Concurso Marinha Corpo de PraçasA Marinha abriu processo seletivo de admissão aos cursos de formação de Aquaviários para as profissões de Moço de Convés, Moço de Máquinas, Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde. São ofertadas 90 vagas. Para participar, o candidato precisa ter idade mínima de 18 anos em 1º de abril de 2014. Pessoas do sexo feminino podem concorrer em todos os cargos.

Inscrições

Para a indicação de candidatos, as empresas, no período de 10 a 27 de fevereiro de 2014, deverão enviar a Carta de Indicação para o OE onde será realizado o curso pretendido. A relação dos candidatos indicados por empresas será divulgada no dia 17 de março de 2014, na página do CIAGA na internet.

O período de inscrição será de 20 de março a 01 de abril de 2014, quando os candidatos indicados por empresa, os inativos da MB (Marinha do Brasil) e os avulsos, obrigatoriamente deverão comparecer nos Órgãos de Execução (OE), nos endereços constantes do Anexo II, a partir das 13h30 até as 16h30, para preenchimento da Ficha de Inscrição de acordo com o curso pretendido.

Profissões

O Moço de Convés pertence à seção de Convés e auxilia na operação dos equipamentos de convés, na manutenção e conservação do material do convés e participa de diversas fainas e serviços de convés. Da mesma forma, o Moço de Máquinas possui essas responsabilidades na seção de Máquinas. Ao longo da vida profissional, tanto o Moço de Convés quanto o Moço de Máquinas tem a oportunidade de realizar cursos diversos relacionados com o Ensino Profissional Marítimo, visando o seu aprimoramento e o acesso às categorias superiores de suas seções.
O Cozinheiro e o Taifeiro; e o Enfermeiro e o Auxiliar de Saúde pertencem às Seções de Câmara e Saúde, respectivamente. São profissionais, formados nas respectivas especialidades, qualificados para ingresso na Marinha Mercante para trabalhar como tripulante, no nível de apoio, em embarcações, de acordo com os padrões relativos às funções de emergência, segurança do trabalho, proteção do navio, assistência médica e sobrevivência. Esses profissionais não tem ascensão de categoria, prevista para outras seções.

Cursos

Os Cursos de Formação de Aquaviários (Moço de Convés e de Moço de Máquinas) serão constituídos por dois períodos: o Escolar (realizado em sala de aula) e um Período de Instrução no Mar (após aprovação no Período Escolar), que será realizado em um período mínimo de 2 meses, a bordo de embarcações mercantes, cumprindo o PIM como Praticante de Moço de Convés e de Moço de Máquinas.

O Curso de Adaptação para Aquaviários – Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde será realizado em apenas um período, o Escolar (realizado em sala de aula).

Os cursos serão ministrados em regime de externato no Rio de Janeiro, Macaé e Angra dos Reis, todos no Estado do Rio de Janeiro. Os Cursos serão gratuitos e será oferecido material de ensino, por empréstimo. Os alunos cursando receberão merenda escolar, mas não haverá a facilidade de alojamento.

Demais requisitos

As vagas serão preenchidas obedecendo-se aos seguintes critérios: para os cursos CFAQ-I C e CFAQ-I M serão destinadas aos candidatos indicados por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima, em ordem de prioridade, por elas estabelecidas, e para o curso CAAQ-I CT/S, 90% serão para os candidatos indicados em ordem de prioridade, por empresas ou entidades representativas da Comunidade Marítima e 10% para candidatos inativos da Marinha do Brasil (MB), desde que possuam os requisitos de escolaridade.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível fundamental completo para as vagas de moço de convés, moço de máquinas, nível médio para auxiliar de saúde e nível médio/ técnico para enfermeiro.

 

Informações sobre o processo seletivo da Marinha

  • Inscrições: 10/02 a 27/02/2014
  • Cargo: Diversos
  • Taxa de Inscrição: R$ 8
  • Nº Vagas: 90
  • Prova: 26 de abril
  • Nível: fundamental, médio e técnico
  • Edital: Ciaga

 

Prepare-se para o processo seletivo da Marinha com o Aprova Concursos!

Para mais informações sobre os cursos preparatórios para este concurso, ligue: 0800 606 8889.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *