Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 78 – Como aproveitar melhor o tempo de estudo?

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 por - Comentar

Olá concurseiro!

Muitos concurseiros têm dificuldades em administrar o seu tempo e acabam não estudando o quanto gostariam. Se você é um desses, acompanhe o nosso programa. Nós vamos dar dicas para que você possa aproveitar melhor o seu dia a dia!

Em muitos casos, a falta de tempo é resultado da desorganização e da indisciplina. E acredite: mudar esse quadro é mais fácil do que parece!

A primeira coisa que você precisa fazer é criar o hábito de ter uma agenda diária que realmente funcione. Liste nela todos os seus compromissos, desde os que são obrigatórios até aqueles de menor importância.

Ao fazer essa agenda, você conseguirá identificar quais os horários disponíveis para que você possa estudar. Pode ser aquele momento em que você está em casa, no ônibus ou no seu intervalo de almoço. Aproveite esses horários para assistir às videoaulas ou ler algum material.

E uma vez que você separou esses horários para se preparar para algum concurso, mantenha o foco! Só assim você conseguirá ter um bom rendimento e absorver o conteúdo das disciplinas. Nada de ficar ao telefone, dar uma espiada na tv ou consultar a internet – isso atrapalha a sua atenção.

Prepare o material de estudos com antecedência – não deixe para organizar tudo em cima da hora, pois isso irá comprometer parte do seu tempo.

Determine também como serão suas pausas. Se o tempo de estudo for curto, não faça intervalos.. Mas se for mais longo, é importante dar uma paradinha para descansar. O fundamental é que você respeite o horário determinado para a pausa e não se distraia. Volte aos estudos no momento certo.

E caso você daqueles que se cansa fácil assistindo às aulas, tente não ficar parado. Faça anotações sobre o assunto que está vendo, grife e destaque pontos importantes. Além de espantar o sono, você estará reforçando o conteúdo apresentado pelo professor.

E para mudar um pouco a rotina, você pode substituir alguns desses horários de aula por resolução de questões. Procure as provas dos concursos anteriores e tente resolve-las! Essa é uma excelente maneira de treinar seus conhecimentos.

E se você tem alguma dica que gostaria de compartilhar com outros concurseiros, mande pra gente!
O Aprova Informa fica por aqui. Até a próxima, tchau!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *