Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Marinha oferece 90 vagas em diversas profissões

Publicado em 18 de fevereiro de 2014 por - 44 Comentários

Concurso Marinha Corpo de PraçasA Marinha abriu processo seletivo de admissão aos cursos de formação de Aquaviários para as profissões de Moço de Convés, Moço de Máquinas, Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde. São ofertadas 90 vagas. Para participar, o candidato precisa ter idade mínima de 18 anos em 1º de abril de 2014. Pessoas do sexo feminino podem concorrer em todos os cargos.

Inscrições

Para a indicação de candidatos, as empresas, no período de 10 a 27 de fevereiro de 2014, deverão enviar a Carta de Indicação para o OE onde será realizado o curso pretendido. A relação dos candidatos indicados por empresas será divulgada no dia 17 de março de 2014, na página do CIAGA na internet.

O período de inscrição será de 20 de março a 01 de abril de 2014, quando os candidatos indicados por empresa, os inativos da MB (Marinha do Brasil) e os avulsos, obrigatoriamente deverão comparecer nos Órgãos de Execução (OE), nos endereços constantes do Anexo II, a partir das 13h30 até as 16h30, para preenchimento da Ficha de Inscrição de acordo com o curso pretendido.

Profissões

O Moço de Convés pertence à seção de Convés e auxilia na operação dos equipamentos de convés, na manutenção e conservação do material do convés e participa de diversas fainas e serviços de convés. Da mesma forma, o Moço de Máquinas possui essas responsabilidades na seção de Máquinas. Ao longo da vida profissional, tanto o Moço de Convés quanto o Moço de Máquinas tem a oportunidade de realizar cursos diversos relacionados com o Ensino Profissional Marítimo, visando o seu aprimoramento e o acesso às categorias superiores de suas seções.
O Cozinheiro e o Taifeiro; e o Enfermeiro e o Auxiliar de Saúde pertencem às Seções de Câmara e Saúde, respectivamente. São profissionais, formados nas respectivas especialidades, qualificados para ingresso na Marinha Mercante para trabalhar como tripulante, no nível de apoio, em embarcações, de acordo com os padrões relativos às funções de emergência, segurança do trabalho, proteção do navio, assistência médica e sobrevivência. Esses profissionais não tem ascensão de categoria, prevista para outras seções.

Cursos

Os Cursos de Formação de Aquaviários (Moço de Convés e de Moço de Máquinas) serão constituídos por dois períodos: o Escolar (realizado em sala de aula) e um Período de Instrução no Mar (após aprovação no Período Escolar), que será realizado em um período mínimo de 2 meses, a bordo de embarcações mercantes, cumprindo o PIM como Praticante de Moço de Convés e de Moço de Máquinas.

O Curso de Adaptação para Aquaviários – Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde será realizado em apenas um período, o Escolar (realizado em sala de aula).

Os cursos serão ministrados em regime de externato no Rio de Janeiro, Macaé e Angra dos Reis, todos no Estado do Rio de Janeiro. Os Cursos serão gratuitos e será oferecido material de ensino, por empréstimo. Os alunos cursando receberão merenda escolar, mas não haverá a facilidade de alojamento.

Demais requisitos

As vagas serão preenchidas obedecendo-se aos seguintes critérios: para os cursos CFAQ-I C e CFAQ-I M serão destinadas aos candidatos indicados por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima, em ordem de prioridade, por elas estabelecidas, e para o curso CAAQ-I CT/S, 90% serão para os candidatos indicados em ordem de prioridade, por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima e 10% para candidatos inativos da Marinha do Brasil (MB), desde que possuam os requisitos de escolaridade.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível fundamental completo para as vagas de moço de convés, moço de máquinas, nível médio para auxiliar de saúde e nível médio/ técnico para enfermeiro.

 

Informações sobre o processo seletivo da Marinha

  • Inscrições: 10/02 a 27/02/2014
  • Cargo: Diversos
  • Taxa de Inscrição: R$ 8
  • Nº Vagas: 90
  • Prova: 26 de abril
  • Nível: fundamental, médio e técnico
  • Edital: Ciaga

 

Prepare-se para o processo seletivo da Marinha com o Aprova Concursos!

Para mais informações sobre os cursos preparatórios para este concurso, ligue: 0800 606 8889.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

44 comentários

  • Bruna

    Olá, eu tenho 27 anos, tenho muita vontade de entrar para marinha mais eu ainda não tenho o nível superior será que posso tentar entrar.

  • roni

    Alguém pode me esclarecer melhor, sobre como eu deve me inscrever e se eu só posso se for encaminhado por alguma empresa? fico aguardando..

  • Oi. Tds podem participar do concurso? Tem um lance de indicacao de empresas.. Eu ja servi na marinha e queria fazer o curso de moco de maquinas. Desde ja agradeco..

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Roberval!
      Para participar, o candidato precisa ter idade mínima de 18 anos em 1º de abril de 2014. Pessoas do sexo feminino podem concorrer em todos os cargos.
      Abs!

  • katherine

    gostaria de ingressar na marinha, tenho 23 anos e estou no 3º período de ciências biológicas, tem alguma área no qual posso me ingressar?

  • walter

    Ola, esse concurso já está encerrado.. Mas eu gostaria de saber se eu com 26 anos ( faço aniversário em fevereiro, ) eu tenho alguma chance de me ingressar na marinha do brasil, com essa idade ?
    Abraço!

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Walter!
      Depende do cargo que você quiser concorrer.
      Esse concurso, por exemplo oferecia vagas para Moço de Convés, Moço de Máquinas, Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde. Os requisitos principais eram: ter 18 anos completos e dependendo do cargo de nível de escolaridade fundamental, ou médio ou médio/técnico.
      Abs!

  • everton

    boa noite,sou tecnico em mecânica,quero fazer o curso de moço de maquinas,mas moro no interior de são Paulo,e não tenho carta de indicação de empresas,qual o caminho mais fácil pra mim entrar na marinha mercante???

    grato.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Everton,
      Essa é uma exigência prevista em edital. Sugerimos entrar em contato com a organizadora do concurso, no seguinte link:
      https://www.mar.mil.br/ciaga/ps_cfaq/2014/admissao.htm
      Abs.

  • Marina

    Olá , meu nome é Marina !
    Quero entrar na marinha ! Por onde devo começar ? tenho 19 anos e tenho o ensino fundamental !

  • Olá sou Jackson , tenho curso de mecânica de motores diesel pelo SENAI , e também tenho uma carga horária de motores de 400 hs , tenho alguma possibilidade de ingressar na marinha , na área da mecânica ??

  • Jaqueline

    Boa tarde!

    Tenho um irmão que tem muito interesse em fazer o curso para de moço de maquina e precisa tirar o CIR. Vocês tem maiores informações como devo proceder para ajudá-lo? Ele é do interior e me pediu para verificar aqui em Salvador.

    Agradeço desde já a ajuda,

    Abs,

    Jaqueline

  • almir

    Boa noite!
    Quero saber se o curso ciaga de taifeiro abre só uma vez por ano, e como fazer sem ser indicado por uma empresa.

  • marcos

    ola gostaria de saber si vai ter ou si esta tendo curso de moço de convés na marinha de cabo frio

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Marcos!
      Veja aqui os curso que oferecemos para concurso da Marinha:
      http://www.aprovaconcursos.com.br/busca?search=marinha+
      Abs!

  • João Paulo

    Boa noite !! Gostaria de saber se para vaga de moço de maquinas requer experiência na área ? Ou se aprendemos tudo no curso ?

  • MARLON

    Bom dia,

    Soube que teria novas inscrições entre agosto e setembro, é verdade?

  • Olá, estou a precura de vaga. Sou taifeiro marítimo, possuo a CIR e tenhos disponibilidade de viagens. Moro na região sudeste em Cabo Frio.

  • gabriel

    Boa tarde, gostaria de saber quando abre inscrição para proxima turma de moço de conves. É obrigatorio a carta de recomendação ? Teria como entrar sem a carta ? e como eu posso estar conseguindo essa carta ?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Gabriel,
      Ainda não temos informações sobre a previsão de um novo concurso. Infelizmente o edital exige esta carta de recomendação.
      Esperamos ter ajudado.
      Abs;)

  • DLXavier

    Olá, gostaria de saber quando será às próximas inscrições para Moço de Convés?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Daniela

      Ainda não temos informações sobre a previsão de um novo concurso.
      Podemos cadastrar seu email para que acompanhe as novidades pelo blog.

      Abs.

  • Anaildo Barcelos Bento

    Bom dia.
    Tenho experiencia como taifeiro offshore.Gostaria de saber se posso realizar o curso de taifeiro marítimo sem ter indicação de uma empresa.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Anaildo

      De acordo com o último edital 90% das vagas serão destinadas para os candidatos indicados em ordem de prioridade, por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima e 10% para candidatos inativos da Marinha do Brasil (MB), desde que possuam os requisitos de escolaridade.

      Sugerimos que entre em contato com a Marinha no telefone: (21) 2104-6006 ou e-mail: densm@densm.mar.mil.br para esclarecer melhor sua dúvida.

      Abs.

  • Nalisson rauan Oliveira neves

    Gostaria de passa nesse curso da marinha

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Nalisson

      Veja os concursos da Marinha que estão com inscrições abertas nos links abaixo:

      https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/02/10/marinha-inscricoes-abertas-para-2-200-vagas-de-aprendiz-de-marinheiro/

      https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/02/20/marinha-abre-1-860-vagas-no-curso-de-formacao-de-fuzileiros-navais/

      Abs.

  • Analicia

    Olá, tem como ser Juíza da Marinha? (Defender a Marinha)
    Obrigada.

  • Ortega

    Bom dia gostaria de saber se esse curso de moço de convés realizado pela empresa Braspanama é válido e reconhecido pela Marinha do Brasil…
    Grato

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Ortega

      Sugerimos que entre em contato com a Marinha para verificar, segue o link: https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/contato.html

      Abs.

  • luanna secondino

    meu sonho e entra pra marinha como medica seguir a carreia do meu pai

  • Edgezir Rodrigues Ferreira

    Sou moco de conveis, terminei meu curso de tec de enfermagem, eu posso mudar de categoria

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Edgezir,
      Você precisa fazer outro concurso. Dá uma olhada nas formas de ingresso:
      https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/ingresso.html

  • Sabrina

    Quero entrar na marinha só que quero ser pesquisadora posso entrar nisso la

  • Mara

    Olá meu nome é Mara tenho 27 anos tenho nível técnico, será que posso entrar com essa idade?

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *