Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Atualidades 56 – Serra Pelada: um retrato do Brasil

Publicado em 23 de novembro de 2013 por - Comentar

Está difícil estudar Atualidades para concursos?
O Aprova Concursos te dá uma força: APROVA ATUALIDADES

Assunto desse programa:
• Aprova Atualidades 56 – Serra Pelada: um retrato do Brasil

O tema Serra Pelada vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente a partir do segundo semestre de 2013, sobre a nova exploração na região, ou seja, uma nova corrida do ouro. Mas agora bem diferente dos anos 1980, agora com máquinas e multinacionais que estão retirando este mineral tão precioso que é o ouro.

Para falar mais sobre isso, uma pergunta: você sabe como se descobriu essa grande jazida? Existem muitas histórias, mas uma delas descreve o ano de 1979, um senhor encontrou ouro por acaso, mas quando ele encontra a história se espalhou, tanto que o Ministro de Minas e Energia do Brasil fez uma declaração oficial, e logo cerca de 15 mil pessoas se deslocam para o Pará para exploração. A área pertencia à fazenda de Três Barras, de Genésio Ferreira da Silva.

O movimento de pessoas para este local foi tão grande que o governo federal promoveu uma intervenção na área de Serra Pelada que já estava ocupada por 30 mil garimpeiros no final de 1980.

A Vale, na época Vale do Rio Doce, reclamou o direito de explorar essa área, mas nunca conseguiu tirar as pessoas de lá. No ano de 1984 a Vale recebeu uma indenização de U$ 60 milhões. A Serra Pelada está no Pará, na cidade de Curionópolis. Serra Pelada foi o maior garimpo ao céu aberto do Planeta.

De Serra Pelada foi extraído oficialmente aproximadamente 30 toneladas de ouro. Faça um cálculo em relação ao valor da grama do ouro e veja a riqueza que gerou em uma área de tanta pobreza.

O Aprova Atualidades é um programa semanal que apresenta as notícias mais relevantes, no Brasil e no mundo, que podem ser cobradas em questões das provas de Atualidades nos concursos públicos.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *