Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Com 27 anos Leonardo é Analista da Receita Federal

Publicado em 11 de janeiro de 2014 por - 20 Comentários

Graduado em Jornalismo, Leonardo Bertuol decidiu no último ano de faculdade que iria se dedicar à carreira pública. Ele foi aprovado no concurso da Caixa Econômica Federal e mesmo assim continuou estudando até ser ser aprovado no concurso da Receita Federal para o cargo de Analista Tributário que ocupa atualmente. Ele também foi aprovado no TRF da 4ª região. Segundo ele, o segredo do sucesso foi esforço e dedicação. Leia a entrevista.

Aprova Concursos – Em qual concurso você foi aprovado?

Leonardo Bertuol- Analista Tributário da Receita Federal do Brasil – 2012.

Aprova Concursos – Quanto tempo demorou da aprovação até a convocação?

Leonardo Bertuol- O resultado final do concurso foi dia 28/12/2012, a posse foi dia 27/05/2013.

Aprova Concursos – Há quanto tempo estava se preparando para concursos?

Leonardo Bertuol- Estudei por quase 5 anos.

Aprova Concursos – Quando decidiu prestar concurso público?

Leonardo Bertuol- No último ano da faculdade, em 2007, decidi que quando me formasse já iria começar a estudar para concursos.

Aprova Concursos – Quais concursos você prestou?

Leonardo Bertuol- Nossa, foram muitos! Dentre eles, por exemplo, Polícia Federal, INSS, TRF, TRE e Caixa Econômica.

Aprova Concursos – Como você se preparou?

Leonardo Bertuol-Comecei com cursos presenciais, depois de um tempo migrei para vídeo aulas online e por último estudava por apostilas em PDF de sites especializados. Comprei alguns livros também e lia basicamente em horas vagas como no ônibus, na ida e volta do trabalho.

Aprova Concursos – Quantas horas por dia você estudou?

Leonardo Bertuol- Antes de sair edital estudava de 2 a 3 horas por dia, pós edital 5 horas em dias de semana, não dava para ser mais porque trabalhava, e nos finais de semana era praticamente o dia inteiro.

Aprova Concursos – Você foi aprovado em outros concursos?

Leonardo Bertuol- Sim. Na Caixa Econômica, onde trabalhei de setembro de 2010 a março de 2013. No TRF da 4ª região também fui convocado, mas já havia passado na Receita Federal quando me chamaram então acabei não assumindo.

Aprova Concursos – Você pretende continuar estudando?

Leonardo Bertuol- Ainda não tenho uma resposta definitiva quanto a este assunto, depende de alguns fatores como possibilidade de adicional de fronteira e chance remoção, mas se for continuar não posso demorar muito para decidir.

Aprova Concursos – Você se mudou de cidade? Pretende voltar para Curitiba (PR)?

Leonardo Bertuol- Sim, assumi na agência da Receita Federal de Frederico Westphalen – RS. Pretendo voltar para Curitiba, mas estou ciente que isso pode demorar um bom tempo para acontecer.

Aprova Concursos – Você teria uma dica para quem está estudando?

Leonardo Bertuol- A pessoa que quer passar de verdade passa. Em 2009, quando não fazia nem 2 anos que havia começado a estudar eu passei para a 2ª fase do Concurso de Analista Tributário de Receita dentro do número de vagas, na 2ª fase fiz 72,5% dos pontos e saí até da lista de excedentes. Fiquei muito chateado, mas continuei me preparando já praticamente a partir do dia seguinte. Foi ter outro concurso somente em 2012, fiz e passei. Ou seja, não desistir nas dificuldades e focar no objetivo, por mais que demore um pouco, sempre dará resultado. A sensação de ver seu nome na lista de aprovados de um concurso que você quer muito passar faz com que os quase 5 anos de estudo pareçam ter durado somente quase 5 minutos.


Estude para o concurso da Receita Federal com o Aprova Concursos

Para mais informações sobre os cursos preparatórios para este concurso, ligue: 0800 606 8889


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

20 comentários

  • Fiquei muito feliz por ele!

    Essa história mostra que os obstáculos não podem nos segurar quando temos determinação.

    Parabéns Leonardo!

  • Melina de Camargo

    Tão jovem e um belo exemplo de sucesso!

    Parabéns!!!

  • Victor Hugo

    Muito bom é isso mesmo. Estou com três anos na pista estudando de segunda a sexta e a prova de Auditor do Trabalho que foi o concurso que eu já cheguei mais perto fiz 125 pontos líquidos e os últimos que apareceram na lista fizeram 126. e para Perito Criminal da PF por causa de 4 questões erradas não apareci na lista. Mas não parei …. Continuando a trajetória.

    Força e bons estudos!

    😛

  • Eliane Cristina

    Parabéns Mesmo, fico muito feliz de ver uma pessoa independentemente de não conhece-la vencer na vida, com muita dedicação e muita força de vontade. Parabéns Leonardo!!!

  • Rodrigo Cunha

    totalmente fora do curso e carreira que escolheu, mas tudo bem né. E viva às carreiras publicas

  • GP d' Saturno

    Vc é cara Leonardo! Parabéns! E muito obrigado! vc me inspirou muito e so me fez ter certeza que com estudo e conhecimento agente vai longe! Um dia vou chegar lá, também!

  • Parabéns! São depoimentos como o seu que nos fazem continuar.
    Já sou funcionária pública (professora da educação infantil), mas o meu sonho é o TRT. Comecei a faculdade de Direito e estou apaixonada pelo curso. Acho que terei uma base melhor. Se Deus quiser um dia conseguirei.

  • Paloma

    Realmente criar uma rotina de estudos quando trabalha não é fácil, mas também pude perceber que não é impossível, se temos um objetivo traçado, temos também que traçar meios para alcançá-lo e com certeza organização, disciplina e força de vontade, são itens que nos levam muito além do que nós mesmos imaginamos! Parabéns Leonardo!

  • naya

    eu me inspirei bastante na sua força de vontade…agora estou de olho no concurso inss!

  • naya

    se Deus quiser eu vou passar!

  • Pollyanna

    Atualmente sou estagiária da Receita Federal – Alfândega do Porto de Vitória, termino a faculdade ano que vem, e já quero me preparar para o próximo concurso, pois aqui é um bom lugar para se ter uma carreira profissional de sucesso. O que me deixa mais empolgada é que no relato dele ele diz que trabalhava, e ainda estudava, o que me motivou, como pretendo trabalhar e fazer curso, achei que seria perca de tempo e dinheiro, pois muita gente diz que você não pode trabalhar, e sim, viver para estudar, mas se ele conseguiu, eu também posso.

  • João Neto

    Leonardo, me identifiquei muito com sua história. Também estou formando em Jornalismo e fui aprovado no concurso da caixa econômica e vou começar a estudar para a Receita Federal. Seu depoimento me inspirou bastante. Obrigado por compartilhar essa experiência conosco.

  • Tiago

    Fico aliviado em ver que um bancário, em sua cansativa carga de trabalho, também pode conseguir passar em concursos melhores! História animadora! Parabéns!

  • AILTON PEREIRA

    Exemplo de perseverança, seus familiares devem ter muito orgulho de você, principalmente seus pais.
    Parabéns!

  • Sarah

    Parabéns Leonardo, gostaria de saber em qual faculdade você se formou

  • Thercyo

    Fico muito motivado com a história acima pois sou bancário concursado do Banco do Brasil e pretendo estudar pra AFRFB e com casos assim nos sentimos mais empolgados e determinados

  • Alessandra

    Emocionante e achei o máximo pq a graduação dele era em outra área, além de trabalhar e não ter tempo, mesmo assim foi persistente! Grande inspiração!

  • josuel pereira

    desistir nunca render_se jamais

  • alisson

    Estou lendo o seu depoimento em 2017. Apesar disso, meus parabéns! Estou voltando a estudar para um concurso depois de 3 anos e a empolgação é tamanha. ” vamos que vamos”.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *