Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Atualidades para concursos – O problema da saúde no Brasil

Publicado em 31 de agosto de 2013 por - Um Comentário

Está difícil estudar Atualidades para concursos?
O Aprova Concursos te dá uma força: APROVA ATUALIDADES

Assunto desse programa:
• Aprova Atualidades 47 – O problema da saúde no Brasil

O tema desperta muitas paixões e está presente em todos os jornais, em todas as mídias, nos bares, nos botequins. O tema é “O problema da saúde no Brasil”. Vamos comparar a abordagem de dois veículos de comunicação.

A primeira manchete é da Folha de São Paulo, é extremamente recente. O título da matéria é “Cubanos são chamados de ´escravos´por médicos brasileiros no CE´” (26/08/2013).

O problema da saúde envolve a vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. Por que se fez necessário trazer médicos de outros lugares para o Brasil? A Associação médica brasileira argumenta que existe médicos suficientes para atender em todo o Brasil e que não é necessário trazer médicos de fora e sim que falta estrutura. Mas, existe um fato concreto que muitos municípios do Brasil não tem sequer um médico, o que demonstra que os médicos não estão atendendo essa população no interior do país, em lugares onde mais se necessita, por isso, essa resposta a pergunta não nos convence.

O tema foi muito ideologizado, por exemplo, na Rede Globo, o apresentador do Jornal da Globo, Willian Waack, falou que o governo Brasileiro pagando R$ 10 mil reais para os médicos cubanos o Brasil está contribuindo para legitimar a ditadura em Cuba. Isso acaba distorcendo o projeto, pois o governo Fernando Henrique Cardoso trouxe médicos e professores estrangeiros para trabalhar no Brasil, mas neste comento não vimos a Veja nem a Globo fazer este tipo de comentário.

Assista!

O Aprova Atualidades é um programa semanal que apresenta as notícias mais relevantes, no Brasil e no mundo, que podem ser cobradas em questões das provas de Atualidades nos concursos públicos.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *