Writer, existem procedimentos utilizando o mouse para selecionar trechos do texto com que o qual se vai trabalhar para, por exemplo, aplicar certos efeitos a ele.

Considerando o mouse com a configuração padrão, analise as afirmações abaixo sobre formas de selecionar trechos de um texto:

I. Para selecionar um trecho qualquer, pode-se clicar com o botão esquerdo do mouse no início do trecho desejado e arrastar o mouse até o final do mesmo.

II. Para selecionar apenas uma palavra, o usuário pode aplicar um clique duplo com o botão esquerdo do mouse na palavra desejada.

III. Para selecionar apenas um parágrafo, o usuário pode aplicar um clique triplo com o botão esquerdo do mouse em qualquer palavra inserida no parágrafo desejado.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

A) Nenhuma delas está correta.

B) Somente as duas primeiras estão corretas.

C) Somente a primeira e a terceira estão corretas.

D) Somente as duas últimas estão corretas.

E) Todas estão corretas.

 

Questão 21

Numa planilha eletrônica como o Microsoft Excel ou o LibreOffice Calc, suponha que a célula C3 armazene a fórmula =A1+B2. Ao selecionar a célula C3, recortar ou cortar (operação equivalente ao atalho Ctrl+X) e colar na célula D4 (operação equivalente ao atalho Ctrl+V), qual será a fórmula armazenada na célula D4?

A) =A1+B2

B) =A2+B3

C) =A3+B4

D) =B1+C2

E) =B2+C3

 

Questão 22

No painel de controle do Windows 7, é possível ajustar várias configurações do sistema, organizadas por categoria. Qual alternativa não é uma configuração da categoria Aparência e Personalização?

A) Cor da janela.

B) Economia de energia.

C) Efeitos de som.

D) Plano de fundo da área de trabalho.

E) Proteção de tela.

 

Questões de Noções de Direito Administrativo.

Confira abaixo a correção e comentários  das questões 23 a 29 feitos pelo professor do Aprova Concursos, André Barbiere.

Questão 23

É ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades mencionadas pela Lei n. 8429/92.

Assinale a alternativa que se relaciona coerentemente com o texto acima.

A) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

B) revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

C) agir negligentemente na arrecadação de tributo ou renda, bem como no que diz respeito à conservação do patrimônio público;

D) revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço;

E) frustrar a licitude de concurso público.

Letra C.

Artigo 10, inciso X, da Lei 8.429/92. Questão literal de texto de lei.

 

Questão 24

Instaurado processo administrativo disciplinar para a prática de atos de improbidade administrativa, conforme determina a Lei n. 8429/92 deve a Comissão Processante dar conhecimento

A) à Autoridade Policial e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

B) ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

C) ao Ministério Público e à Autoridade Policial da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

D) ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo, que concluiu pelo indiciamento de servidores para a prática de ato de improbidade.

E) à Autoridade Policial e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo, que concluiu pelo indiciamento de servidores para a prática de ato de improbidade.

Letra D.

Artigo 15 da Lei 8.429/92. Mais uma vez, pura transcrição do texto de lei.

 

Questão 25

Com relação à inexigibilidade de licitação, é correto afirmar, na forma da Lei n. 8666/93:

A) Na contratação de serviços, o objeto deve ter natureza singular, ser técnico especializado e o futuro contratado possuir especialização.

B) Na contratação de serviços, o objeto deve ter natureza singular, ser técnico independentemente da especialização e o futuro contratado possuir notória especialização.

C) Caracteriza inexigibilidade de licitação o fato de haver poucas pessoas que atendam às necessidades da Administração.

D) Nos casos de licitação inexigível, embora possível haver a competição, não é obrigatória a utilização de qualquer das modalidades licitatórias previstas nos comandos legais.

E) Na contratação de serviços, o objeto deve ter natureza singular, ser técnico especializado e o futuro contratado possuir notória especialização.

 Letra E.

Artigo 25, inciso II, da Lei 8.666/93. Mesmo que seja, praticamente, literal transcrição do texto de lei, por exclusão, com o simples conhecimento do conceito da licitação inexigível, também seria possível acertar a questão.

 

Questão 26

Quantos dos requisitos da licitação deserta, na forma da Lei n. 8666/93, são necessários?

I. licitação anteriormente realizada;

II. ausência de interessados;

III. risco de prejuízos para Administração, se o processo licitatório vier a ser repetido;

IV. manutenção das condições ofertadas no ato convocatório anterior.

A) os quatro.

B) apenas os dois primeiros.

C) apenas o segundo e o quarto.

D) nenhum dos quatro.

E) apenas os dois últimos.

Letra A.

Artigo 24, inciso V, da Lei 8.666/93.

A licitação deserta é aquela em que não existem interessados, razão pela qual poderá ser feita a contratação direta, nos termos da lei.

 

Questão 27

Quais os critérios que devem ser utilizados para o julgamento das propostas, em processo de licitação, nos termos determinados pela Lei n. 8666/93?

A) O julgamento das propostas está vinculado a critérios técnicos de conhecimento da Comissão e fatores estabelecidos no ato convocatório.

B) O julgamento das propostas deve ser realizado pela Comissão utilizando-se da maior liberdade possível, visando à melhor contratação.

C) O julgamento das propostas está vinculado a critérios e fatores estabelecidos no ato convocatório, cuja interpretação não é estrita.

D) O julgamento das propostas está estritamente vinculado a critérios e fatores estabelecidos no ato convocatório.

E) O julgamento das propostas é ato discricionário vinculado a critérios e fatores de conveniência e oportunidade para a Administração.

Letra D.

O julgamento das propostas deve ser sempre objetivo, nos termos do artigo 3º,caput, da Lei 8.666/93, uma vez que não existe qualquer margem de discricionariedade no julgamento. Vale lembrar que julgamento objetivo é aquele que respeita ao texto legal, bem como ao instrumento convocatório.

 

Questão 28

Com relação ao denominado princípio “da verdade real” em processo administrativo disciplinar, está correta a seguinte afirmação:

A) O efeito da revelia no processo administrativo disciplinar é o da nomeação de defensor dativo, reputando-se como verdadeiros os fatos imputados ao acusado.

B) Desse princípio decorre que a Administração tem o poder-dever de tomar emprestado e de produzir provas a qualquer tempo, atuando de ofício ou mediante provocação, de modo a formar sua convicção sobre a realidade fática em apuração.

C) Também chamado de princípio da verdade material, admite a “verdade sabida” no processo administrativo disciplinar.

D) A Comissão Disciplinar deve buscar, na medida do possível, o que realmente teria acontecido, limitando-se ao que foi levado ao processo pelos envolvidos.

E) O princípio da “verdade real” não é aplicável ao processo administrativo disciplinar.

Passível de recurso (ambiguidade entre as letras B e D)

Quando à Administração Pública atua ela pode agir de ofício ou por provocação da parte interessada, razão pela qual deve ser lembrado o princípio do impulso oficial (oficialidade). Dessa forma, o princípio da verdade real determina que o Estado deve decidir nos termos dos fatos da realidade, afastando as versões das partes, quase sempre viciadas. Assim, “tem o direito e o dever de carrear para o expediente todos os dados, informações, documentos a respeito da matéria tratada, sem estar jungida aos aspectos considerados pelos sujeitos.” (Odete Medauar, 2008, p. 131).

Sendo assim, diante da falha na redação das alternativas B e D, penso ser perfeitamente possível a utilização de recurso.

 

Questão 29

Jorge Jerônimo, temeroso de responder a processo administrativo disciplinar, por atos ilícitos praticados, requer sua aposentadoria, sendo que esta vem a ser concedida, uma vez que foram preenchidos os requisitos legais. Posteriormente, vem a ser instaurado processo disciplinar, que conclui pela prática de improbidade administrativa e corrupção. Nesse caso, qual a pena a ser aplicada?

A) Demissão, com perda do objeto por aposentadoria concedida.

B) Arquivamento, em face da concessão de aposentadoria.

C) Cassação de aposentadoria.

D) O processo administrativo disciplinar não pode ser concluído, em face da aposentadoria.

E) Torna-se impossível a instauração do processo administrativo disciplinar, em face da aposentadoria anterior.

Letra C.

Sempre que o servidor praticar, na ativa, ato punível com demissão poderá, mesmo aposentado, ser punido com a cassação de aposentadoria. C

 

Questões 30 a 35 comentadas pelo Professor de Direito Constitucional do Aprova Concursos, Akihito Allan Hirata.
Atenção, cabe recurso contra o gabarito oficial da questão 30.

Questões de Noções de Direito Constitucional

Questão 30

Observe as cinco afirmações seguintes, as quais se referem aos direitos e garantias individuais.

I. Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

I. verdadeiro. Art. 5, LI da CF.

II. Será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião, desde que resultado de condenação transitada em julgado;

II. Errada. Não será concedida extradição por crime político ou de opinião. Art. 5, LII.

III. Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente, exceto em caso de guerra e terrorismo;

III. Errada. Não existe as exceções apresentadas na questão. Art. 5, LIII.

IV. Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal ou administrativo;

IV.Errada. O final do item deixa errada. Art. 5, LIV.

V. Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

V. Certa. Art. 5, LV.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

A) Apenas a segunda e a quarta.

B) Apenas as duas primeiras.

C) Apenas as duas últimas.

D) Apenas a terceira e a última.

E) Todas estão corretas.

Como o gabarito apresenta como correta o item b, é passível de recurso, visto que os itens II, não se sustenta como correto.

 

Questão 31

A legislatura do Congresso Nacional, nos termos da Constituição Federal, tem a duração de

A) 4 anos;

B) 8 anos;

C) 6 anos;

D) 1 ano;

E) 2 anos.

Resposta correta letra A, com base no art. 44, da CF.

 

Questão 32

A Corte competente para o julgamento de crime de responsabilidade de Ministro de Estado é

A) o Superior Tribunal de Justiça.

B) a Câmara dos Deputados.

C) o Senado Federal.

D) o Supremo Tribunal Federal.

E) o Tribunal de Contas da União.

Apesar de mal formulada a questão, visto que o item C (senado federal) pode julgar por crime de responsabilidade os Ministros de Estado. Como a questão informe a “Corte” competente, pode ser aceita a resposta da questão, letra D. Realmente, o STF pode julgar os Ministros de Estado por crime de responsabilidade, consoante determina o art. 102, I, c.

 

Questão 33

A competência para homologação de sentenças estrangeiras e concessão de exequatur às cartas rogatórias, nos termos da Constituição Federal, é do

A) Supremo Tribunal Federal.

B) Conselho Nacional de Justiça.

C) Superior Tribunal de Justiça.

D) Senado Federal.

E) Conselho Nacional da República.

A homologação de sentença estrangeira e a concessão do Exequatur às cartas rogatórias devem ser feitas pelo STJ, art. 105, I, i, da CF. Portanto, a resposta correta, a letra C.

 

Questão 34

Observe as cinco indicações seguintes, que se referem aos direitos sociais, nos termos da Constituição Federal.

I. Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;

I. Correta. Art. 7, VI, da CF.

II. Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

II. Correta. Art. 7, XXII, da CF.

III. Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

III. Correta. Art. 7, XXIII, da CF.

IV. Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos, salvo na condição de aprendiz;

IV. Incorreta. Art. 7, XXX, da CF. Proibição de qualquer trabalho ao menor de 16 anos, salvo na condição de aprendiz.

V. Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até seis anos de idade em creches e pré-escolas.

V. Incorreta. Art. 7, XXV, da CF. Até 5 anos e não 6 anos, como diz a questão.

Quantas dessas indicações estão corretas?

A) Apenas as três primeiras.

B) Apenas as três intermediárias.

C) Apenas as três últimas.

D) Apenas as três ímpares.

E) Todas estão corretas.

Gabarito correto: letra A.

 

Questão 35

A competência para processar os crimes de responsabilidade do Juiz do Trabalho, nos termos da Constituição Federal, é do

A) Tribunal Regional do Trabalho.

B) Conselho Nacional do Ministério Público.

C) Senado Federal.

D) Tribunal de Contas da União.

E) Tribunal Regional Federal.

Resposta correta: letra E. Conforme determina o art 108,I, da CF.

Questão 36

Com relação a pena de morte, nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que

A) não haverá pena de morte.

B) não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada.

C) a questão da pena de morte deverá ser regulamentada por lei complementar.

D) a Constituição não trata da pena de morte.

E) a aplicação da pena de morte depende de Decreto Legislativo específico.

Resposta correta a letra “b”, consoante determina o art. 5, XLVII, da CF.

 

Questões 37 a 44 comentada pelo professor do Aprova Concursos de Direito Previdenciário, Milvio Braga

Questões de Noções de Direito Previdenciário

Questão 37

São condições para a aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da Constituição Federal:

A) Trinta anos de contribuição, se homem, e vinte anos de contribuição, se mulher.

B) Sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em dez anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

C) Sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

D) Trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e vinte anos de contribuição, se mulher

E) Trinta e cinco anos, para ambos os sexos, reduzidos em dez anos, para o professor que comprove tempo de efetivo e exclusivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio.

ALTERNATIVAC

Justificativa: Art. 201, §7º, inciso II, da CF/88 – segue o texto:

Art. 201 – § 7º –  É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:

I – trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher;

II – sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

Apenas um copia e cola do texto da Lei.

 

Questão 38

A contribuição previdenciária da União, na forma da Lei n. 8212/91,

A) constituída de recursos adicionais do Orçamento Fiscal, fixados obrigatoriamente no plano plurianual orçamentário.

B) constituída de recursos adicionais do Orçamento Fiscal, fixados obrigatoriamente na lei orçamentária anual.

C) responsabilidade da União na cobertura de eventuais insuficiências financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefícios de prestação continuada da Previdência Social, na forma da Lei Orçamentária Anual.

D) fruto do repasse semestral dos recursos referentes às contribuições destinados à execução do Orçamento da Seguridade Social.

E) constituída de recursos fiscais constantes de Lei Complementar específica, aprovada anualmente pelo Congresso Nacional.

ALTERNATIVAB

Justificativa: Art. 16, “caput”, da Lei nº 8.212/91 – segue o texto:

Art. 16 – A contribuição da União é constituída de recursos adicionais do Orçamento Fiscal, fixados obrigatoriamente na lei orçamentária anual.

Apenas um copia e cola do texto da Lei. Cuidado com a ALTERNATIVA “A”, pois o que faz parte do plano plurianual é a proposta orçamentária da Seguridade Social elaborada pelos Conselhos Nacionais de cada área. A contribuição da união é fixada em lei orçamentária anual.

 

Questão 39

Considera-se segurado obrigatório da Previdência Social, nos termos da Lei 8213/91,

A) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa.

B) o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil não é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.

C) quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, com relação de emprego.

D) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde mesmo que vinculado a regime próprio de previdência social.

E) aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter eventual, sem subordinação e mediante remuneração, exceto como diretor empregado.

ALTERNATIVAA

Justificativa: Art. 11, inciso V, alínea “c”, da Lei nº 8.213/91 – segue o texto:

Art. 11 – São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

V – como contribuinte individual:

c) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa;”

Apenas um copia e cola do texto da Lei. Detalhes, a alternativa B está errada porque o texto da lei fala em Brasil membro do organismo internacional e a alternativa fala em não membro. a Alternativa C traz conceito incompatível, pois fala em prestação de serviço eventual COM vínculo, isso é impossível, pois ou o trabalho é eventual ou é com vínculo e as alternativas D e E são contrárias ao conceito da lei, são o exato oposto do texto legal.

 

Questão 40

Analise as seguintes informações sobre o tema da reabilitação profissional, considerando os termos da Lei no 8213/91:

I. Haverá fornecimento de aparelho de prótese, órtese e instrumentos de auxílio para locomoção quando a perda ou redução da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessários à habilitação e reabilitação social e profissional;

II. Haverá reparação ou substituição dos aparelhos mencionados na Lei, desgastados pelo uso normal ou por ocorrência estranha à vontade do beneficiário;

III. Será efetuado o transporte do acidentado do trabalho, quando necessário;

IV. Não será concedido, no caso de habilitação e reabilitação profissional, auxílio para tratamento ou exame fora do domicílio do beneficiário, conforme dispuser o Regulamento;

V. Concluído o processo de habilitação ou reabilitação social e profissional, a Previdência Social emitirá certificado individual, indicando as atividades que poderão ser exercidas pelo beneficiário, impedindo-se que este exerça outra atividade para a qual se capacitar.

Quantas dessas informações são procedentes nesse quesito?

A) Apenas a segunda e a quarta.

B) Apenas a segunda e a quinta.

C) Apenas a terceira e a quinta.

D) Apenas a primeira e a terceira.

E) Apenas a primeira e a quarta.

ALTERNATIVAD

Justificativa: Arts. 89, 91 e 92, “caput”, da Lei nº 8.213/91 – segue o texto:

Art. 89 – A habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.

        Parágrafo único. A reabilitação profissional compreende:

        a) o fornecimento de aparelho de prótese, órtese e instrumentos de auxílio para locomoção quando a perda ou redução da capacidade funcional puder ser atenuada por seu uso e dos equipamentos necessários à habilitação e reabilitação social e profissional;

        b) a reparação ou a substituição dos aparelhos mencionados NO INCISO ANTERIOR, desgastados pelo uso normal ou por ocorrência estranha à vontade do beneficiário;

        c) o transporte do acidentado do trabalho, quando necessário.

Art. 91 – Será concedido, no caso de habilitação e reabilitação profissional, auxílio para tratamento ou exame fora do domicílio do beneficiário, conforme dispuser o Regulamento.

Art. 92 Concluído o processo de habilitação ou reabilitação social e profissional, a Previdência Social emitirá certificado individual, indicando as atividades que poderão ser exercidas pelo beneficiário, NADA impedindo que este exerça outra atividade para a qual se capacitar..

Apenas um copia e cola do texto da Lei. Muitíssimo cuidado com a segunda afirmativa, pois ela está errada porque traz o texto: “dos aparelhos mencionados NA LEI” e o texto original da alínea “B” diz expressamente: “NO INCISO ANTERIOR”.

 

Questão 41

A quem compete, nos termos da Lei n. 8213/91, gerar estatísticas sobre o total de empregados e sobre as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados?

A) Ministério da Saúde;

B) Ministério da Previdência Social;

C) Serviço Nacional da Indústria;

D) Confederação Nacional da Indústria;

E) Ministério do Trabalho e Emprego.

ALTERNATIVAE

Justificativa: Art. 93, §2º, da Lei nº 8.213/91 – segue o texto:

Art. 93 – § 2º – O Ministério do Trabalho e da Previdência Social deverá gerar estatísticas sobre o total de empregados e as vagas preenchidas por reabilitados e deficientes habilitados, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados.

Apenas um copia e cola do texto da Lei.

 

Questão 42

No tocante à contribuição das empresas, na forma da Lei n. 8212/91, é correto afirmar que representa

A) vinte por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

B) vinte por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados que lhe prestem serviços, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

C) quinze por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

D) quinze por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, excluídas as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

E) vinte por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, excluídas as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

ALTERNATIVAA

Justificativa: Art. 22, inciso I, da Lei nº 8.212/91 – segue o texto:

Art. 22 – A contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade Social, além do disposto no art. 23, é de:

I – vinte por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.”

Apenas um copia e cola do texto da Lei. Detalhes, a alternativa B estava errada pois não traz o trabalhador avulso no rol dos prestadores de serviço, as alternativas C e D estão erradas, pois falam em 15% e a alternativa E está errada porque exclui o pagamento de gorjetas e outros ganhos habituais e etc… e o texto da lei inclui a contribuição sobre a remuneração do trabalhador avulso, estabelece em 20% a contribuição e INCLUI gorjetas e ganhos habituais e etc…

 

Questão 43

O Regime Geral de Previdência Social, nos termos da Lei n. 8212/91, reconhece como segurado facultativo

A) o maior de 16 (dezesseis) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

B) o maior de 18 (dezoito) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

C) o maior de 14 (quatorze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

D) aquele que, independentemente da idade, se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

E) o maior de 12 (doze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição.

ALTERNATIVAC

Justificativa: Art. 14, “caput”, da Lei nº 8.212/91 – segue o texto:

Art. 14É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 21, desde que não incluído nas disposições do art. 12.”

Apenas um copia e cola do texto da Lei.

IMPORTANTE: Desde da alteração do texto do art. 7º, XXXIII, da CF/88, pela EC nº 20/98 (segue o texto do inciso retirado do site www.planalto.gov.br: “XXXIII – proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)), o INSS só considera como possível a filiação como facultativo do maior de 16 anos, principalmente por conta do texto do art. 11, do Decreto nº 3.048/99 (segue o texto retirado do site www.planalto.gov.br:   “Art. 11.  É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.”)

Ainda para embasar a informação segue texto extraído do site do INSS no seguinte link “http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/253”:

“Formas de inscrição

FILIADO:

É todo cidadão que se relaciona com a Previdência Social na qualidade de segurado obrigatório ou facultativo, mediante contribuição. Qualquer cidadão maior de 16 anos de idade pode se filiar em uma ou mais das seguintes categorias:

(…)

V- Facultativo:

Nesta categoria estão todas as pessoas com mais de 16 anos que optam por se filiar por meio de contribuição à previdência social, desde que não exerçam outra atividade de filiação obrigatória a regime geral ou próprio de previdência. São exemplos de pessoas que podem se filiar facultativamente: donas-de-casa, estudantes, síndicos de condomínio não-remunerados, desempregados, presidiários não-remunerados e estudantes bolsistas. não exerçam atividade laborativa. (…)”

Portanto, como se pode perceber o INSS só aceita a filiação como segurado facultativo do maior de 16 anos.

Contudo, o texto dos art. 14, da Lei nº 8.212/91 e art. 13, da Lei nº 8.213/91, não foi alterado e continua prevendo o seguinte:

Lei nº 8.212/91: “Art. 14. É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 21, desde que não incluído nas disposições do art. 12.” (texto extraído do site www.planalto.gov.br)

Lei nº 8.213/91: “Art. 13 – É segurado facultativo o maior de 14 (quatorze) anos que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, desde que não incluído nas disposições do art. 11.” (texto extraído do site www.planalto.gov.br)

Dessa forma, como a prova pediu que fosse analisado de acordo com o texto das Lei nº 8.212/91 então o gabarito ESTÁ correto ao considerar como 14 anos de idade, porque o texto destas leis não foi alterado.

Agora, se a prova tivesse pedido o texto do Decreto nº 3.048/99, então a resposta seria 16 anos de idade.

Lembrem-se que eu insisto durante as aulas na nossa “parceria” eu traduzo o conteúdo, mas preciso que vocês leiam a Lei, justamente porque algumas bancas examinadoras cobram o texto da Lei puro e simples, é uma forma de “decoreba”, mas é assim que algumas bancas cobram.

Como eu digo nas aulas é importante conhecer o conteúdo e os conceitos da matéria, mas infelizmente para fazer esse tipo de prova o aluno deve “decorar” o que tá escrito também.

 

Questão 44

Assinale a alternativa que contém informação correta sobre o auxílio-doença, nos termos da Lei no 8213/91.

A) O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo quinto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

B) O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

C) Durante os primeiros quinze dias úteis consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.

D) O auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a 100% (cem por cento) do salário de benefício.

E) A empresa que dispuser de serviço médico, próprio ou em convênio, terá a seu cargo o exame médico e o abono das faltas correspondentes ao período referido em Lei, somente devendo encaminhar o segurado à perícia médica da Previdência Social quando a incapacidade ultrapassar 15 (quinze) dias úteis.

ALTERNATIVAB
Justificativa: Art. 60, “caput”, da Lei nº 8.213/91 – segue o texto:
Art. 60 – O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.
Apenas um copia e cola do texto da Lei. Detalhes, a alternativa A está errada pois diz que o benefício se inicia no 15º dia e a lei fala em 16º dia de afastamento. As alternativas C e E falam em dias ÚTEIS, palavra que não faz parte do texto da lei. Portanto são 15 dias corridos e não úteis. e a Alternativa D está errada porque a renda do Auxílio-Doença é igual a 91% do Salário-de-Benefício e não 100% como foi afirmado.

 

Questões 45 a 51 aguardando comentários dos professores

Questões de Conhecimentos Específicos

Questão 45

Há vários métodos de previsão orçamentária (SCHUBERT, 2005). Dentre eles podem ser citados:

I. Análise de séries temporais e de projeções de tendências – utiliza técnicas estatísticas e é baseado na curva histórica e quando a sua relação e sua tendência são relativamente claras e estáveis, ou seja, quando valores do passado podem ser projetados para o futuro. Exemplos: Média Móvel, Projeção de Tendências e Box-Jenkins.

II. Modelos causais – usados quando os dados históricos são abundantes, se baseia na comparação entre valores a serem orçados e em um fato que é tomado como base. É o mais sofisticado método de previsão. Utiliza modelos matemáticos.

Deve ser continuamente revisado, à medida que novas informações forem sendo apresentadas. Exemplos: Modelo de Regressão, Modelo Econométrico e Índices de Difusão.

III. Modelo Qualitativo – usado quando os dados são escassos, geralmente para introdução de novos produtos e para previsões de longo prazo. Fundamenta-se na experiência individual. Exemplos: Pesquisa de Mercado, Analogia Histórica e Método Delphos.

Quantas das explicações acima estão corretas?

A) Apenas a primeira.

B) As duas primeiras.

C) Todas as três.

D) As duas últimas.

E) A segunda.

 

Questão 46

____________________________ é uma técnica de previsão orçamentária onde a previsão usa critérios pessoais, julgamento e, quando possível, fatos sobre diferentes panoramas do futuro. É caracterizado pela conjectura subjetiva e imaginação, e em geral os métodos usados não são científicos (SCHUBERT, 2005)

Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?

A) Previsão Visionária

B) X – II

C) Ponderação Exponencial

D) Modelo Econômico de Entrada e Saída

E) Análise do Ciclo de vida do produto

 

Questão 47

A metodologia desenvolvida por Rummler e Branche (1992) é baseada na chamada “melhoria do desempenho humano” e pode ser utilizada para entender o alinhamento de recursos humanos centrais para o desempenho de uma ou mais cadeias de valor. A estrutura é baseada em três níveis de desempenho. Dessa forma, o modelo de melhoria de desempenho utiliza uma matriz que endereça preocupações nos seguintes três níveis:

Assinale a opção correta:

A) Estratégico, tático e operacional;

B) Gerencial, finalístico e de suporte;

C) Organizacional, de processo e de tarefa;

D) Estratégico, finalístico e operacional;

E) Organizacional, finalístico e de tarefa.

 

Questão 48

No Gerenciamento de Projetos ____________________________ é um dos elementos básicos do projeto e deve conter os itens necessários para orientar o planejamento do projeto e servir de base para futuras negociações decorrentes de alterações futuras (VALERIANO, 2005. p. 123)

Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?

A) a Definição do Escopo;

B) os Indicadores de Desempenho;

C) a Relação de Configurações;

D) a Estrutura Analítica do Projeto;

E) o Gráfico de Gantt.

 

Questão 49

O Processo de Negócio é estruturado a partir de modelos gerenciais e operacionais que abrangem técnicas e métodos de trabalho. Muitos modelos se tornam referência devido aos bons resultados gerados em determinada empresa ou conjunto de empresas. Quando comparamos os valores alcançados pelos indicadores de desempenho do processo de negócio de nossa responsabilidade com valores alcançados pelos processos de negócios com padrão de desempenho mundial, estamos exercitando _______________________ (DE SORDI, 2012. p. 86):

Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?

A) a Engenharia Reversa;

B) a Análise e Solução de Problemas;

C) o JAD – Joint Application Design;

D) o Benchmarking;

E) a Análise do Valor.

 

Questão 50

Qualidade total assenta-se sobre duas premissas importantes: conscientização e planejamento. A conscientização é o caminho para resultados e o planejamento é estabelecer metas específicas a serem atingidas; estabelecer planos para atingir tais metas; atribuir responsabilidades definidas a fim de obter resultados e recompensar com base em resultados obtidos.

Adicionalmente, existem duas vertentes críticas no processo de planejamento (ARAUJO, 2001. p. 119). Quem é o autor dessa afirmação?

A) Joseph M. Juran;

B) W. Edwards Deming;

C) Armand V. Feigenbaum;

D) Philip B. Crosby;

E) K. Ishikawa.

 

Questão 51

No âmbito das teorias modernas de gestão, encontramos as teorias administrativas que vêm sendo defendidas nas últimas décadas, atingindo um grau de complexidade tal que deixaram de ser simples modelos e formam um corpo de conhecimentos consistentes e abrangentes dos aspectos, técnicos, estratégicos e humanos que compões a Organização.

Uma dessas abordagens foi desenvolvida em função das exigências ambientais, tanto externas quanto internas, que as organizações passaram a sofrer. Ganhou força e foi amplamente difundida considerando que as organizações precisam estabelecer objetivos claros, mensuráveis e encadeados, de forma que toda a estrutura da organização se envolva para ações concretas e práticas que permitirão chegar aos resultados pretendidos (OLIVEIRA; SILVA, 2006)

Assinale a opção que melhor representa a abordagem descrita:

A) Administração Empreendedora;

B) Administração Estratégica;

C) Administração do Conhecimento;

D) Administração por Objetivos;

E) Administração Participativa.

 

Confira a correção e os comentários do professor de Matemática Financeira e de Estatística do Aprova Concursos, Fabiano Vieira.

Questão 52

Uma empresa utiliza o método de média móvel para previsão de seus estoques, considerando que os volumes consumidos  entre janeiro e julho de determinado ano foram, respectivamente, 30, 70, 50, 60, 40, 20 e 30. Utilizando o método de média móvel com n = 3, qual seria a previsão para o mês de agosto?

A) 60

B) 30

C) 50

D) 70

E) 40

Gabarito letra C. Na média móvel, trabalha-se com a média nos períodos que são especificados, ou seja, no caso teremos período n=3.

A cada inserção de novo valor, descarta-se o valor anterior, sempre mantendo 3 períodos.

Trabalha-se, no caso, com os últimos três dados, como no quadro a seguir.

Mês Dados Média para n = 3
1 30 —–
2 70 —–
3 50 —–
4 60 (30+70+50)/3=50
5 40 (70+50+60)/3=60
6 20 (50+60+40)/3=50
7 30 (60+40+20)/3=40
8   (40+20+30)/3=30

Assim, com n=3, a estimativa será igual a 30.

 

Confira a correção e os comentários das questões 53 e 70 feitos pelo professor de Administração Financeira e Orçamentária, do Aprova Concursos, Agamenon Franco

Olá Guerreiros e Guerreiras do INSS- ADMINISTRAÇÃO,

A parte geral da nossa prova não cobrou nenhuma questão da área de Administração Financeira e Orçamentária. Tivemos apenas questões na parte específica de Gestão de Materiais. Na minha avaliação, foi uma prova mais bem feita (mas nada elogiável), que explorou temas relevantes da Gestão de Materiais. Vamos às questões! 

 

Questões 53 a 69 aguardando comentários dos professores

Questão 53

Analise as duas afirmações a seguir e suas interligação (DIAS, 2012):

O estoque é necessário para que o processo de produção/vendas da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis.

PORQUE

O custo total é o somatório do custo de armazenagem e o custo do transporte.

Acerca dessas afirmações, cabe dizer que

A) as duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

B) as duas são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) a primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) a primeira é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) as duas são proposições falsas.

Gabarito letra C. Questão bem feita, cobrando custos logísticos que trabalhamos nas nossas últimas aulas do curso. A primeira acertiva trata do conceito de estoque e sua função de prevenir riscos, para tanto devemos sempre minimizá-los. Já na segunda assertiva peca por falta de diversos outros custos como movimentação, manutenção, seguro.

 

 

Questão 54

A empresa ROSAMAR tem três diretorias ligadas à Presidência. A Diretoria de Recursos Humanos tem dois Departamentos: (I) Recrutamento e Seleção e (II) Folha de Pagamento; a Diretoria de Comercial tem dois Departamentos: (I) Pesquisa de Mercado e (II) Vendas; e a Diretoria de Produção tem quatro departamentos: (I) Engenharia, (II) Suprimentos, (III) Planejamento e Controle da Produção e (IV) Fabricação.

O principal critério de departamentalização existente na empresa é por

A) produto;

B) função (ou funcional);

C) processo;

D) cliente;

E) área geográfica.

 

Questão 55

Segundo Vasconcellos e Hemsley (2000), a estrutura de uma organização deve estar em contínua sintonia com a natureza da atividade e seu ambiente. Atividades repetitivas e ambientes estáveis favorecem as chamadas estruturas tradicionais que possuem as seguintes características:

I – Alto nível de formalização;

II – Unidade de comando;

III – Especialização elevada;

IV – Comunicação vertical.

Quantas dessas características estão corretamente atribuídas?

A) As três primeiras;

B) Todas, exceto a terceira;

C) As três últimas;

D) Todas as quatro;

E) Apenas as duas últimas.

 

Questão 56

Pode-se definir Cultura Organizacional, segundo CHIAVENATO (2000, p. 126), como

A) as normas formais e definidas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

B) as normas informais escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

C) a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhadas em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender a aceitar para serem aceitos no serviço da organização.

D) a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhadas em grande extensão por todos os membros da organização e que cabe aos novos membros da organização modificar para serem aceitos no serviço da organização.

E) é um conjunto de normas e regulamentos definidos pela cúpula estratégica da organização e compartilhados por todos os seus membros.

 

Questão 57

____________________ é o registro do trabalho efetuado, à proporção que vai sendo realizado, de modo que o desempenho

(resultado) possa ser comparado com o valor de padrão estabelecido (LACOMBE; HEILBORN, 2003 p. 174).

Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?

A) Controle;

B) Aferição do resultado;

C) Desempenho;

D) Interpretação dos resultados;

E) Indicador de resultado.

 

Questão 58

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) apresentaram dez escolas do pensamento estratégico que, segundo os autores, possuem – cada uma a seu modo – uma perspectiva limitada. Abaixo estão descritas as escolas e o que cada uma aborda.

Correlacione a coluna da esquerda (escolas) com a coluna da direita (abordagem da escola).

ESCOLA ABORDAGEM

1. do Design [ ] formulação de estratégia como um processo de concepção

2. do planejamento [ ] formulação de estratégia como um processo formal

3. do Posicionamento [ ] formulação de estratégia como um processo analítico

4. Empreendedora [ ] formulação de estratégia como um processo visionário

5. Cognitiva [ ] formulação de estratégia como um processo mental

6. do Aprendizado [ ] formulação da estratégia como um processo emergente

7. do Poder [ ] formulação da estratégia como um processo de negociação

8. Cultura [ ] formulação da estratégia como processo coletivo

9. Ambiental [ ] formulação da estratégia como um processo reativo

10. de Configuração [ ] formulação da estratégia como um processo de transformação

Assinale a alternativa que corresponde à correlação correta.

A) 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 1

B) 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 1 e 2

C) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10

D) 1, 3, 5, 7, 9, 2, 4, 6, 8 e 10

E) 2, 4, 6, 8, 10, 1, 3, 5, 7, e 9

 

Questão 59

Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2002, p. 114) existem dois instrumentos que possibilitam à empresa que identifique e desenvolva competências essenciais. O primeiro dele é constituído dos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais de seus recursos e capacidades são competências essenciais. O segundo instrumento é a análise da cadeia de valor.

No que se refere aos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais recursos e capacidades são competências essenciais, citam-se: capacidades valiosas, capacidades raras, capacidades de imitação dispendiosa e capacidades insubstituíveis.

Qual das alternativas abaixo indica a competência definida como CAPACIDADE VALIOSA?

A) Não existe equivalente estratégico;

B) Cultura organizacional ou marca singular e valiosa;

C) Não existe em grande número de empresas;

D) Ajuda a empresa a neutralizar ameaças ou a explorar oportunidades;

E) Tem um valor de mercado superior às concorrentes.

 

Questão 60

O Modelo de __________________________ proporciona diretrizes para os gerentes decidirem qual grau de participação os subordinados devem ter no processo de tomada de decisão. Procura identificar qual o estilo mais eficaz e qual o grau de participação apropriado dos subordinados na tomada de decisão organizacional através de três componentes: os estilos de participação dos líderes, um conjunto de questões de diagnóstico da situação e uma série de regras de decisão (SOBRAL; PECI, 2008, p. 176)

Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?

A) Henry Mintizberg;

B) Douglas McGregor;

C) Clayton Alderfer e Artur Jago;

D) David McClelland e Clayton Alderfer;

E) Victor Vroom e Artur Jago.

 

Questão 61

Algumas decisões são tão complexas, envolvem tantas variáveis, incertezas e riscos que, mesmo que se procure estruturar o processo decisório, sempre haverá necessidade de flexibilizar o processo e de se confiar no julgamento e intuição de pessoas que se presumem experientes, honestas e equilibradas. Decisões com essas características são denominadas DECISÕES NÃO ESTRUTURÁVEIS. No caso de decisões não estruturáveis, na escolha de alternativas são usados, geralmente, dois tipos de treinamento (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p. 446), a saber:

A) treinamento profissional e treinamento à distância;

B) treinamento profissional e treinamento pela experiência;

C) treinamento pela experiência e treinamento com instrução programada;

D) treinamento a distância e treinamento com instrução programada;

E) dinâmicas de grupo e desenvolvimento de equipes.

 

Questão 62

Lacombe; Heilborn (2003) mencionam três importantes autores de trabalhos na área e assim os apresentam:

I – Estudou os métodos de influência e as limitações da autoridade, concluindo ser preciso adequar a forma de exercício da autoridade ao grau de dependência do subordinado

II – Desenvolveu estudos relacionados a tipos de supervisão; lealdade aos colegas; liberdade de comunicação e sua percepção; correlação entre comunicação e produção; variáveis causais; intervenientes e finais; e sistemas de gestão

empresarial.

III – Estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para a maturidade.

Quem foram, respectivamente, os autores desses estudos?

A) Douglas McGregor, Resis Likert e Chris Argyris;

B) Douglas McGregor, Chris Argyris e Rensis Likert;

C) Chris Argyris, Douglas McGregor e Rensis Likert;

D) Chris Argyris; Rensis Likert; Douglas McGregor;

E) Rensis Likert, Chris Argyris e Douglas McGregor.

 

Questão 63

As teorias de conteúdo de motivação enfocam as necessidades internas dos trabalhadores que motivam seu comportamento.

Essas teorias partem do pressuposto de que as pessoas agem para satisfazer suas necessidades. A Teoria das Três Necessidades proposta por David McClelland é uma teoria mais contemporânea de conteúdo da motivação (SOBRAL; PECI, 2008. p. 322-333).

Quais são as três necessidades propostas por McClelland?

A) realização, poder e afiliação;

B) fisiológicas, sociais e autorrealização;

C) estima, segurança e afiliação;

D) fisiológicas, poder e autorrealização;

E) existenciais, relacionais e crescimentistas.

 

Questão 64

Vários autores estudaram os papéis de um gerente. Dentre os estudiosos das atividades gerenciais, podemos encontrar Henry Mintzberg e Fred Luthans. O estudo de Mintzberg concluiu que os gerentes desempenham dez papéis, divididos em três categorias. Luthans concluiu que as atividades dos gerentes podem ser classificadas em quatro categorias (MAXIMIANO, 2000, p. 35).

As categorias propostas por Luthans são as seguintes:

A) Funções Gerenciais / Comunicação / Administração de Recursos Humanos / Relacionamento;

B) Funções Gerenciais / Processador de Informação / Administração de Recursos Humanos / Relacionamento;

C) Liderança / Comunicação / Administração de Recursos Materiais e Humanos / Relacionamento;

D) Lideranca / Negociador / Administração de Recursos / Elemento de Ligação;

E) Liderança / Negociador / Processador de Informação / Relacionamento.

 

Questão 65

A natureza do modelo utilizado na busca de compreender as relações entre estado e sociedade é determinante para os resultados que se obtêm ao analisar e elaborar uma política pública. Nesse sentido, quatro Escolas, Pluralista, Elitista, Marxista e Corporativista, ganham destaque (MATIAS-PEREIRA, 2012, p. 220-223).

As características de cada uma delas está apresentada a seguir:

[ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressão dotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado das preferências desses grupos.

[ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais e habilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.

[ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como um importante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.

[ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores e patrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.

Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à sua avaliação.

A) V-V-V-V

B) V-V-F-F

C) V-F-V-F

D) F-F-F-F

E) F-V-F-V

 

Questão 66

Analise a seguinte afirmação de Marconi (2005, p. 338): “a contratação de novos funcionários é uma das principais alternativas para conseguir profissionais com o perfil ideal, quantitativo e qualitativo, para ocupar quadros nos órgão públicos, constituindo a porta de entrada, muitas vezes permanentes, no serviço público. Por esse motivo, tal processo deve ser realizado de forma muito precisa”

A afirmação de Marconi (2005) corresponde à necessidade de

A) um planejamento de recursos humanos eficaz;

B) um processo de recrutamento e seleção feito pelo próprio órgão;

C) uma contratação sem concurso e por indicação;

D) uma avaliação de desempenho aleatória;

E) uma distribuição do quadro de efetivo flexível.

 

Questão 67

De acordo com Huberman (1973, p. 84), o processo de mudança/inovação pode se dar de três formas: pesquisa & desenvolvimento, resolução de problemas e interação social.

Assinale a opção que descreve as fases do modelo de processo de mudança/ inovação por meio da INTERAÇÃO SOCIAL:

A) Invenção ou descoberta da inovação; desenvolvimento; produção e condições da inovação; difusão.

B) Tradução da necessidade em problema; diagnóstico do problema; busca e localização de informações; adaptação da inovação; experimentação; avaliação da expectativa do ponto de vista da satisfação da necessidade.

C) Tomada de consciência da inovação; interesse manifestado da inovação; avaliação da necessidade da inovação; experimentação; adoção para utilização permanente.

D) Invenção ou descoberta da inovação; desenvolvimento; produção e condições da inovação; experimentação; difusão.

E) Tomada de consciência da inovação; busca e localização de informações; adaptação da inovação; avaliação da necessidade da inovação; experimentação; adoção para utilização permanente.

 

Questão 68

Segundo Kepner e Tregoe (1976, p. 122), em seu livro O Administrador Racional, existem cinco tipos de ações ligadas às aplicações e métodos de análise de análise de problemas. São elas: ação provisória, ação adaptativa, ação corretiva, ação preventiva e ação contingente.

De acordo com cada tipo de decisão indicada na coluna da esquerda, faça a devida correspondência com a definição apresentada na coluna da direita.

1. Ação Provisória [ ] proporciona providências de reserva para compensar ou minimizar os efeitos de um problema em potencial sério.

2. Ação Adaptativa [ ] elimina a possível causa de um problema ou reduz sua probabilidade

3. Ação Corretiva [ ] elimina a causa conhecida de um problema

4. Ação Preventiva [ ] permite ao administrador aceitar os efeitos toleráveis de um problema ou os de uma causa que não pode erradicar

5. Ação Contingente [ ] propicia ao administrador tempo para descobrir a causa do problema

Assinale a alternativa que corresponde à correlação correta.

A) 1, 2, 3, 4, 5

B) 1, 3, 5, 2, 4

C) 2, 4, 1, 3, 5

D) 5, 4, 3, 2, 1

E) 1, 3, 2, 4, 5

 

Questão 69

Para Paim et al (2009, p. 245) o modelo de escritório de processos é definido como uma unidade relacional que prescreve métodos e ferramentas que orientam o gerenciamento de processos da organização e que atua como elo de comunicação entre os diferentes departamentos envolvidos nos processos gerenciados, podem ser dos seguintes tipos:

A) normativo e coordenador;

B) normativo e gestor;

C) coordenador e gestor;

D) gestor e controlador;

E) controlador e normativo.

 

Confira a correção e os comentários das questões 53 e 70 feitos pelo professor de Administração Financeira e Orçamentária, do Aprova Concursos, Agamenon Franco

Olá Guerreiros e Guerreiras do INSS- ADMINISTRAÇÃO,

A parte geral da nossa prova não cobrou nenhuma questão de Administração Financeira e Orçamentária. Tivemos apenas questões na parte específica de Gestão de Materiais. Na minha avaliação, foi uma prova mais bem feita (mas nada elogiável), que explorou temas relevantes da Gestão de Materiais. Vamos às questões!

 

Questão 70

Para Ford (2012, p. 315), o dinheiro investido em matéria-prima ou artigos manufaturados é considerado comumente dinheiro vivo, mas o dinheiro só é vivo quando empregado no negócio. Um estoque excessivo de mercadorias é dinheiro que dorme e constitui um desperdício redundante que provoca

A) preços elevados e salários baixos;

B) preços elevados;

C) salários baixos;

D) preços elevados e assédio moral;

E) assédio moral e salários baixos.

Gabarito letra A. A elevação dos preços em sistemas que trabalham com estoques elevados é uma consequência direta do equilíbrio das finanças da instituição, mas a correlação com os salários não é direta; podendo haver, até mesmo, salários mais altos objetivando uma melhor estruturação na área de estoques. Há que se lembrar sempre da máxima que afirma que “quem define salário é o mercado”, ou seja, salários abaixo do mercado colocam em risco a continuidade da organização.

 

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

20 comentários

  • Reginaldo Bossan

    Olá professores!

    Agradeço pelas respostas e concordo com todas elas.
    Só gostaria de saber agora se as demais questões de ADM serão comentadas, pois tenho muitas dúvidas.

    Abraço
    Reginaldo

  • Renato

    A questão 24 não seria a letra B? Na correção foi mencionado a letra D.

    • maria zilda

      A questao 24 é a letra B. Veja o texto abaixo.

      Lei nº 8.429 de 02 de Junho de 1992

      Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

      Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

      Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

  • Lilian

    Olá,
    Professores, vocês vão comentar as demais questões da matéria específica? Hoje é o ultimo dia para entrar com recurso.
    Por favor, nos ajude se tem alguma questão que é possível entrar com recurso!!!!

  • Marinete

    Profesores vejam as questões 02, 04,08,19 20,52, 53,56,67 e 70 é possivel entrar com recusos??

  • Marinete

    As questões 24 e 25 estão corretas, vamos correr atrás das questões Especifica ,o tempo está acabando, veja as questões especificas

  • jorge AVILA

    se puder ajudar as questões 38,39,43 e 44 cabe recurso principalmente a 43 pelo código civil e lei 3048/99
    e se levar em consideração que o edital não limitou a lei previdenciária a apenas uma lei 8212/13.

  • jorge AVILA

    a questão 38 será que cabe recurso,pois a resposta é letra b e a letra se é complemento do inciso único dando duas respostas verdadeira sobre a pergunta em questão. obrigado

    • Blog Aprova Concursos

      Jorge, conforme a explicação do professor, a letra B é a correta. E a letra A é uma armadilha para o candidato.
      Abs.

      • jorge

        mas não é a letra A e sim a letra C que é o INCISO único da lei ou seja duas respostas corretas.
        ou seja a letra B resposta correta e letra C também resposta correta . da questão .

      • fatima angelica aranha

        Caro prof.,
        Com todo o respeito entendo que a letra A é a cópia integral da lei 8212 porém o artigo 16 também responde ao anunciado, ou seja duas respostas corretas para a Q 38, vejamos :

        Art 16: Parágrafo único. A União é responsável pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de benefícios de prestação continuada da Previdência Social, na forma da Lei Orçamentária anual. Essas EVENTUAS INSUFICIÊNCIAS, não é uma CONTRIBUIÇÃO, mesmo que esporádica de responsabilidade da União? Está claro que é para um fim específico, porém nessa proposição responde como VERDADEIRA a contribuição previdenciária. Do jeito que foi escrito é a semântica do artigo, sem dúvidas.

  • Maria Luiza

    A questões específicas da prova para Administrador foram uma piada! Em 10 das 26 questões a resposta foi letra “A”, sendo que nas últimas 9 questões ocorreu uma sequência ininterrupta de 5 respostas “A”, com um intervalo de 2 questões numa sequência óbvia “C” depois “D” e depois mais 2 respostas “A”; se isso não foi para facilitar a memorização do gabarito da prova por alguém, não posso imaginar mais nenhuma explicação para o fato; aleatório é que não foi! A partir da questão 45, o gabarito apresentou a sequência “C” “A” 2 vezes e depois um “D” “A” – “D” “B”. Pode falar que é mania de perseguição, mas esse gabarito está muito estranho!!! E as questões!? Saber citação de estudioso ou teórico de Administração em determinada página, de determinado livro em determinada publicação; isso é para medir o conhecimento e aplicação de conhecimentos de Administração ou é pra comprovar uma capacidade de decorar que independe da área de formação? Realmente, a prova foi uma vergonha!!!

    • fatima angelica aranha

      Foi atípico “medir conhecimento” dessa forma. Imaginei, cá com meus botões, que essa desmoralizada banca iria fazer algo para perseguir os candidatos depois da afronta que sofremos. Digo sofremos porque nós candidatos temos uma expectativa e um investimento que não se podem ser mensurarados pelos ” elaboradores” que devem ser comissionados sem conhecimento algum, tirando textos de livros e com perguntas mal elaboradas que qualquer aluno de 4ª série poderia formular. Depois de gabaritar em port. e dir. previdenciario e ter bom aproveitamento nas outras áreas fui massacrada na área para a qual me formei.Inútil foi ter me debruçado sobre os livros que aprendemos a respeitar nas faculdades. Boa sorte para todos. E, falo sem mágoas, que foi puro chute para quem conseguiu ter , pelo menos, 80% em Adm.

  • Daniele Garcia

    A questão 38 tem duas alternativas corretas a letra B e a letra C conforme
    Art. 16 da Lei 8212/91.

  • Christina

    Existe previsão de comentário para as provas de Português e Informática?

  • jorge AVILA

    fui aprovado em administração,obrigado .

  • rodrrigo

    Realmente as questões de adm uma vergonha, citações de trechos de livros de autores que não se encontra em lugar algum na rede. Vai entender….

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *