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Gabarito Comentado – Noções de Administração de Recursos Materiais – TRT 2 – Analista Judiciário – Área Judiciária

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 por - Comentar

_MG_6409Confira o gabarito comentado da prova de  Noções de Administração de Recursos Materiais para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária corrigida pelo professor Agamenon Franco. 

57. Segundo Saldanha (2006), o controle adequado de estoques se torna fundamental: …é preciso prever situações para que não haja excessos, faltas, nem deterioração dos materiais estocados. Sobre controle de estoques considere:

I. executar controle sobre os estoques e inventários periódicos, preferencialmente utilizando um sistema integrado de informações ERP.

II. determinar quais os que tipos de materiais que serão estocados, independente da sua importância.

III. determinar o tempo de renovação dos estoques.

Está correto o que consta em (A) I, apenas.

(B) II e III, apenas.

(C) I, II e III.

(D) I e III, apenas.

(E) III, apenas.

COMENTÁRIO: Gabarito letra D, o item I reforça conceitos de uma boa gestão de estoque e trata do ERP (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP)) – as bancas cobram apenas a sigla em Inglês. No item II o erro está no INdependente, pois depende sim da sua importância, lembrem-se do que falamos sobre Arranjo físico. O item III é função clássica do controle de estoques visando sua melhoria contínua e aprimoramento, sempre atendendo suas condições básicas.

58. No almoxarifado de uma empresa prestadora de serviços, um determinado item de estoque é consumido na razão de 100 unidades por mês e o seu tempo de reposição é de 3 meses. Sabendo que o estoque mínimo é de 1 mês do seu consumo, o ponto de pedido será, em unidades:

(A) 300.

(B) 200.

(C) 400.

(D) 150.

(E) 500.

COMENTÁRIO:

Gabarito letra C (400). Como falado em aula, para esse tipo de questão tem de desenhar o gráfico dente de serra, sempre! A partir dele a questão se torna muito fácil. Temos 3 meses para reposição a 100 un/mês = 300 un, somadas ao estoque mínimo/segurança de 100 un = Total= 400 un.

59. Sobre o Pedido de Compras, NÃO é correto afirmar:

(A) Qualquer alteração, a ser feita após a emissão do pedido de compra, deve ter sido acordada entre o comprador e o fornecedor.

(B) Uma vez aceito pelo fornecedor, o pedido de compra tem força de contrato.

(C) Deve ser remetido ao fornecedor por intermédio de um protocolo para o qual se farão registros e controles.

(D) Não representa um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, este que é celebrado pela requisição de compra.

(E) Deve conter todas as condições negociadas, tais como: quantidade, qualidade, prazo de pagamento, data e local da entrega.

COMENTÁRIO: Gabarito letra D. Questão mal escrita, mas que explicita o erro na letra D quando diz que a requisição de compras formaliza o contrato com o fornecedor. Na verdade a requisição de compras dá início ao processo de compras, para posterior busca do fornecedor, ou seja não existe contratação com a requisição de compras.

60. A operação onde o recebimento e a distribuição de produtos são feitos sem a passagem das etapas de armazenagem e retirada é denominada como armazenagem:

(A) Drive-in e drive-through.

(B) Cross-Docking.

(C) Push back.

(D) Flow rack.

(E) Cantilever.

Comentário: Gabarito letra B. Esta questão foi um pouco mais detalhada sobre as formas de armazenagem. O cross docking é um processo de distribuição onde a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia. Tudo isto faz diminuir o tempo de entrega total. Para completar … Estante para palete push-back é semelhantes ao drive-in utilizado para cargas paletizadas. Os paletes são colocadas em trilhos que possuem uma leve inclinação, e a primeira palete colocada é empurrada para trás pela segunda, e assim sucessivamente. ….. Flow rack, é um sistema muito parecido com o Push-back na sua seletividade e densidade de armazenagem. O tipo de paletes utilizados neste tipo de estrutura é muito importante, visto que, o que vai determinar o perfeito funcionamento do sistema, sem risco de paragens ou quebras, é o bom apoio das paletes nos roletes. …… O Sistema de Armazenagem do tipo Cantilever é o ideal para o armazenamento não paletizados de materiais de grande comprimento, sendo estes, geralmente, em formato tubular e/ou em barra. Permite fácil acesso para colocação e retirada dos materiais estocados, sendo, ainda, uma estrutura completamente desmontável.

 


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