Confira o gabarito extraoficial da prova de Física Aplicada à Perícia de Acidentes Rodoviários pelo professor Eduardo Stelle, do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada neste domingo (11/08/2013).

 

Considerando que um veículo com massa igual a 1.000 kg se mova em linha reta com velocidade constante e igual a 72 km/h, e considerando, ainda, que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s², julgue os itens a seguir.

115 Quando o freio for acionado, para que o veículo pare, a sua energia cinética e o trabalho da força de atrito, em módulo, deverão ser iguais.

Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Correta

115

116 Antes de iniciar o processo de frenagem, a energia mecânica do veículo era igual a 200.000 J.

Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Correta

116

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Questão Físcia PRF

Uma bala de revólver de massa igual a 10g foi disparada, com velocidade v, na direção de um bloco de massa igual a 4 kg, suspenso por um fio, conforme ilustrado na figura acima. A bala ficou encravada no bloco e o conjunto subiu até uma altura h igual a 30 cm.

Considerando essas informações e assumindo que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s², julgue o item abaixo.

117 Se toda a energia cinética que o conjunto adquiriu imediatamente após a colisão fosse transformada em energia potencial, a velocidade do conjunto após a colisão e a velocidade com que a bala foi disparada seriam, respectivamente, superiores a 2,0 m/s e a 960 m/s.

Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Correta

117

Considerando que um corpo de massa igual a 1,0 kg oscile em movimento harmônico simples de acordo com a equação x(t) = 6,0cos [3pi+ p/3], em que t é o tempo, em segundos, e x(t) é dada em metros, julgue os itens que se seguem.

118 A força resultante que atua no corpo é expressa por F(t) = – (3p)² x(t).

Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Correta
118

 

119 O período do movimento é igual a 0,5s.

Resposta: Errada
Gabarito Cespe: Errada

119

O fenômeno de redução na freqüência do som emitido pela buzina de um veículo em movimento, observado por um ouvinte, é denominado efeito Doppler. Essa diferença na freqüência deve-se ao deslocamento no número de oscilações por segundo que atinge o ouvido do ouvinte. Os instrumentos utilizados pela PRF para o controle de velocidade se baseiam nesse efeito. A respeito do efeito Doppler, julgue o item abaixo.

120 Considere que um PRF, em uma viatura que se desloca com velocidade igual a 90 km/h, se aproxime do local de um acidente onde já se encontra uma ambulância parada, cuja sirene esteja emitindo som com freqüência de 1.000 Hz. Nesse caso, se a velocidade do som no ar for igual a 340 m/s, a freqüência do som da sirene ouvido pelo policial será superior a 1.025 Hz.

Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Correta

120

 

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