Você que está se preparando para concursos públicos, certamente já se deparou com algum edital. Em geral, esses documentos são longos, cheios de detalhes e, por isso, muitas vezes são deixados de lado.

A maioria dos candidatos não lê este conteúdo na íntegra e acaba confiando apenas nas informações publicadas pelos sites de notícias. Mas saiba que isso pode colocar em risco toda a sua preparação, pois o edital traz informações que não podem ser ignoradas.

Nós do Aprova Informa preparamos algumas dicas para você não se perder:

A primeira coisa que você deve verificar no edital são os requisitos. Verifique se você atende às exigências necessárias, como idade, escolaridade, experiência anterior, entre outras, para assumir a vaga, caso seja aprovado.

Depois, confira as datas: de inscrição, de pagamento da taxa, das provas, da publicação dos gabaritos e resultados. Anote na sua agenda e não se esqueça de guardar também os horários das provas e quais documentos e materiais você precisará levar no dia.

O endereço da prova também é importante, mas eles não são divulgados no edital. Isso é feito alguns dias antes da prova — no site da banca organizadora. O edital informa, no entanto, se haverá provas na sua cidade ou se você precisará se deslocar para realizar o exame.

O edital traz também informações detalhadas sobre como é feita a avaliação e a classificação dos candidatos.

Todas as disciplinas que você deve estudar devem aparecer, obrigatoriamente, no edital. A partir dessa relação que você poderá criar o seu cronograma de estudos

Você precisa saber, também, qual o tipo de prova será feita. Algumas avaliações trazem questões de múltipla escolha, enquanto outras são do tipo Certo ou Errado. Em algumas, as respostas erradas dão a você zero pontos, outras, no entanto, dão 1 ponto negativo, ou seja, cada resposta errada anula uma correta.
Confira a forma de avaliação antes de começar a sua preparação para que você possa fazer os exercícios de acordo com o modelo da organizadora do seu concurso.

E alguns concursos, além das provas teóricas, exigem provas físicas, provas de títulos e exames médicos que podem eliminar candidatos. Por isso, leia o edital e verifique se você está em condições de atender a todas as provas e testes requisitados.

Viu? Não é tão difícil! Com o passar do tempo a leitura do edital vai se tornar uma tarefa bem mais simples.

E caso você tenha alguma dúvida sobre esses ou sobre assuntos, mande pra gente!

Bons estudos!

 

concurso mp pr

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *