FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA
CONCURSO PÚBLICO Nº 03/2013
EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01
DE 07 DE OUTUBRO DE 2013

A Presidenta da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) torna pública a retificação do Edital nº 03/2013 do Concurso Público, publicado no DOU do dia 23 de setembro de 2013, seção 3, páginas 157 a 164 que passa a ter a redação a seguir especificada, permanecendo inalterados os demais itens e subitens do referido Edital.

Onde se lê:
1.6.8 – Designer Instrucional

Leia-se:
1.6.8 – Design Instrucional

Onde se lê:
7.1.5 – Será eliminado nesta etapa o candidato com aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova objetiva ou que obtiver zero em qualquer dos assuntos.

Leia-se:
7.1.5 – Após a prova objetiva os candidatos serão classificados por Área de Conhecimento a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato com aproveitamento inferior a 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da prova objetiva ou que obtiver zero em qualquer dos assuntos.

ANEXO I – QUADRO DE VAGAS POR CARGO/ÁREA DE CONHECIMENTO

CARGO ÁREA DE CONHECIMENTO AMPLA CONCORRÊNCIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TOTAL DE VAGAS
Analista Designer Institucional 1 1

 Leia-se:

CARGO ÁREA DE CONHECIMENTO AMPLA CONCORRÊNCIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TOTAL DE VAGAS
Analista Design Institucional 1 1

ANEXO III – REQUISITOS POR CARGO/ÁREA DE CONHECIMENTO
A exigência específica para os cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas é possuir diploma de nível superior. Os requisitos por Cargo/Área de Conhecimento são os seguintes:

Onde se lê:

CARGO ÁREA DE CONHECIMENTO REQUISITOS
Tecnologista Geografia Curso superior completo em Geografia

Leia-se:

CARGO ÁREA DE CONHECIMENTO REQUISITOS
Tecnologista Geografia Curso superior completo em Geografia (Bacharelado ou Licenciatura)

Onde se lê:

CARGO ÁREA DE

CONHECIMENTO

REQUISITOS
Tecnologista Geoprocessamento Curso Superior completo em Engenharia, Geografia, Arquitetura, Arquitetura e Urbanismo, Urbanismo, Geologia, Oceanografia, Análise de Sistemas, Geoprocessamento, Processamento de Dados, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Informática, ou outros correlatos na área de Informática.

Leia-se:

CARGO ÁREA DE CONHECIMENTO REQUISITOS
Tecnologista Geoprocessamento Curso Superior completo.

Onde se lê:

CARGO ÁREA DE

CONHECIMENTO

REQUISITOS
Analista Recursos Materiais e Logística Curso Superior completo em Administração ou Engenharia de Produção.

Leia-se:

CARGO ÁREA DE CONHECIMENTO REQUISITOS
Analista Recursos Materiais e Logística Curso Superior completo em Administração, Engenharia de Produção, Logística, ou outros correlatos na área de Logística.

Onde se lê:

CARGO ÁREA DE

CONHECIMENTO

REQUISITOS
Analista Designer Instrucional

 

Curso Superior completo em Pedagogia, Letras ou Comunicação Social – Habilitação Jornalismo.

Leia-se:

CARGO ÁREA DE

CONHECIMENTO

REQUISITOS
Analista Design Instrucional

 

Curso Superior completo em Pedagogia, Letras ou Comunicação Social – Habilitação Jornalismo.

ANEXO V – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
CONHECIMENTO ESPECÍFICO – ANALISTA
Onde se lê:
DESIGNER INSTRUCIONAL – Educação e mundo do trabalho. Disseminação da informação e mudanças sociais. As formas de organização do trabalho no mundo contemporâneo e seus impactos sobre a educação dos trabalhadores; educação e formação para a cidadania em uma sociedade democrática; educação, qualidade total e qualidade social. Gestão do conhecimento e inteligência organizacional; A construção do conhecimento a partir das necessidades da organização e das pessoas; Prática educativa no desenvolvimento de pessoas; Processos comunicacionais; As novas competências demandadas pelo mundo do trabalho; metodologia de identificação e desenvolvimento de competências. Teorias de aprendizagem. Teorias pedagógicas fundamentais em Educação a Distância. Andragogia: teoria e aplicação no processo educacional. Teoria e prática do Design Instrucional na Educação a Distância. Projetos educativos interdisciplinares; Ações investigativas e avaliativas para o desenvolvimento de pessoas; Avaliação de programas educacionais no âmbito empresarial. A Educação a Distância no Contexto Educacional Brasileiro. A Tutoria na Educação a Distância. Processo de Gestão nos Sistemas de Educação a Distância. O processo de Avaliação na Educação a Distância. A Educação a Distância e o uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem.
Leia-se:
DESIGN INSTRUCIONAL – Educação e mundo do trabalho. Disseminação da informação e mudanças sociais. As formas de organização do trabalho no mundo contemporâneo e seus impactos sobre a educação dos trabalhadores; educação e formação para a cidadania em uma sociedade democrática; educação, qualidade total e qualidade social. Gestão do conhecimento e inteligência organizacional; A construção do conhecimento a partir das necessidades da organização e das pessoas; Prática educativa no desenvolvimento de pessoas; Processos comunicacionais; As novas competências demandadas pelo mundo do trabalho; metodologia de identificação e desenvolvimento de competências. Teorias de aprendizagem. Teorias pedagógicas fundamentais em Educação a Distância. Andragogia: teoria e aplicação no processo educacional. Teoria e prática do Design Instrucional na Educação a Distância. Projetos educativos interdisciplinares; Ações investigativas e avaliativas para o desenvolvimento de pessoas; Produção de textos; Identificação e aplicação de gêneros textuais. Avaliação de programas educacionais no âmbito empresarial. A Educação a Distância no Contexto Educacional Brasileiro. A Tutoria na Educação a Distância. Processo de Gestão nos Sistemas de Educação a Distância. O processo de Avaliação na Educação a Distância. A Educação a Distância e o uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Ambientes virtuais de aprendizagem.

WASMÁLIA SOCORRO BARATA BIVAR
Presidenta da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

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