logo inssTayana Orlandini, com 25 anos foi aprovada em segundo lugar no último concurso do INSS para o cargo de técnico na cidade que tentou, que exige nível médio. Com quase 10 horas diárias de estudo, ela conta como foi a preparação e como está sendo o trabalho que assumiu em junho do ano passado.

 

Aprova Concursos – Por que decidiu fazer concurso público?

Tayana – Eu fazia faculdade de Psicologia e não estava contente com o curso no início, então decidi fazer faculdade de Direito juntamente, mas depois passei a gostar mais de Psicologia e me formei nos dois cursos. Quando me formei me assustava a ideia de ser profissional liberal, não ter uma rotina e nem um salário fixo. O que me motivou mesmo foi a estabilidade de um emprego público.

 

Aprova Concursos – Como foi sua preparação?

Tayana – Terminei o curso de Direito em 2010 e estava me preparando para o exame da OAB, então resolvi estudar para concurso. Eu estava estudando para concursos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que tem muitas matérias parecidas, por isso decidi estudar para o concurso do INSS.

 

Aprova Concursos – Quando foi aprovada?

Tayana – Passei em fevereiro de 2012, na cidade de Bandeirantes (PR).

 

Aprova Concursos – Quanto tempo ficou estudando?

Tayana – Estudei um ano e meio, cerca de 10 horas por dia, mas não estudava nos finais de semana. Fiz curso preparatório para o concurso do INSS e depois para Analista de Tribunal. Depois estudava em casa com minhas anotações e com a teoria. Fiz um material de Direito Previdenciário que é o que mais caia e estudava por isso.

 

Aprova Concursos – Qual sua idade na época?

Tayana – Quando passei tinha 25 anos.

 

Aprova Concursos – Quantas questões acertou?

Tayana – Acertei 55 questões de 60. Passei em segundo lugar na cidade que eu fiz, em Bandeirantes (PR).

 

Aprova Concursos – Foi aprovada em outros concursos?

Tayana – Sim! Mas ainda não fui chamada e se for não vou assumir. Fiquei na lista de espera em alguns, mas devo ser chamada para o Ministério do Trabalho do Estado de São Paulo.

Aprova Concursos – O que é o trabalho hoje? Você gosta?

Tayana – Trabalho com análise e concessão de benefício. Eu gosto, acho que vale a pena. Tem bastante coisa, porque cada pessoa tem uma história de vida e é bastante difícil.

 

Aprova Concursos – Qual dica você dá para quem está estudando para o concurso?

Tayana – A dica é revisar um milhão de vezes o mesmo assunto para virar automático. Também teria focado direto em um concurso, demorou pra encontrar o que queria.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *