Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Informa 73 – Fazer faculdade ou estudar para concursos públicos?

Publicado em 3 de janeiro de 2014 por - 15 Comentários

 

Olá concurseiros!

Hoje vamos falar sobre uma dúvida muito comum: é melhor fazer faculdade ou partir direto para fazer concursos públicos?

A resposta é simples: depende.

Se você terminou ou está terminando o ensino médio e já sabe que quer ingressar na carreira pública, mas não sabe é melhor fazer uma faculdade antes ou ir direto para os concursos de nível médio, precisa avaliar seus objetivos e suas opções.

Se o seu foco é um bom salário apenas, há diversos concursos de nível médio com excelentes salários. Os cargos de nível médio, geralmente, são de apoio da área administrativa.

Agora, se você já sabe qual o curso deseja fazer na faculdade e quer trabalhar nessa área específica, tem duas opções: fazer a faculdade e esperar o término para começar os concursos de nível superior dessa área específica. Ou ainda: fazer um concurso de nível médio, ingressar na carreira pública e aí sim começar a faculdade para, só depois, fazer os concursos de nível superior.

Se você fizer um concurso de nível médio da esfera federal, a lei 8.112 garante que você tenha um horário mais flexível para fazer uma faculdade, caso o horário do seu trabalho e do curso não sejam compatíveis. Isso também ajuda os concurseiros que têm medo de não ter tempo de estudar por causa do horário de trabalho imposto. Se o concurso for municipal ou estadual, é preciso verificar a legislação específica para confirmar se há essa possibilidade.

E se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, mande pra gente aqui ou no Facebook.

Até o próximo programa, tchau!

 

aprovaconcursos_Questoes_concursos_mkt_728x90


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

15 comentários

  • Iago pinheiro

    Olá, boa tarde!
    Estou cursando o sétimo período de direito, trabalho de semana inglesa. Sou casado e ainda nao tenho filhos. Em todos os semestres eu fico reprovado em média de 1 em cada 5 materias que faço. Não estou com aquele entusiasmo para o curso que escolhi, mas por outro lado, acho muito tarde para poder recomeçar em outra area. Sera que estudar para concurso seria uma boa saída?

    Obrigado

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Iago

      Esta é uma decisão individual que deve ser pensada com muita calma, analise os prós e contras da situação, para tentar fazer a melhor escolha.
      Podemos cadastrar seu email para que acompanhe as novidades sobre os principais concursos e você pode dar uma olhada nos cursos disponíveis neste link: https://www.aprovaconcursos.com.br/cursos-aprova-premium/

      Abs.

  • André

    Olá, tenho 28 anos e não consigo decidir de jeito nenhum se faço um tecnólogo para fazer concurso de nível superior ou parto logo para concurso de nível médio. Não tenho muito tempo livre pra estudar pois trabalho e também não tenho nenhuma experiencia nessas matérias de concurso. Para mim só valeria a pena se o salário fosse de uns 5 mil porque n ganho tão mal.
    Desde já agradeço pela ajuda.

  • Marcia

    Olá
    Faço uma faculdade de licenciatura em computação, porém não gosto muito do curso.
    Trabalho o dia inteiro, e estudo para concursos da área bancária.
    Só que está muito conciliar tudo.

    Já pensei em trancar a faculdade, o que vocês me indicam?

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Marcia, tudo bem?
      Está é uma decisão bastante pessoal.
      Sugerimos que avalie todos os prós e contras nas duas situações (continuar ou não estudando).
      Vale também trocar uma ideia com seus familiares.
      Abraços,

  • alexandro ha

    olá, meu nome e alexandro , tenho 21 anos e estou no 2 ano de engenharia elétrica na federal do acre, porem estou muito indeciso quanto a continuar o curso ou simplesmente parar e estudar para concursos públicos, faço uma graduação a distancia e pretendo continua-la para fazer concursos como receita federal , PF e PRF. CONTINUO A ELETRICA OU FOCO NOS CONCURSOS?

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Alexandro, tudo bem?
      Na verdade, está é uma decisão bastante particular.
      E neste caso, sugerimos que troque algumas ideias com seus familiares mais próximos, analisando as duas possibilidades.
      Um abraço,

  • Guilherme Silva

    Olá, meu nome é Guilherme, tenho 21 anos, curso o 3º período de Ciências Economicas, faço estágio de 4 horas por dia de segunda a sexta e a faculdade é a noite também de seg à sexta, e estou tentando estudar para concurso de nivel médio do Banco do Brasil. Mas está muito dificil conciliar pois não posso deixar de estudar pra faculdade também, e tento ter algum tempo de lazer pois se não, não consigo produzir nada. Diante disso tenho uma dúvida, se espero chegar nos últimos períodos da faculdade para realizar os estudos para concurso de nível médio bancário ou sería aconselhável tentar agora mesmo ?
    Desde já, agradeço pelo ajuda.

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Guilherme

      Sugerimos que assista o “Aprova Informa 85” que traz dicas de como montar um cronograma de estudos à noite e aos finais de semana
      https://youtu.be/xQnZn90A3bs

      Abs.

  • Clicia

    Olá, já possuo graduação em Economia e atualmente curso direito, estou no 3º período, contudo estou pensando em desistir do curso de direito pois já possuo uma graduação superior para me dedicar a concurso, desejo a carreira de Auditoria e controle, pois penso que se continuar o curso de direito ainda me demanda 4 anos e não teria tempo para estudar para concurso enquanto ainda estiver fazendo a faculdade de direito pois eu trabalho o dia todo e a noite ainda ia para faculdade e final de semana tem os trabalhos e conteúdos e provas da faculdade para estudar, entretanto tenho medo pois sei que a formação em direito abre portas para vários outros concursos que demanda a formação específica nessa área. Pela experiência dos casos que acompanham, o que seria mais recomendável?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Clicia

      No nosso plano de assinatura completa há o serviço de “Mentoria” que poderia te auxiliar a direcionar seus estudos.
      Veja mais informações no link: https://www.aprovaconcursos.com.br/assinatura-completa

      Abs.

  • Renan Guenodi Costa

    Olá meu nome é Renan, tenho 26 anos, conclui uma faculdade mas não gostei da área, ingressei em uma outra area que me identifico bastante, só que hj o que mas me deixa em duvida é se faço outra faculdade(eng.eletrica) ou parto pra concurso(duvida seria qual concurso, pois direito seria uma barreira, mas nao que não supere). o que vocês acham?

    • Blog Aprova Concursos

      Olá, Renan.
      Pelo que entendi, você ingressou numa segunda e nova área (Engenharia Elétrica, da qual gosta bastante) mas não sabe se termina esse curso ou se parte logo para um concurso.
      Bom, a maioria dos concursos interessantes exige graduação superior, e isso você já tem. Neste aspecto é localizar uma área/cargo que lhe interesse e partir para o estudo.
      O Direito, como você mesmo salientou, não é problema. Veja que os nossos cursos são bastante didáticos e, mesmo a pessoa que nunca estudou as matérias ligadas a tal área, consegue compreender o nosso conteúdo.
      A minha sugestão é que você siga o APROVA nas redes sociais e, aos poucos, vá descobrindo qual o rumo tomar na sua vida profissional.
      Boa sorte e bons estudos.

  • Larissa Binca Lima

    Ola, meu nome é Larissa. Eu estou terminando o ensino médio e tenho 18 anos.
    Não sei se vou para a faculdade ou estudo para concurso. Vejo tantas pessoas formadas e desempregadas e fico pensativa, penso muito em crescer e ter uma vida financeira estável.
    Por outro lado fica aquele rótulo da sociedade, hoje em dia prezam e respeitam muito quem tem ou faz uma faculdade.
    Peço uma orientação legal!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *