Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

5 erros dos concurseiros

Publicado em 4 de novembro de 2013 por - 3 Comentários

sabotagem 1Estudar para concurso não é uma tarefa fácil, exige primeiramente uma decisão de começar a se preparar, depois é preciso elaborar um cronograma de estudos e finalmente, iniciar a preparação que deve ser diária. É preciso acima de tudo de dedicação e força de vontade. Vejam alguns equívocos que muitas pessoas que estudam para concursos cometem, e evite-os!

1)      Não ter foco

Você começa a estudar usando o computador ou pesquisar sobre um tema na internet, olha no relógio uma hora depois e nem se lembra o que mesmo que iria estudar. Ou ainda, começa a estudar matemática, mas está cansado e logo muda para português e decide ler aquela notícia que pode cair na redação ou na prova de atualidades, e logo está perdido e se passou mais uma noite improdutiva.

Como corrigir o erro: começou termine! Não invente vários materiais para estudar. Escolha um e use-o até terminá-lo.

2)      Culpar o outro

Hoje é sábado e você tirou o dia para estudar, mas o vizinho decidiu fazer uma festa e você não estudou por causa do barulho. Sua família não te apoia e sai para comemorar a promoção do seu primo na multinacional que ele trabalha e ganha bem, e nem precisou estudar para concurso. Então, você deixa de estudar e vai comemorar com eles.

Como corrigir: Quem está estudando é você, não sua família. Seus amigos, parentes, namorado, vizinho podem pensar diferente de você. A meta é sua, não responsabilize o outro pelos seus atos.

3)      Ser inconstante
Após decidir prestar aquele concurso com um excelente salário, você compra o material, estuda e não é aprovado. Então pára e decide fazer outra coisa da vida, estudar inglês, fazer intercâmbio, curso de culinária. Dois anos depois você volta a estudar para outro concurso. Resultado: não é aprovado novamente!

Como corrigir: estudar para concurso público é um investimento de longo prazo, meses ou até anos. Se não passou nas primeiras provas, mas sonha com o cargo público, continue estudando até passar.

4)      Não saber lidar com frustrações

Se você tem entre 20 e 40 anos de idade é da geração Y, a geração nascida entre o final dos anos 1970 até 1990 tem mais dificuldade em lidar com frustrações. Devido ao contexto social e a forma como foram criados, essa geração tem mais dificuldade em balancear a vida real com as expectativas, e caba sofrendo com a frustração e desiste dos seus projetos pessoais.

Como corrigir: não desista! Levante a cabeça e siga com seus projetos, a realidade é muito mais difícil que nossos sonhos.

5)      Ser impulsivo

Distrair-se facilmente e perder o raciocínio daquela questão, ler parte do enunciado e já ir respondendo a pergunta antes de ler todas as alternativas.

Como corrigir: mantenha a calma, faça as questões passo a passo, leia e releia, preste muita atenção.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *