Graduado em Jornalismo, Leonardo Bertuol decidiu no último ano de faculdade que iria se dedicar à carreira pública. Ele foi aprovado no concurso da Caixa Econômica Federal e mesmo assim continuou estudando até ser ser aprovado no concurso da Receita Federal para o cargo de Analista Tributário que ocupa atualmente. Ele também foi aprovado no TRF da 4ª região. Segundo ele, o segredo do sucesso foi esforço e dedicação. Leia a entrevista.

Aprova Concursos – Em qual concurso você foi aprovado?

Leonardo Bertuol- Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – 2012.

Aprova Concursos – Quanto tempo demorou da aprovação até a convocação?

Leonardo Bertuol- O resultado final do concurso foi dia 28/12/2012, a posse foi dia 27/05/2013.

Aprova Concursos – Há quanto tempo estava se preparando para concursos?

Leonardo Bertuol- Estudei por quase 5 anos.

Aprova Concursos – Quando decidiu prestar concurso público?

Leonardo Bertuol- No último ano da faculdade, em 2007, decidi que quando me formasse já iria começar a estudar para concursos.

Aprova Concursos – Quais concursos você prestou?

Leonardo Bertuol- Nossa, foram muitos! Dentre eles, por exemplo, Polícia Federal, INSS, TRF, TRE e Caixa Econômica.

Aprova Concursos – Como você se preparou?

Leonardo Bertuol-Comecei com cursos presenciais, depois de um tempo migrei para vídeo aulas online e por último estudava por apostilas em PDF de sites especializados. Comprei alguns livros também e lia basicamente em horas vagas como no ônibus, na ida e volta do trabalho.

Aprova Concursos – Quantas horas por dia você estudou?

Leonardo Bertuol- Antes de sair edital estudava de 2 a 3 horas por dia, pós edital 5 horas em dias de semana, não dava para ser mais porque trabalhava, e nos finais de semana era praticamente o dia inteiro.

Aprova Concursos – Você foi aprovado em outros concursos?

Leonardo Bertuol- Sim. Na Caixa Econômica, onde trabalhei de setembro de 2010 a março de 2013. No TRF da 4ª região também fui convocado, mas já havia passado na Receita Federal quando me chamaram então acabei não assumindo.

Aprova Concursos – Você pretende continuar estudando?

Leonardo Bertuol- Ainda não tenho uma resposta definitiva quanto a este assunto, depende de alguns fatores como possibilidade de adicional de fronteira e chance remoção, mas se for continuar não posso demorar muito para decidir.

Aprova Concursos – Você se mudou de cidade? Pretende voltar para Curitiba (PR)?

Leonardo Bertuol- Sim, assumi na agência da Receita Federal de Frederico Westphalen – RS. Pretendo voltar para Curitiba, mas estou ciente que isso pode demorar um bom tempo para acontecer.

Aprova Concursos – Você teria uma dica para quem está estudando?

Leonardo Bertuol- A pessoa que quer passar de verdade passa. Em 2009, quando não fazia nem 2 anos que havia começado a estudar eu passei para a 2ª fase do Concurso de Analista Tributário de Receita dentro do número de vagas, na 2ª fase fiz 72,5% dos pontos e saí até da lista de excedentes. Fiquei muito chateado, mas continuei me preparando já praticamente a partir do dia seguinte. Foi ter outro concurso somente em 2012, fiz e passei. Ou seja, não desistir nas dificuldades e focar no objetivo, por mais que demore um pouco, sempre dará resultado. A sensação de ver seu nome na lista de aprovados de um concurso que você quer muito passar faz com que os quase 5 anos de estudo pareçam ter durado somente quase 5 minutos.


Estude para o concurso da Receita Federal com o Aprova Concursos

Para mais informações sobre os cursos preparatórios para este concurso, ligue: 0800 606 8889

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *