Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 81- Dicas para prova do Cespe

Publicado em 11 de março de 2014 por - 5 Comentários

Olá concurseiro!

Uma das maiores e mais temidas bancas de concursos públicos do país é o Cespe – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

Responsável por boa parte dos grandes concursos, o Cespe tem uma forma de avaliação diferente das demais bancas e, por isso, gera muito receio nos concurseiros.

Por isso, no programa de hoje vamos dar algumas dicas para você que vai prestar algum dos concursos organizados pelo Cespe – você vai ver que essa banca não é nenhum bicho de sete cabeças.

A primeira coisa que você precisa saber é que as provas do Cespe não são de múltipla escolha. Elas apresentam apenas o enunciado e você precisa definir se a questão está certa ou errada.

Outra diferença fundamental é a forma de pontuação, pois ela pode botar a perder toda a sua preparação.

Nas provas do Cespe, se você acertar uma questão, ganha 1 ponto. Se você deixar ela em branco, não ganha nem perde. Mas se você errar uma questão, perde 1 ponto. Isso quer dizer que, se você fizer uma prova com 100 questões e acertar 50, mas errar 50, vai ficar, ao final, com pontuação zero.

 

Então, se você não tiver certeza de uma questão, a melhor solução é deixá-la em branco para não correr o risco de perder ponto. Agora, se você tem quase certeza, aí vale a pena arriscar.

Mas se você realmente não quiser deixar nenhuma questão em branco, uma dica ao preencher o gabarito é que você conte o número de vezes que você marcou a resposta certa e errada. Na maioria das provas, há uma quantia muito parecida das duas respostas. Então, se você tem mais Certas que Erradas, marque as que estão em branco como Erradas, e vice versa.

E uma observação: se a prova estiver dividida entre conhecimentos Básicos e Específicos, faça essa conta por prova e não pelo total de pontos.

Outra dica é que você resolva primeiro as questões que tem certeza, e só depois aquelas que não sabe ou está em dúvida. Assim, caso o tempo da prova não seja suficiente, você ao menos terá garantido as questões das quais conhece a resposta.

E uma última informação — é muito raro um candidato gabaritar uma prova do Cespe. Mesmo os melhores colocados, geralmente, conseguem 80 pontos em uma prova de valor 100.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

5 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *