Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Atualidades 52 – OPAQ (OPCW) recebe o prêmio Nobel da Paz

Publicado em 19 de outubro de 2013 por - 2 Comentários

Está difícil estudar Atualidades para concursos?
O Aprova Concursos te dá uma força: APROVA ATUALIDADES

Assunto desse programa: OPAQ (OPCW) recebe o prêmio Nobel da Paz

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), em inglês é OPCW).Essa organização internacional é relativamente nova, ela foi criada em 1997 pelos países signatários da Convenção de Armas Químicas.

O Nobel da Paz é um dos mais respeitados prêmios e está entre os cinco prêmios criados pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Esse prêmio é entregue em Oslo, enquanto os outros – de Física, Química, Medicina e Literatura são entregues anualmente em Estocolmo.

Segundo o criador do prêmio Nobel, Alfred Nobel, o critério para outorgar o prêmio é “a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz”.

Os objetivos da OPAQ que coordena várias atividades em todo e ao redor do mundo é: trabalhar para convencer países que ainda não aderiram à Convenção. Entre esses países estão Angola, Coreia do Norte, Egito, Somália e Síria. Também acompanha as atividades na indústria química e assim reduzir o risco de que produtos químicos sejam usados com armas para destruição em massa.

Sobre o prêmio concedido, o comitê desse ano justificou a escolha pelos “amplos esforços” da entidade para eliminar os arsenais químicos pelo mundo. Thorbjoern Jagland, chefe do comitê, disse que a premiação foi um lembrete para os países com grandes estoques desse tipo de arma, como EUA e Rússia, para que se livrem deles, “especialmente porque eles estão exigindo que outros, como a Síria, façam o mesmo”.

O Aprova Atualidades é um programa semanal que apresenta as notícias mais relevantes, no Brasil e no mundo, que podem ser cobradas em questões das provas de Atualidades nos concursos públicos.

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *