_MG_6045Confira o gabarito extraoficial da prova de Administração Pública, corrigida pelo professor Everson Brugnolo, do concurso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizada neste domingo (08/09/2013).

Em relação às principais teorias e abordagens da administração e à evolução e reformas da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

64 As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil aberto e empreendedor, com tendência à inovação da administração e á incorporação de técnicas do setor privado.

Resposta: Correta. Questão tranquila, fala sobre as principais abordagens da gestão pública e a migração da escola burocrática para a escola gerencial. Características bem conhecidas.

65 A teoria das contingências estabelece que situações diferentes requerem práticas diferentes e que, por isso, devem-se usar teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas, separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações. A referida teoria pode ser vista como um desenvolvimento da teoria de sistemas, pois considera variáveis ambientais para estruturas específicas de organização.

Resposta: Questão difícil. Da margem para interpretações. Em minha opinião ERRADA,  A segunda parte da questão, que refere-se a teoria das contingências como desenvolvimento da tgs é questionável.

 

Julgue os itens que se seguem, relativos a processo e tipos de planejamento, estrutura organizacional e tipos de departamentalização.

66 A estrutura funcional, baseada na ideia de projetos, tem como característica a reunião temporária de especialistas lotados em diferentes unidades para a realização de determinada tarefa.

Resposta: Questão confusa. Em minha opinião ERRADA. A estrutura funcional, mesmo que baseada em projetos, não necessita necessariamente de diferentes unidades para realização de tarefas.

67 O planejamento na administração pública está estruturado de forma a atender aos instrumentos de planejamento, como o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a lei orçamentária anual, que se desdobram em um conjunto de elementos que dão  sustentação ao processo de tomada de decisão e alocação de recursos.

Resposta: (em análise)

68 A matriz de portfólio de produtos, também chamada de matriz de crescimento e participação, é uma técnica de seleção de estratégias que se baseia no estudo da participação dos produtos da empresa no mercado e que retrata as seguintes fontes de lucros e resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas.

Resposta: Questão Correta. Refere-se à matriz BCG. O concurseiro poderia se confundir com o termo vira-lata, que também é utilizado no lugar do abacaxi.

 

Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

69 A implantação da avaliação em rede tem enfrentado resistência das pessoas, uma vez que expõe os avaliados aos colegas, fornecedores e clientes durante o processo de avaliação inibindo as possibilidades de crescimento pessoal do empregado dentro da empresa.

Resposta: Em minha opinião, ERRADA. Não podemos afirmar que a avaliação em rede necessariamente inibe o crescimento pessoal do empregado.

70 A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360º, cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência.

Resposta: Questão confusa por abordar apenas um aspecto da avaliação 360 graus, poderia confundir. Mas está Correta.

 

Julgue os itens subsequentes, a respeito da gestão pública e de assuntos correlatos a esse tema.

71 A etapa de planejamento descrita no ciclo PDCA (plan, do, check, act), que é uma das ferramentas essenciais para o conceito de aprendizagem do MEG, destaca quatro critérios fundamentais para sua formulação: clientes, sociedade, liderança e estratégia.

Resposta: Questão CORRETA em meu ver, relata o principal objetivo da Agenda da gestão publica.

72 A Agenda de Gestão Pública União-Estados é um instrumento que busca promover a colaboração institucional intra e intergovernamental e tem por finalidade estabelecer diretrizes e prioridades para o fortalecimento da gestão governamental.

Resposta: Falsa ao meu ver.. A Agenda não busca gerir e desenvolver competências para o alto escalão

73 Um dos objetivos delineados na Agenda de Gestão Pública União-Estados é o desenvolvimento de competências gerenciais para a criação de equipes de alto desempenho no primeiro escalão da administração pública.

Resposta: Questão ERRADA. Qualidade continua sendo um diferencial competitivo.

74 Atualmente, qualidade é requisito essencial para a sobrevivência das organizações em mercado competitivos, ou seja, tornou-se lugar comum e, justamente por isso, perdeu seu viés estratégico na administração das organizações.

Resposta: Cobrar MEG foi muita criatividade dos cespeneanos….demais para o meu gosto! Sobre a questão, ERRADA em meu entendimento, os critérios fundamentais para formulação são: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

 

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *