Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Atualidades 68 – 2014, 35 anos da Revolução Iraniana

Publicado em 24 de fevereiro de 2014 por - Um Comentário

Está difícil estudar Atualidades para concursos?

O Aprova Concursos te dá uma força: APROVA ATUALIDADES

Assunto desse programa:
•  2014, 35 anos da Revolução Iraniana  

O tema Irã pode ser encontrado nos editais e provas, abordando a cultura deste país, a sua importância para a mundo, ligada às Relações Internacionais, por causa do petróleo que existe nessa região, só isso já justifica onde o Irã irá entrar nos concursos que cobram atualidades.

O tema pode aparecer publicado em vários sites e jornais, como apareceu no Terra, com o título “Irã comemora nesta terça-feira 35 anos da Revolução Islâmica”, no G1 a notícia também foi publicada com a manchete “Irã comemora 35 anos da revolução Islâmica” e o subtítulo Revolução depôs em 1979 o último xá da Pérsia, Mohammed Reza Palevi. País e AIEA encerraram negociações nucleares com um novo acordo.

Quero chamar a atenção para a segunda frase do subtítulo que mostra o novo rumo que o Irã vem seguindo, porque até então antes deste acordo era uma afronta com os Estados Unidos principalmente, que queria que os EUA parassem de enriquecer urânio a pedido de Israel. Quando o Irã se declara contra Israel e quer que Israel desapareça do mapa, isso acaba colocando em risco toda uma população, pois se eles construírem uma bomba atômica podem vir a usar contra Israel. Vale lembrar essa questão da energia atômica.

Ao mesmo tempo o Irã diz que pode enriquecer o urânio para gerar energia elétrica, mas o Irã não estava abrindo espaço para que a Agência Internacional de Energia Atômica – IAEA chegasse em território iraniano para fazer uma inspeção em relação ao enriquecimento do Urânio.

A Revolução de 35 anos atrás foi a que derrubou o último xá da Pérsia, o Reza Palevi. Ele foi deposto em 1979 por um líder religioso Khomeini, sendo instalada uma república mista.

O Aprova Atualidades é um programa semanal que apresenta as notícias mais relevantes, no Brasil e no mundo, que podem ser cobradas em questões das provas de Atualidades nos concursos públicos.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *