Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Polícia Federal Polícia Federal Prova PF 2013 Delegado – Gabarito extra-oficial de Criminologia

Publicado em 23 de julho de 2013 por - 7 Comentários

Prova de Criminologia da Polícia Federal para o cargo de Delegado corrigida pelo professor Jonathan Appel.

Professor Jonathan Appel

Professor Jonathan Appel

COMENTÁRIOS AO GABARITO OFICIAL CESPE

Caro concurseiro, a divulgação pelo CESPE do gabarito official das provas realizadas no último domingo tem gerado grande repercussão, principalmente nas redes sociais.

Nesse contexto, faremos alguns comentários a respeito da possível interpretação da banca, eventualmente revendo algum posicionamento nosso, ou discordando o posicionamento adotado e ao fazê-lo, sugerimos eventuais razões de recurso.

Vamos em frente:

77 De acordo com o interacionismo simbólico, ou simplesmente interacionismo, cuja perspectiva é macrossociológica, deve-se indagar como se define o criminoso, e não quem é o criminoso.

Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Errado

Comentário do professor sobre a divergência:
Nem há muito o que comentar. Vide teoria do etiquetamento social (labeling approach)

78 O positivismo criminológico caracteriza-se, entre outros aspectos, pela negação do livre arbítrio, pela crença no determinismo e pela adoção do método empírico-indutivo, ou indutivo-experimental, também apresentado como indutivo-quantitativo, embasado na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo antropológico, psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.

Correta

79 As ideias sociológicas que fundamentam as construçõesteóricas de Merton e Parsons obedecem ao modelo dadenominada sociologia do conflito.

Errada

80 A teoria funcionalista da anomia e da criminalidade, introduzida por Emile Durkheim no século XIX, contrapunha à ideia da propensão ao crime como patologia a noção da normalidade do desvio como fenômeno social, podendo ser situada no contexto da guinada sociológica da criminologia, em que se origina uma concepção alternativa às teorias de orientação biológica e caracterológica do delinquente.

Correta

81 O surgimento das teorias sociológicas em criminologia marca o fim da pesquisa etiológica, própria da escola ou do modelo positivista.

Resposta: Correta
Gabarito Cespe: Errado

Comentários do professor a respeito da divergência:

A pesquisa etiológica, também conhecida com teoria do controle, pois tem subdivisões é sim própria do modelo positivista e encontra-se ultrapassada nos estudos criminológicos. Sua superação ocorreu justamente concomitante ao surgimento das teorias sociológicas, sobretudo à da Escola de Chicago

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

7 comentários

  • Fernando Maurício Jasinski

    Saudações, professor.
    A banca (ao menos no meu gabarito) deu como errada a assertiva 77 e até o momento não consigo identificar a razão da 78 estar correta, ao pensar em positivismo criminológico, recordo-me de Ferri e de Lombroso, entendo (se é que tenho autoridade para tanto) que este leva em consideração o conteúdo antropológico, o que por si só tornaria a questão errada.
    Se for possível, poderia me elucidar tais pontos? (se a questão 77 está de fato errada e se a questão 78, de fato, não se leva em consideração o conteúdo antropológico)
    Obrigado!

  • cicero erivelthon

    Professor, o Sr. poderia me ajudar a fundamentar os recursos referentes as questões 61, 77 e 81 que o Sr. comentou? A banca considerou os itens divergentes de sua correção. Desde já obrigado

    • Aprova Concursos

      Olá Cicero!
      Confira os comentários do professor sobre as questões acima. Eles podem ser úteis para a elaboração dos recursos.
      Abs.

  • Sergio

    Olá, Professor Jonathan. Creio que seria de bom alvitre que as questões não fossem apenas afirmadas como corretas ou erradas, mas que estas afirmações fossem justificadas, pois auxiliaria muito na busca de fundamentação perante a banca do CESPE. Saudações.

  • Adolfo Silva

    Prezado professor tem como explicar porque a questao 79 foi dada como errada?

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *