Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dilma defende 20% das vagas de concursos públicos para negros

Publicado em 6 de novembro de 2013 por - 19 Comentários

negros_brancosA presidenta Dilma Rousseff encaminhou para o Congresso Nacional o projeto de lei que determina a destinação de 20% das vagas de concursos públicos para negros. E o despacho presidencial ao Congresso está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 6.

O projeto de lei foi enviado em caráter de urgência constitucional, devendo ser votado com prazo de 45 dias na Câmara e no Senado. Caso a votação não seja realizada nesse período, a pauta da Casa ficará trancada e nenhuma outra proposta poderá ser votada em plenário.

A medida foi assinada pela presidenta no dia 5 de novembro, durante a abertura da 3.ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O projeto de lei visa ainda estimular a ampliação de normas semelhantes a partir dos Poderes Legislativo e Judiciário, além dos estados e municípios.

Na avaliação da presidenta, as cotas permitirão reduzir a desigualdade racial no Brasil. “Nós não devemos ignorar que a cor da pele foi e infelizmente ainda é motivo de exclusão, de discriminação, de preconceito contra milhões de brasileiros. Para ser mais exata, preconceito contra mais da metade da população brasileira, que hoje se reconhece como afrodescendente”, afirma Dilma.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

19 comentários

  • acho muito errado dilma acha que os negros tem mais direitos,se fosse ver, quem deveria ter mais direitos seriam os índios,porque os índios eram donos das terras brasileiras,e os negros vieram da África. Quem é mais racista são os negros mesmo,que não aceitam sua própria pele,e vcs governantes são quem mais falam em negro,porque nós, os brancos não estamos discriminando os negros. Acho que todos somos iguais,mas como digo, talvez se falasse menos em racismo,os negros ficariam mais a vontade. Não concordo com isso de acharem que só os negros tem mais direitos de vaga em concurso, pra mim tem que ter capacidade para passa em concursos.

    • Ana Lúcia

      Apesar de eu ser negra, também não concordo, porque passar em um concurso não depende da cor da pele e sim de esforço e sorte, dependendo das vagas oferecidas, é preciso sorte para ficar classificado dentro das vagas, por causa dos empates, eu já passei em diversos concursos e o meu diferencial foi só uma coisa: estudar. Se for aprovado vou optar por cotas, claro, mas fica aqui minha opinião.

      • Rô Lima

        Eu sou negra também, hoje professora de Matemática, e a favor da cota, apesar de ter tido a sua opinião hoje vejo, que foi muito difícil conseguir uma oportunidade de emprego sendo negra, a não ser para trabalhar em um supermercado, auxiliar de limpeza e olha que eu procurava, fazia cursos de ano em ano, talvez pode ser se eu tivesse uma pele mais clara, eu conseguiria.
        A minha primeira oportunidade que eu consegui foi entrar na Universidade através da bolsa escola da família, dada pelo governo do estado de São Paulo, trabalhava de sábado e domingo e o governo pagava as mensalidades, graça a Deus e a essa bolsa que hoje leciono, estou bem pois se eu não tivesse essa oportunidade o meu salário de auxiliar de limpeza não pagaria a minha faculdade, os negros precisa dessa oportunidade. Sou negra e amo a minha cor de pele, por isso quero ver muitos negros sair da informalidade, sou 100% cota para os negros!

  • KAREM

    Absurdo esta lei, independente da cor, todos devem ter os mesmos direitos
    e os brancos?também estão sendo discriminados.Deve ser aprovado
    pela competência e não e não pela cor. Só porque é negro tem mais chance?

  • Teresa Linhares

    A discriminação começa de vocês governantes!!! Dê condições iguais para todos, com escolas públicas melhores , aí sim veremos quem tem direito.

  • leonora lima

    se for pra ser assim… todo o povo brasileiro é afrodescendente.. não dá pra engolir esta lei… ridículo… o mérito não existe mais…. teria vergonha de passar por causa destas cotas….

  • É por isso que existe discriminação no Brasil, a própria Presidenta está incentivando. Que absurdo Presidenta, toma vergonha na “cara”, o negro deve estudar e gabaritar tão bem quanto quanto o branco. O que precisamos é escola de boa qualidade, saúde, direito de ir e vir (pq bandidos é que está tendo esse direito). Não precisa inventar mais leis, só precisa fazer valer as que já existem.

  • Monique

    Nunca vi tanto comentário racista em uma página só…
    “Quem é mais racista são os negros mesmo,que não aceitam sua própria pele… porque nós, os brancos não estamos discriminando os negros…talvez se falasse menos em racismo,os negros ficariam mais a vontade.”
    “Só porque é negro tem mais chance?”
    Em que mundo vocês vivem?!?! Fingir que não existe, não faz o racismo desaparecer…

    • Ludmilla

      Em que mundo você vive? Preto não precisa de cota. e se as cotas fossem para os brancos? Você que diz ser branca aceitaria “Cotas” para universidade? “cotas” para emprego? gostaria? gostaria de ser tratada como inferior?
      Somos todos iguais. Cor da pele não te define.

  • Elda

    O próprio preconceito já começa por ela mesma, ao beneficiá-los com cotas. A conquista devem vir por mérito.

  • Diogo

    Oq seria a isonomia senão uma subjetividade??
    “Tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais na medida em que se desigualam” (Aristóteles)

    Só lembrando a todos que são contra a lei de cotas, que essa já foi julgada como constitucional por unanimidade pelo STF.

    Bons estudos…

  • Ludmilla

    O que merece uma cota é esse preconceito político deles. Cor não define capacidade, inteligência.
    O preto ele é normal, não precisa de esmolas como o governo faz. Por que não existe cota para brancos?
    Vamos inverter os papeis e criar cotas para brancos. O presidente do STF é preto, o presidente dos EUA é preto, entre outros.
    Então Srs. façam um favor, engulam esse seu preconceito mascarado e admita que independente da cor o que corre por baixo da pele é o mesmo em todos.
    HIPÓCRITAS.

  • william

    Quem sabe se a Dilma visse isto ela parava de fomentar o racismo no Brasil! Para mim quanto mais falar em cota para negros em universidade, é fomentar o racismo, no Brasil é formado por mais de 60 porcento de negros, por que dia da para lembrar os negros?? para lembrar que existe negros e brancos, bem fez Morgan Freemam http://www.youtube.com/watch?v=l7t1Q6PE4ds

  • Samuel Silva

    É a forma mais correta de colocar as coisas nos seus devidos lugares, e acredito que os caros colegas deveriam ter conhecimento de causa pra falar que preconceito é utilizarem sistemas de cota pra definição de vagas, quando na realidade somente quem já teve oportunidade de enfrentar uma entrevista de emprego com o currículo semelhante ou melhor que dos demais concorrentes e não foi escolhido em virtude da PELE sabe do que está sendo falado… oportunidade foi dada bem antes aos que vieram de outros países da Europa e receberam lotes de terra pra iniciarem suas vidas nesta terra e com o passar dos anos foram acumulando riquezas ou ainda jogando fora e recebendo novamente.

    • Alex

      Meu caro, o entrevistador chegou pra você e disse ? “Não vou te contratar porque voce é negro”. Se disse voce perdeu uma ótima oportunidade de exercer sua cidadania, processar o cara e combater o racismo. Se não disse, sua conclusão não passa de especulação. Voce teve acesso ao currículo de todos os outros candidatos pra concluir que o seu era semelhante ou melhor que o deles ? Quando me deparo com este tipo comentário me pergunto quantos realmente passaram por esta situação, e quantos apenas se aproveitam dela. De qualquer forma se o seu currículo era melhor que o dos outros, pressupõe-se que voce não precisa de cotas para ter um bom emprego, o combate a desigualdade deveria se dar por outras formas, não por reserva de vagas. E pra finalizar, meus antecedentes vieram da África, foram escravizados, o tempo se passou, eles se misturaram com outros que vieram da Europa, e hoje to eu aqui pele branca, mãe negra, irmão moreno. Como é que eu e outros milhões de brasileiros em situação igual ficaríamos nessa questão de cotas ?

  • Júlio

    Engraçado os brancos. Como tem gente idiota comentando. Por que vocês, descendentes da Espanha, Portugal, Alemanha e Itália não chamam de racistas os ancestrais de vocês que nos escravizaram para fazer o berço de ouro que vocês nasceram? Vocês são muito irônicos mesmos. A presidente cria uma lei de cotas para tentar igualar as oportunidades e chamam ela de racista? Racistas são vocês, que querem manter o status quo. Sou negro descendente de negro e posso te dizer uma coisa: as oportunidades no Brasil sempre foram menores para nós: desde o nascimento até a velhice. Duvida? Vão morar nas favelas (que vocês só conhecem pela TV) e vejam o que o negro passa para sobreviver. Veja se ele tem chances iguais. Otários! Quanto a vocês que SE DIZEM negros e estão contra a presidente, um recado: assistam o filme Django Livre e veja o personagem de Samuel A. Jakcson que se parece com vocês: o tipo de negro que se infiltra na classe favorecida e nega a própria raça para manter sua pele salva e sua aceitação pela maioria. Ridículo!

  • Nadia

    Acho um absurdo querer medir a inteligência de uma pessoa pela sua cor, pois do mesmo jeito que existem negros com poucas oportunidades, existem brancos”. A obrigatoriedade de colocar a cor da pele na inscrição de qualquer concurso ou mesmo vestibular , a meu ver e abusiva.
    Se for aprovado ai sim teremos ofensa ao principio da igualdade.
    As cotas tem alcançar a todos igualmente e somente cumprira pelo que se destina nas escolas publicas, pois entende-se que esse grupo está em posição desigual em relação às pessoas que estudaram em escolas particulares.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *