Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

INSS: Márcia Zgoda se preparou com o Aprova Concursos e conquistou sua vaga de técnico

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 por - 12 Comentários

marcia_inss

Depois de fazer magistério, de ser funcionária no setor privado e de até ter montado um negócio próprio, Márcia Zgoda, 42 anos, buscou nos concursos públicos a oportunidade de ter estabilidade financeira.

Marcia nasceu em Curitiba-PR, mas se mudou cedo, ainda na década de 1970, para Rondônia. Foi lá que ela alimentou o sonho pelo magistério, profissão que exerceu por 7 anos, e que desistiu em função dos baixos salários.

Em seguida, ela também trabalhou em empresas privadas e depois conseguiu montar o próprio negócio: duas granjas de engorda de aves. As granjas funcionaram bem por quatro anos, até que foram atingidas por três enchentes em anos consecutivos.

Foi nesse momento que Márcia percebeu que prestar concursos públicos poderia ser uma ótima oportunidade! E, em 2011, ela fez o concurso do TRT RO. Márcia se surpreendeu em função do certame se limitar a cobrar apenas conceitos e definições sobre as disciplinas do edital e não apresentar questões baseadas em ‘situações-problemas’ onde o candidato deveria analisar e propor soluções.

Essa experiência a estimulou a continuar. “Fiquei mais confiante e comecei a me preparar para o INSS, que é onde trabalho hoje”, conta.

No total, ela já prestou cinco concursos, sendo dois para professora ainda na década de 1990, e, recentemente, mais três, um para TRT, outro para INSS, onde conquistou uma vaga, e para o TRE. Márcia foi aprovada no INSS estudando com o Aprova Concursos!

Veja também: 37 primeiros lugares no concurso do INSS são do Aprova Concursos

A preparação rumo à conquista da vaga

Márcia se preparou durantes seis meses para a prova do INSS. Ela conta que nos três primeiros deles, estudou obtendo informações somente pela internet.

Mas, depois, durantes os três meses que antecediam a prova, ela se preparou com um curso do Aprova Concursos! “Fiquei extremamente satisfeita com a qualidade das aulas, a facilidade de acesso e as dicas dos professores. Indiquei o site para diversos amigos.”

“Em meu estado, Rondônia, havia mais de 7.000 candidatos para 15 vagas, fiquei na terceira colocação, já estou em exercício desde 04.06.2012. Das 60 questões cobradas, apenas 01 não havia sido ‘esmiuçada’ no cursinho”, conta.

Próximos passos

Por estar lotada em uma cidade a 33 km de distância de onde mora, Márcia tem o desejo de ir para um órgão do judiciário.

Recentemente ela prestou concurso para o TRE RO e agora ela está se preparando para o TRT RO! “Ouvi rumores que teremos em Rondônia concurso para o TRT em 2015, então já adquiri um curso e estou assistindo as aulas, considerando que agora trabalhando tenho menos tempo para me preparar”, conta.

Mas, ela não para! Ainda faz Serviço Social e tem o interesse de começar a se preparar para um cargo de Auditor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou da Receita Federal.

Márcia dá a dica de como passar!

Márcia dá três dicas de ouro para quem está fazendo concurso e quer conquistar uma vaga no setor público!

1ª      “O mais importante para realizar uma prova é estar seguro quanto ao conteúdo, ‘esgotar o edital’, ter certeza de que domina todo o assunto que será cobrado. No meu caso, é isso que me impede de ficar nervosa.”

2ª      “E o que faço de especial é diminuir o ritmo na semana da prova, me organizo para estar no local bem antes de abrir os portões, inclusive vou um dia antes ver o local para  não passar por nenhuma situação que me angustie e prejudique minha tranquilidade para a hora da prova.”

3ª      “Meu conselho é: FOCO, FOCO, FOCO e DISCIPLINA, DEDICAÇÃO e MUITO ESTUDO. Se você se propuser a fazer um concurso e ficar dando ‘escapadinhas’ só vai ser bom para os concorrentes.”


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

12 comentários

  • Cristimara B. Cruz Silveira

    Um dia vai ser eu que vou estar contando minha experiencias de vida, ja fiz varios consursos ainda não consegui mais sei que vou chegar la meu sonho mesmo e entrar nos conc tribunais ja fiz ate faculdade de direito para facilitar meu foco é esse.
    Assim como MARCIA tambem sei que ha um lugar reservado pra mim peso a DEUS todos os dia sabedoria, inteligencia, coragem, estimulo, determinação….. OBRIGADO MEU DEUS

  • Anonimo

    Cargo de nível médio. O que tava difícil era a concorrência dos candidatos em si, pois a prova não estava lá aquela coisa…

  • Marquelyne..

    Em primeiro lugar quero te parabenizar pela conquista Marcia.

    Marcia estou me preparando com o aprova concursos para cocorrer uma vaga para Técnico do Seguro Social.
    Quando sair o Edital irei definir para qual Estado irei concorrer, mas estou pensando em optar por RO, sou de MT.

    Qual dica você me daria para aproveitar o máximo o curso preparatório?

    Gostaria de te conhecer melhor para trocar algunhas ideias com você!!

    Quem sabe um dia nos conhecemos pessoalmente por aí.

    Sucesso..

    • marcia zgoda

      Olá, Marquelyne, obrigada.

      O concurso de 2012 tinha 40 questões de previdenciário, penso que o caminho é focar na matéria específica e em português. Havia 06 questões de português, então veja: 40 específicas e 06 de português, sobraram apenas 14 para os demais assuntos cobrados. Dá uma olhada nas provas de concursos anteriores e de todas as bancas para conhecer os estilos. A FCC foi a do concurso de 2012.
      As questões são bem simples, basicamente cobram definições, por isso muita gente passa mas somente os primeiros colocados são chamados, portanto, mesmo sendo fácil, o conteúdo é extenso e precisa estudar muito.
      Meu e mail: Marcia.zgoda@hotmail, se precisar, entra em contato, OK?
      Determinação, foco, bons estudos e BOA SORTE!!!
      Obs. Quanto à escolha de um estado diverso do que você mora, se for só pela concorrência, penso que deveria ser melhor analisado, se você estiver se preparando bem, não compensa.
      Abraço.
      .

  • Marquelyne..

    Olá Marcia,

    Grata pela dica, anotei seu e-mail e em breve entrarei em contato com vc.

    Grande Abç.

  • Priscilla

    Olá, Marcia!

    Parabéns pela aprovação!!! E obrigada por compartilhar sua história que muito me inspirou!

    Sou formada em Magistério, assim como você, e em Letras. Iniciei a docência com paixão. Após terminar o Magistério, há 10 anos, prestei concurso para professora de Educação Infantil e passei em 1º lugar. Amando lecionar, cursei Letras e prestei concurso para professora de Inglês. Passei entre os primeiros colocados e logo acumulava cargos nas redes estadual e municipal. Mudei de cidade e estado, pedi exoneração e prestei novos concursos. Novamente, aprovada nas redes estadual e municipal. Mas uma coisa não mudou: os baixos salários.

    Hoje, após 10 anos em sala de aula, vejo que não valeu a pena. E mesmo tendo paixão por ensinar no início, tudo foi se esgotando graças a um sistema de ensino ineficaz com alunos cada vez mais desinteressados que “passam” sem ter de estudar e assim não querem aprender e nos enfrentam quando tentamos fazer nosso trabalho; desvalorização social (hoje tenho vergonha de dizer que sou professora) e salários muito, muito baixos, mesmo com curso superior, pós-graduação, capacitações. Pensei em cursar Mestrado, mas a mudança salarial é ínfima e as péssimas condições de trabalho são as mesmas.

    Enfim, decididamente, o jeito é seguir em frente, numa carreira nova e menos sofrível. Se puder me passar dicas, ficarei muito grata!!!

    Um abraço!!!

    • marcia zgoda

      Olá Priscilla,
      me identifiquei com sua história na educação, também eu já acumulei município e estado e ainda escola particular e não consegui me manter como professora por conta dos salários sofríveis como você bem exemplificou.
      Mas é isso que indiquei aos colegas que têm entrado em contato: dá uma olhada nos editais anteriores e organiza o conteúdo, há farto material na Internet. Eu dei uma boa “memorizada” nas Leis antes de comprar o curso.
      Aí vc adquire um curso virtual ou presencial, as aulas são bem importantes, até para nos atentar para as “pegadinhas” comuns em concursos.
      Este concurso não foi nem autorizado, há tempo suficiente para se preparar, se precisar e quiser entrar em contato por e mail, seria bacana : marcia.zgoda@hotmail.com

      Bons estudos e Boa Sorte!!

  • Ivanilde Muniz Bandeira

    Parabens Querida! valeu pela dica bjos.

  • MIchelli pessoa

    Oi Márcia zgoda tudo bem? fiquei impressionada com a sua dedicação e força de vontade de vender na vida, quero me inspirar em você Márcia, minha vida nunca foi assim tão fácil, nunca tive muitas oportunidades de estudar tanto que já tenho 29 anos e não tenho nenhuma graduação hoje sou dona do meu próprio negocio por uma oportunidade vinda para o meu marido mas não gosto de trabalhar com o que faço. Minha meta sempre foi concurso sempre tive vontade de ter estabilidade de ganhar bem e eu sonho agora é passar no inss, Márcia estou com muita dúvida em relação a esse curso preparatório daqui do Aprova concursos eu já fiz um curso aqui e gostei muito só não fui classificada pois não tinha muito tempo pra estudar mas agora a minha dúvida é: Eu trabalho o dia todo de 9 da manha às 18:00 da noite e tem um curso preparatório muito bom aqui próximo da minha casa de segunda à sexta de 19:00 às 22:00 hrs mas eu sei que vai ficar muito cansativo pra mim pois me dedico em tempo integral aqui na empresa, mas tenho duas horas de almoço e pensei em estudar pela internet o que vc acha? me ajuda por favor!me add no face michelli.pessoa@bol.com.br

  • Coitinho

    Boa tarde Dona Marcia!

    Por acaso,eu estava navegando e despertou a curiosidade com relação a prova do INSS prevista para este ano e pude acompanhar sua história.Sou do Sul da cidade de Pelotas de família simples e trabalhadora tenho muita vontade de fazer concurso mas, os cursos externos estão com preços abusivos apesar da facilidade das formas de pagamento.Por este motivo, gostaria de saber se o curso online seja ele qual for são realmente sérios e se sua experiência foi satisfatória e como foi tua organização para estudar pois, eu não consigo imaginar eu estudando em casa com mulher,filha,etc…

    Um grande abraço do Coitinho e vou ficar ansiosamente aguardando seu comentário.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *