Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Marinha está com 53 oportunidades para nível médio

Publicado em 5 de setembro de 2013 por - Comentar

Marinheiros-brasileiros2_Divulgacao-Marinha-do-BrasilMarinha abriu 53 vagas, nível médio, para o Corpo de Intendentes da Escola Naval.  Do total de oportunidades, 41 são para o sexo masculino e 12 para feminino. Para participar Os candidatos devem ter 18 anos completos e menos de 23 anos (no dia 1º de de 19 de agosto a 19 de setembro. As inscrições estão sendo feita pela internet, no site www.ensino.mar.mil.br. A taxa é de R$ 20.

Durante o Curso de Intendência na Escola Naval, os aspirantes estudarão as disciplinas das áreas de administração, contabilidade geral e de custo, orçamento, finanças, abastecimento, logística, auditoria, entre outras. Todos sairão com reconhecimento de graduação naval.

Além da formação  os aspirantes receberão aulas de educação física, com a prática de esportes que poderão levá-las a pertencer a várias equipes como esgrima, vela, remo, vôlei, basquete, orientação, atletismo, judô e tiro, entre outras, e de também fazer parte dos vários grêmios, como de línguas, xadrez, comunicações, aviação, mergulho, música e fotografia.

O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Provas

Objetiva- matemática e física, para os candidatos do sexo masculino, e prova escrita objetiva de matemática para as candidatas do sexo feminino, além de prova escrita objetiva de português e inglês e redação, para ambos os sexos.  A data das provas escritas será divulgada posteriormente.

Após as provas escritas, haverá inspeção de saúde, no período de 26 de novembro de 2013 a 19 de dezembro de 2013; teste de aptidão física, entrega de documentos e preenchimento do questionário biográfico simplificado, de 10 a 27 de dezembro. A partir de 9 de janeiro de 2014, será a divulgação do resultado final do concurso público. Em 12 de janeiro será a concentração na escola naval dos candidatos titulares para o início do período de adaptação, avaliação psicológica e verificação de documentos – fase final. O período de adaptação será de 12 de janeiro de 2014 a 3 de fevereiro de 2014. O curso começa em 4 de fevereiro de 2013.

O curso da escola Naval
Os Cursos ministrados na Escola Naval (EN), denominados “Cursos de Graduação da Escola Naval”, são destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), o Corpo de Fuzileiros  Navais (CFN) e o Corpo de Intendentes de Marinha (CIM), são realizados de modo diversificado, proporcionando habilitações de interesse militar-naval, dentro da área de Ciências Navais, tendo seu  ensino estruturado em um Ciclo Escolar e um Ciclo Pós-Escolar.

1.5 – O Ciclo Escolar, realizado pelo aluno na graduação de Aspirante, terá a duração de 4 (quatro) anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreenderá um Período de Verão e um Período Acadêmico.

a) Período de Verão: durante este período serão realizados, respectivamente, o Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, o Estágio de Sobrevivência no Mar, o Estágio de Sobrevivência na Selva e outros para os Aspirantes do 2º ano e Viagens de Instrução para os Aspirantes do 3º ano.

b) Período Acadêmico: durante este período serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.

1.6 – Ao início do 3º ano letivo, após o Estágio de Verão, o Aspirante do sexo masculino fará a opção de Corpo e de Habilitação dentro do Corpo, de acordo com sua ordem de classificação obtida no 2º ano letivo. Os seguintes Cursos de Graduação e habilitações serão oferecidos pela EN:

a) Corpo da Armada
– Habilitações: I – Mecânica; II – Eletrônica; ou III – Sistemas de Armas
b) Corpo de Fuzileiros Navais
– Habilitações: I – Mecânica; II – Eletrônica; ou III – Sistemas de Armas.
c) Corpo de Intendentes da Marinha
Habilitação em Administração.

1.7 – A regra acima não se aplica às candidatas do sexo feminino, uma vez que as mesmas
ingressarão, já no primeiro ano, no Corpo de Intendente da Marinha, não tendo a opção para posterior troca de Corpo.
1.8 – Os Oficiais do Corpo da Armada exercerão cargos relativos à aplicação do Poder Naval e seu preparo. Os Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais exercerão cargos relativos à aplicação do Poder Naval e seu preparo, em especial nas operações anfíbias. Os Oficiais do Corpo de Intendentes da Marinha exercerão cargos relativos à aplicação e ao preparo do Poder Naval, que visem ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno.
1.9 – O Aspirante para prosseguir seu curso, deverá satisfazer condições intelectuais, físicas, morais e vocacionais que indiquem bom aproveitamento escolar e prognose de capacidade para futuro exercício da profissão de Oficial de Marinha, segundo as seguintes avaliações:
a) testes, trabalhos e provas;
b) aferição de aptidão física;
c) desempenho em práticas complementares;
d) julgamento de aptidão para o oficialato; e
e) inspeção de saúde.

1.10 – Os Aspirantes que concluírem com aproveitamento o Ciclo Escolar serão declarados Guardas-Marinha (GM) e matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE).

1.11 – O CPE constitui um período de aprendizagem prática e instrução, conduzido conforme o Corpo a que pertence, sob supervisão da EN, com duração de 1 (um) ano letivo. O CPE compreenderá de

3 (três) fases:

a) Primeira fase: realizada em Centros de Instrução e Adestramento, para a transmissão de conhecimentos de ensino militar-naval;

b) Segunda fase: destinada a complementar a formação diversificada da EN em Mecânica, Eletrônica, Sistemas de Armas, Guerra Anfíbia e Administração, conforme a habilitação adquirida; e

c) Terceira fase: realizada no Navio-Escola, em Viagem de Instrução, para complementar os conhecimentos de ensino militar-naval necessários à graduação de GM.

1.12 – O término do CPE corresponde à graduação em Ciências Navais e habilitação para todos os cursos. Os GM que concluírem o CPE com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e a respectiva Ficha Histórico-Escolar e serão nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.

1.13 – O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa

Retificação: https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/Retifica%C3%A7%C3%A3o1.pdf?id_file=2116

Informações sobre o Concurso da Marinha

  • Inscrições:  de 19 de agosto a 19 de setembro
  • Cargos: Corpo de Intendentes da Escola Naval
  • Salário/Remuneração:  não divulgada
  • Nº Vagas: 53
  • Nível:  médio
  • Edital

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *