Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Prova MTE 2013 – Gabarito extraoficial de Administração Geral e Pública

Publicado em 9 de setembro de 2013 por - 15 Comentários

_MG_6045Confira o gabarito extraoficial da prova de Administração Pública, corrigida pelo professor Everson Brugnolo, do concurso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizada neste domingo (08/09/2013).

Em relação às principais teorias e abordagens da administração e à evolução e reformas da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

64 As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil aberto e empreendedor, com tendência à inovação da administração e á incorporação de técnicas do setor privado.

Resposta: Correta. Questão tranquila, fala sobre as principais abordagens da gestão pública e a migração da escola burocrática para a escola gerencial. Características bem conhecidas.

65 A teoria das contingências estabelece que situações diferentes requerem práticas diferentes e que, por isso, devem-se usar teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas, separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações. A referida teoria pode ser vista como um desenvolvimento da teoria de sistemas, pois considera variáveis ambientais para estruturas específicas de organização.

Resposta: Questão difícil. Da margem para interpretações. Em minha opinião ERRADA,  A segunda parte da questão, que refere-se a teoria das contingências como desenvolvimento da tgs é questionável.

 

Julgue os itens que se seguem, relativos a processo e tipos de planejamento, estrutura organizacional e tipos de departamentalização.

66 A estrutura funcional, baseada na ideia de projetos, tem como característica a reunião temporária de especialistas lotados em diferentes unidades para a realização de determinada tarefa.

Resposta: Questão confusa. Em minha opinião ERRADA. A estrutura funcional, mesmo que baseada em projetos, não necessita necessariamente de diferentes unidades para realização de tarefas.

67 O planejamento na administração pública está estruturado de forma a atender aos instrumentos de planejamento, como o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a lei orçamentária anual, que se desdobram em um conjunto de elementos que dão  sustentação ao processo de tomada de decisão e alocação de recursos.

Resposta: (em análise)

68 A matriz de portfólio de produtos, também chamada de matriz de crescimento e participação, é uma técnica de seleção de estratégias que se baseia no estudo da participação dos produtos da empresa no mercado e que retrata as seguintes fontes de lucros e resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.

Resposta: Questão Correta. Refere-se à matriz BCG. O concurseiro poderia se confundir com o termo vira-lata, que também é utilizado no lugar do abacaxi.

 

Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

69 A implantação da avaliação em rede tem enfrentado resistência das pessoas, uma vez que expõe os avaliados aos colegas, fornecedores e clientes durante o processo de avaliação inibindo as possibilidades de crescimento pessoal do empregado dentro da empresa.

Resposta: Em minha opinião, ERRADA. Não podemos afirmar que a avaliação em rede necessariamente inibe o crescimento pessoal do empregado.

70 A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360º, cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência.

Resposta: Questão confusa por abordar apenas um aspecto da avaliação 360 graus, poderia confundir. Mas está Correta.

 

Julgue os itens subsequentes, a respeito da gestão pública e de assuntos correlatos a esse tema.

71 A etapa de planejamento descrita no ciclo PDCA (plan, do, check, act), que é uma das ferramentas essenciais para o conceito de aprendizagem do MEG, destaca quatro critérios fundamentais para sua formulação: clientes, sociedade, liderança e estratégia.

Resposta: Questão CORRETA em meu ver, relata o principal objetivo da Agenda da gestão publica.

72 A Agenda de Gestão Pública União-Estados é um instrumento que busca promover a colaboração institucional intra e intergovernamental e tem por finalidade estabelecer diretrizes e prioridades para o fortalecimento da gestão governamental.

Resposta: Falsa ao meu ver.. A Agenda não busca gerir e desenvolver competências para o alto escalão

73 Um dos objetivos delineados na Agenda de Gestão Pública União-Estados é o desenvolvimento de competências gerenciais para a criação de equipes de alto desempenho no primeiro escalão da administração pública.

Resposta: Questão ERRADA. Qualidade continua sendo um diferencial competitivo.

74 Atualmente, qualidade é requisito essencial para a sobrevivência das organizações em mercado competitivos, ou seja, tornou-se lugar comum e, justamente por isso, perdeu seu viés estratégico na administração das organizações.

Resposta: Cobrar MEG foi muita criatividade dos cespeneanos….demais para o meu gosto! Sobre a questão, ERRADA em meu entendimento, os critérios fundamentais para formulação são: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

15 comentários

  • JOSE CELSO

    Prof Brugnoro – Não entendi sua justificativa na questão 64, quando entende ser correta e tranquila, afinal em sua aula n. 10 do “Intensivo”, você é claro em dizer que a Administração Geral é utilizada como parâmetro e não como modelo de gestão para a Administração Pública. A partir desta sua aula, entendo que a assertiva da referida questão é errada, face a afirmação de incorporação de técnicas do setor privado na Administração Pública.

    Entenda meu próximo comentário como uma crítica construtiva:

    Reveja o conteúdo de seu curso, esteve muito aquém do padrão do concurso, na prova encontrei assuntos que sequer foi citado durante as aulas.

    • Everson Brugnolo

      Prezado Jose Celso,

      Muito obrigado por suas considerações.

      De fato o tempo não nos permitiu abordar todo o conteúdo (ou parte dele) com a profundidade desejada e, aliado a isto tivemos alguns assuntos que ressurgiram depois de anos.

      Tenha certeza que sua opinião é muito importante e a levarei em consideração.

      Me coloco a disposição para debatermos este e quaisquer outros assuntos relacionados a matéria.

      everson.brugnolo@gmail.com

      Obrigado novamente.

    • gil

      Sobre a questão 64, “incorporar técnicas do setor privado” não pode ser entendida como a adoção completa de um modelo e sim usá-lo como parametro para melhoria.

  • Anne

    A divulgação não ajudou muito já que varias questões estão “em analise”…

  • FAVOR EXPLICAR O QUE É MEG. NÃO ME LEMBRO DESTE ASSUNTO EM SUAS AULAS E FORAM OBJETOS DE DUAS QUESTÕES NA PROVA…

    • Everson Brugnolo

      Olá Luiz Pizeta,

      Primeiramente muito obrigado por suas considerações.

      Como mencionei no comentário da questão, MEG é um tema que não aparecia em provas do cespe ha alguns anos, eles realmente ‘tiraram esta do fundo do baú’

      Abaixo segue link de minha fun page, onde podemos falar sobre “MEG” de maneira mais prática.

      https://www.facebook.com/pages/Professor-Everson-Brugnolo/126264897561454?ref=hl

      Obrigado novamente.

      Att,

  • PROFESSOR AONDE ENCONTRO O GABARITO COMENTADO DAS QUESTÕES 78 A 85?

  • Elaine

    Boa Noite!

    Quem conseguiu mais de 66 pontos vai para segunda etapa?

    • gil

      Essa pergunta parece mais uma pegadinha da CESPE : se a nota de corte for, por exemplo, 90 pontos; posso dizer que a resposta é certo e estar errado como posso dizer que a resposta é errado e tambem estar errado…
      Não tem como responder a sua pergunta pois depende do desempenho do grupo como um todo e não de um único individuo.

  • Ricardo

    Professor, onde estão os comentários das questões ( 80, ….. , 85), poderia nos ajudar???

  • Ricardo

    Professor, boa tarde, acho que passarei para a segunda fase, onde existirá um foco em Gestão de Processos.
    O sr. poderia sugerir alguma leitura bem específica sobre o assunto?
    Obrigado pela atenção e parabéns pelas aulas !!!!
    Ricardo

  • Ricardo

    Retificando ” Gestão de Projetos”

    • Everson Brugnolo

      Prezado Ricardo, bom dia.

      Parabéns por seu resultado na primeira fase e obrigado por suas palavras!

      Peço que por favor, faça contato através de meu e-mail: everson.brugnolo@gmail.com, que acesso com mais frequência. Acredito que possa lhe direcionar alguma referência para estudo quanto a gestão de projetos.

      Obrigado e parabéns novamente!

      Att,

  • katia soraya santana pinheiro

    eu queria fazer a prova,como eu faço.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *