Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Polícia Civil – MT: Paulo se preparou com o Aprova e conquistou sua vaga de investigador

Publicado em 13 de fevereiro de 2014 por - 3 Comentários

paulo O turismólogo Paulo Magno Moreira, 30 anos, foi incentivado pelo irmão, que é policial civil no estado onde mora, em Minas Gerais, a ingressar na carreira de setor público. Após tentar cinco concursos públicos, num intervalo de um ano, Paulo conseguiu conquistar a sua vaga de Investigador da Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso.

O primeiro concurso que tentou foi no início de 2013, para Perito Criminal do Estado de Minas Gerais. Começou a estudar por conta própria e se animou com a classificação, ocupou a posição número 1.137, de 18 mil candidatos.  Ao ficar desempregado, em agosto de 2013, passou a se dedicar integralmente à sua preparação e procurou auxílio no Aprova Concursos. “Posso dizer que a motivação veio dos próprios resultados. Na medida em que eu estudava meu desempenho melhorava e se formava um ciclo vicioso positivo”, diz.

A prova

A prova do concurso estava difícil, na opinião do aprovado, que chegou a sair desanimado do local dos exames. Nem a divulgação do gabarito o animou, conseguiu 43 dos 70 pontos possíveis. Mas, ao comparar com o desempenho com colegas que haviam feito a mesma prova, percebeu que não tinha ido tão mal assim. “O primeiro colocado no polo que escolhi fez 53 questões e quando vi meu nome na lista principal, a sensação foi de dever cumprido. Foi difícil conter as lágrimas. Essa é a minha primeira aprovação”, comemora.

Metodologia de Estudos

Paulo aposta na resolução de questões como metodologia de estudos, que são complementadas com videoaulas e leituras. Foram mais de 5 mil questões resolvidas. A sua maior dificuldade era com matérias das disciplinas da área de Direito. “Nunca tinha entrado em contato com disciplinas que são recorrentes em todos os concursos públicos, como Direito Administrativo e Constitucional. Precisei dar foco nesses conteúdos, pois percebia que muitos dos concorrentes eram provenientes dos cursos de Direito”, exemplifica.

Próximos passos

O turismólogo pretende não parar nessa primeira aprovação e quer continuar seus estudos com enfoque em concursos. Planeja estudar Direito e participar de concursos para delegado e promotor.

Paulo dá a dica de como passar!

Confira três dicas para quem está fazendo concurso e quer conquistar uma vaga no setor público:

1ª   Resolver o maior número de questões possíveis

“Essa prática foi fundamental na minha aprovação. Quando eu resolvo questões sinto que o conteúdo se fixa em minha memória”. Dica: você pode resolver questões gratuitamente no site do Aprova Concursos. Clique aqui.

2ª  Não estudar na véspera da prova

“Muitos especialistas em concursos dizem que é importante revisar conteúdo no dia anterior à prova. Não concordo. Sugiro que o candidato tente relaxar e fazer algo que o distraia”.

3ª  Preparação para o dia da prova

“Procuro dormir e me alimentar bem nos dias que antecedem os exames. Não fico nervoso. É natural que certa ansiedade apareça, mas nervosismo tira a concentração e tira pontos, por isso faço minhas orações e me tranquilizo”.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

  • Luciano Padilha da Silva

    Boa Tarde

    Parabéns Paulo, também fui aprovado na PJC MT, fiz 37 pontos e utilizei as anotações das aulas de direito penal do Prof. Evandro Guedes e direito processual penal e outras matérias do curso que fiz no APROVA para agente penitenciário. Agora é preparar para para as demais etapas…Parabéns para o APROVA….

  • olá paulo seja bem vindo a pjc mt, vamos somar nosso ideal para melhorar mais o nosso salario
    espero que goste de cuiaba ,a aminha famila em minas é sobre nome lindaura alves mae do meu pai ai minas gerais.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *